Mais espaço para os saudáveis no varejo 21 de maio de 2018

Mais espaço para os saudáveis no varejo

         

Varejistas devem ficar atentos à tendência de saudabilidade para abastecer as gôndolas. Indústria aposta em lançamentos cada vez mais diversificados na APAS Show

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O Brasil passa por uma nova fase econômica o que significa um novo padrão de compra e hábitos de consumo. É cada vez mais nítida a mudança de comportamento do consumidor: ele está mais informado, consciente de seu papel no cuidado da sua saúde e nos impactos que determinado produto causa no meio ambiente. Esta preocupação impulsiona o crescimento de alimentos que ofereçam benefícios associados à saúde e bem-estar. Ou seja, é um bom momento para que varejistas fiquem atentos a esta nova tendência parar abastecer as gôndolas.

As marcas já estão se mobilizando para atender às demandas. Nos supermercados, já há muitas opções de produtos com redução de ingredientes como carboidrato, sódio, açúcar ou gordura – categoria que cresceu 48%, passando de US$ 4,9 bilhões em 2009 para US$ 7,2 bilhões em 2014. Agora, especialmente pequenas empresas buscam explorar a nova fronteira, muito promissora para os próximos anos: a dos itens livres de lactose, glúten e açúcar, voltados para pessoas que foram diagnosticadas com alergia a esses ingredientes ou diabetes.

Além disso, outros alimentos tidos como vilões em outros tempos estão conseguindo retomar força, como são os casos dos ovos. “Há uma queda no consumo de carne animal, mas os ovos seguem como uma das fontes de proteína mais procuradas. Além das versões Tipo Branco, observamos um aumento na procura pelos orgânicos. Isso nos fez investir mais nas granjas que produzem esse tipo”, conta Amanda Pinto, Gestora de Marketing do Grupo Mantiqueira, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Causa
Dentre as estratégias do Grupo Mantiqueira está em atender uma necessidade crescente: de galinhas criadas livremente, sem alimentos processados. O cuidado com a saúde animal vem sendo uma das maiores questões dos consumidores na hora de adquirir um produto – seja ele alimentício ou de qualquer categoria da indústria. Além desse investimento, a companhia vem buscando atuar no campo da responsabilidade social.

Durante a APAS Show 2018, a empresa anunciou mais uma parceria do projeto Ovos Solidários, desta vez em prol do Hospital de Amor, na cidade de Barretos, interior de São Paulo. O produto será lançado nas gôndolas dos supermercados de todo o Estado.  “O projeto nasceu no Rio de Janeiro há dois anos e destinará 10% da venda para instituições voltadas para crianças e jovens. Nos pontos de venda paulistanos teremos a comunicação para indicar que a compra daquele produto ajudará outras pessoas”, conta Amanda.

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Essa é a terceira instituição a ser contemplada com a linha de ovos sociais da Mantiqueira: a primeira edição, em 2016, batizada de “Ovos Solidários Para Atletas”, contemplou o Instituto Mangueira do Futuro, reconhecido pela UNESCO, como um dos maiores programas sociais do mundo na formação de atletas. Em 2017 foi a vez dos “Ovos Solidários do Coração”, em prol do Pro Criança Cardíaca de Dra. Rosa Celia Pimentel, instituição que já atendeu mais de 24.000 crianças com problemas cardíacos. Os cariocas se engajaram tanto a causa, que a edição foi renovada, ganhando dobradinha para 2018.

David Oliveira, Diretor de Marketing da SuperbomRestrições, mas com sabor
Outra tendência que vem crescendo nos pontos de venda é a de produtos sem origem animal – geralmente procurados por pessoas com estilos de vida veganos ou com alergia alimentar. A Superbom vem atuando no segmento há mais de 90 anos, mas agora começa a ver uma mudança significativa no mercado em procurar efetivamente por esse tipo de alimento. Antes restritos apenas às lojas de produtos naturais, os alimentos à base de soja ou outros vegetais eram tidos como mais caros e exclusivos. Hoje, eles já chegam aos grandes varejistas, que conseguem negociar valores pelas grandes quantidades adquiridas.

Por esse motivo, estar na APAS Show 2018 se tornou fundamental para a empresa, assim como outras do setor. “Conseguimos negociar com supermercados e mostrar a eles a importância de se investir em uma variedade de produtos com base vegetal. Essa é uma tendência mundial e que os brasileiros já buscam. Se hoje não se consome mais é porque ainda não há um amadurecimento do varejo por comprar mais”, conta David Oliveira, Diretor de Marketing da Superbom, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A fabricante de alimentos saudáveis aposta em degustação e comunicação no ponto de venda como fatores para conquistar público. “Algumas pessoas ainda acreditam que produtos sem leite ou sem glúten são sem sabor. Com as ativações mostramos que não apenas é gostoso, como faz bem. É preciso descontruir que por ser saudável é sem sabor. Nosso setor de desenvolvimento trabalhou muito para conseguir algo que se sobressai no paladar”, conta David.

Lançamentos
A principal novidade da marca é o lançamento do primeiro Filé de Frango feito à base de proteína isolada da ervilha do Brasil. O produto não contém glúten, lactose e também não conta com a proteína da soja. O filé de frango integra a nova linha de proteínas vegetais congeladas e resfriadas da Superbom, que conta com 13 produtos, entre linguiças, salsichas, mortadelas, nuggets, hambúrgueres.

A Superbom ainda amplia um dos segmentos mais antigos de atuação da companhia: a tradicional linha de sucos integrais, que ganha uma versão em 300ml nos sabores uva tinto, uva branco, tomate integral, tomate temperado, maçã e tangerina. “Queremos que nossos produtos atendam todos os momentos dos nossos clientes. Já oferecemos os sucos na opção de 1 litro para dividir com toda a família, e agora, a opção de 300ml vem para suprir a demanda de um consumo individual”, afirma David.

Tantas novidades nesse segmento exigem um esforço em negociação para ganhar cada vez mais espaço nas gôndolas. “Felizmente os gestores de supermercado estão começando a perceber que investir em alimentos saudáveis gera retorno. Não é algo que a indústria impõe, mas sim os consumidores”, conclui o Diretor de Marketing da Superbom.

Leia também: Saudabilidade impulsiona as estratégias do Marketing de Alimentos – estudo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing Inteligência.


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