O número de brasileiros com excesso de peso está cada vez maior. Nos últimos nove anos, aumentou em 10% a quantidade de adultos com quilos a mais na balança e, atualmente, esse grupo representa mais da metade da população, 52,5%. Apesar desse aumento, o país conseguiu estabilizar o índice de obesidade. Os dados são do Ministério da Saúde, que entre fevereiro e dezembro de 2014 entrevistou por telefone 40.853 pessoas com mais de 18 anos que vivem nas capitais de todos os estados do país e do Distrito Federal.
Apesar de estar engordando, o brasileiro está se preocupando cada vez mais com a qualidade de vida, introduzindo atividades físicas à rotina e incluindo alimentos mais saudáveis na dieta. As informações mostram uma oportunidade para as empresas que atuam no setor. Os negócios focados em saudabilidade movimentaram no ano passado US$ 156,7 milhões. Já a prática crescente de exercícios físicos ajuda a movimentar o bilionário mercado das academias. O Brasil, inclusive, é o segundo maior mercado no mundo no segmento.
Recentemente, o Mundo do Marketing publicou série de matérias e estudos sobre o bem-estar. O primeiro mostra as tendências do mercado de alimentação saudável. Com a saúde na berlinda, o brasileiro está apostando nos wearables, que são dispositivos vestíveis capazes de monitorar os sinais vitais e que se transformaram na nova fronteira do mercado fitness. Como mente e corpo devem estar em sintonia em um corpo saudável, o Mundo do Marketing também apresentou as tendências e oportunidades para os negócios focados em beleza, que mostra que a estética começa a ser vista como elemento que proporciona maior equilíbrio ao indivíduo.