Mais da metade das dívidas de brasileiros são por cartões de crédito 27 de outubro de 2017

Mais da metade das dívidas de brasileiros são por cartões de crédito

         

Contas de consumo já são responsáveis por 30% do endividamento, um reflexo do aumento no desemprego no país. Maioria tem interesse em quitar pendências com financeiras

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O cartão de crédito é o principal responsável pelo endividamento do brasileiro. Mais da metade das dívidas (53%) vem do pagamento à prazo e 30% de serviços como conta de água, luz e telefone, segundo a pesquisa “Cobrança: Devedores do Brasil – 2017”, pela Cantarino Brasileiro Instituto GEOC. O número de participantes com contas em atraso relacionadas a crédito pessoal, crédito consignado e financiamento de veículos caíram: comparando com os dados da pesquisa anterior, realizada em 2015, passou de 43,4% para 26%, de 18,4% para 11%, e 23,4% para 8%, respectivamente.

O desemprego é o principal motivo para não pagar as contas em dia e foi apontado por 52% dos entrevistados, um aumento de 10 pontos percentuais se comparado com 2015. Já os participantes que não quitam as dívidas por descontrole de gastos diminuíram de 16,5% para 11%. A maior parte dos entrevistados tem até três dívidas e o valor total está abaixo dos três mil reais.

Comparando a pesquisa atual com a de 2015, também houve um aumento na prioridade do pagamento de contas de consumo (como água, luz e telefone), que subiu de 29,9%, em 2015, para 41% este ano, bem como do aluguel ou prestação da casa própria, que subiu de 14,4% para 21%. O contrário ocorreu com cartão de crédito, que era 27% e caiu para 20%; e prestação de carro, que passou de 8% para 3%.

A pesquisa perguntou aos internautas se eles gostariam de contrair novos empréstimos ou realizar novas compras de longo prazo, nos próximos três meses, e 77% responderam que não. O que mostra que a maioria tem interesse em não fazer mais dívidas e em pagar as atuais, mas, para isso, eles querem que as empresas ofereçam facilidades na hora da negociação, como um desconto ou a possibilidade de parcelar em muitas vezes. O acordo por meio de canais de autoatendimento foi concluído por um terço dos entrevistados, sendo que 42% gostariam de ter essa experiência.

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