Investimento em mobile cresce 46% em seis meses no Brasil 28 de janeiro de 2015

Investimento em mobile cresce 46% em seis meses no Brasil

         

Segunda edição do Mobility Index, da Pontomobi, mostra que marcas de bens de consumo estão entre as responsáveis pela maior parte da alta no canal móvel

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Em um intervalo de apenas seis meses, a audiência móvel cresceu 50% e, em resposta, aumentou em 46% a adoção do mobile pelas marcas. As empresas passaram a utilizar o recurso como meio de estabelecer presença, construir ferramenta e promover experiências entre seus consumidores, de acordo com a segunda edição do Mobility Index, pesquisa publicada pela Pontomobi. O levantamento apontou que 48% das 350 marcas pesquisadas contam com presença estruturada em smartphones e tablets. Os resultados também geraram cinco perfis de companhias com base na atuação nesse cenário: Zero Mobile (37,4%), Mobile Curioso (14,6%), Mobile Básico (32,6%), Mobile Ready (10,3%) e Mobile Expert (5,1%).

Com relação à evolução por segmentos econômicos, as marcas de bens de consumo estão entre as responsáveis pela maior parte do crescimento na adoção da plataforma. Na edição anterior do Mobility Index, 12% dessas marcas estavam na categoria Básico. Já no estudo atual, esse número subiu para 27%, o que mostra que este segmento está apostando mais em soluções móveis para se relacionar com seus consumidores. No varejo, a distribuição atual é equilibrada, com 30% das marcas na categoria Zero, 33% em Básico e 36% em Ready e Expert. Na pesquisa realizada no primeiro semestre do ano, 17% das marcas de varejo foram classificadas como Básico e 21% como Ready, não havendo nenhuma considerada Expert.

Entre as marcas avaliadas nesta edição, 45% possuem mobile sites e 35% contam com aplicativos para iOS e/ou Android. Em comparação ao cenário de seis meses atrás, isso representa um crescimento de 11% na adoção de sites móveis, o que é atribuído a fatores como a existência da versão desktop, facilitando o planejamento e a tomada de decisão. Além disso, a familiaridade com o ambiente web, a existência de uma audiência em crescimento e o maior esforço e investimento para a adoção de aplicativos também contribuíram. Em relação à experiência do usuário, as estratégias foram divididas em ações promocionais e/ou vendas (38%), prestação de serviços (33%); suporte à experiência de uso (29%) e entretenimento (11%).

A Pontomobi elaborou um ranking das marcas com maior índice de mobilidade no Brasil. Em primeiro lugar ficou a Oi, seguida de Porto Seguro, Itaú, Bradesco, Vivo, TIM Brasil, Claro, Microsoft, Coca-Cola, Banco do Brasil, Magazine Luiza, Extra, NET, RedBull, HP, Petrobras, Coelho da Fonseca, Casas Bahia, Ponto Frio, Netshoes, Samsung, Gol, IBM, Buscapé e Skol.

Pontomobi, mobile, Mobility Index

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