Inspiração para repensar os negócios 11 de agosto de 2006

Inspiração para repensar os negócios

         

Alberto Serrentino, um dos maiores especialistas em varejo do Brasil, fala ao site sobre seu novo livro

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<p><strong>Inspiração para repensar os negócios</strong></p><p>Por Bruno Mello<br /><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p>Inovações no Varejo – Decifrando o quebra-cabeça do consumidor (Editora Saraiva) é a nova obra que executivos como Abílio Diniz, presidente do Grupo Pão de Açúcar, Cyro Gazola, Diretor Comercial da Procter & Gamble do Brasil, e Luiza Helena Trajano, Diretora Superintendente do Magazine Luiza, estão debruçados neste momento. O autor, Alberto Serrentino, detalha as mudanças no comportamento do consumidor, as conseqüentes demandas e oportunidades emergentes para os negócios no varejo.</p><p>Sócio-sênior da Gouvêa de Souza & MD, Serrentino é um dos maiores especialistas em varejo no Brasil e também co-autor do livro Multivarejo na Próxima Economia. Neste entrevista ao Mundo do Marketing, ele fala sobre comportamento do consumidor e diz que somente quem analisar as mudanças em curso poderá antecipar tendências e, assim, terá que repensar o seu negócio.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Muito se fala na mudança do comportamento do consumidor, mas quais são as reais motivações que provocaram esta mudança? E em que tempo?</span><br />São diversas fontes ocorrendo simultaneamente. Falta de tempo, pressão sobre renda, maior informação, deterioração na qualidade de vida e maior competição.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Como essas mudanças impactam no Varejo? </span><br />O consumidor se torna mais racional, exigente e seletivo. Além disso, manifesta demanda por conveniência, soluções, valor, bem-estar, cidadania, surpresas e emoção.</p><p><span class="texto_laranja_bold">De acordo com pesquisas do Popai Brasil, é no ponto de venda que 81% essas pessoas decidem o que vão comprar. Como você explica esse número?</span><br />Há muita controvérsia em relação ao número em si, mas é fato que o ponto de venda possui peso crescente e relevante nas decisões de consumo. A loja é o ponto de tangibilização da marca, é onde as promessas são cumpridas ou frustradas e o consumidor define a partir de experiências passadas e estímulos externos, mas crescentemente em função de elementos ligados à experiência de compra.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Na outra ponta, a indústria gasta bilhões em propaganda e diversas ações de marketing. E aí entra o branding. Qual é a importância da marca no varejo, uma vez que muitos desses esforços para construir uma marca podem não estar tendo efeito?</span><br />A marca é a síntese da inovação e torna-se o principal ativo estratégico das empresas de varejo. A gestão de marca (branding) implica em dar consistência a todos os pontos de contato com o consumidor. Uma marca forte viabiliza inovações em produtos, serviços, canais, formatos e negócios, pois dá aval e segurança ao consumidor. Quando uma loja atinge o patamar de marca, pode ousar mais.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Em recente artigo publicado no site, você escreveu que as empresas devem inovar e ter consistência estratégica para atingirem bons resultados. Como o seu livro orienta os gestores neste caminho?</span><br />Tentando ilustrar as principais mudanças no comportamento dos consumidores, as demandas decorrentes e as oportunidades de inovação para empresas de varejo. O entendimento das mudanças e a antecipação de tendências pode inspirar as empresas a repensarem seus negócios.</p><p><strong>Leia artigo de Alberto Serrentino</strong><br /><a href="../2006/ver_coluna.asp?cod=71" target="_blank">Comunicação e marca no varejo: sair da superfície</a></p>


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