Falta de informação prejudica a venda de produtos sustentáveis Bruno Mello 10 de abril de 2024

Falta de informação prejudica a venda de produtos sustentáveis

         

19% dos brasileiros afirmam que os rótulos e as certificações ambientais expostas nas embalagens dos produtos são confusas e impedem compras confiáveis

Falta de informação prejudica a venda de produtos sustentáveis
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80% dos brasileiros se dizem muito preocupados com as pautas de sustentabilidade e mudanças climáticas, conforme apontam dados de um estudo recém-divulgado pela Bain & Company.

Um dos reflexos desta preocupação, segundo a consultoria, é o desejo de contribuir para a proteção do meio-ambiente através da escolha de marcas que agem em prol do bem-estar do planeta. A inclinação, no entanto, pode estar sendo barrada pela falta de informações oferecidas pelas empresas aos consumidores.

A pesquisa aponta que quase 60% dos consumidores recorrem às embalagens para se informar sobre as origens e o processo de produção dos produtos adquiridos. O problema é que 19% dos brasileiros entrevistados pela Bain & Company disseram que os rótulos e as certificações oferecidas pelas empresas são um tanto confusos.

Em um cenário de poucos esclarecimentos, 27% dos consumidores dizem que a falta de informação e transparência sobre processos de produção sustentável é uma barreira que impede uma compra confiável e segura – uma deficiência respaldada por 21% dos entrevistados que comprariam mais caso as informações fossem mais transparentes.

Selos importantes no Brasil 

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No país, selos oferecidos por organizações dedicadas à fiscalização de práticas sustentáveis oferecem um atestado sobre a competência ambiental das empresas avaliadas e previnem que os consumidores sejam afetados pelo greenwashing.

O Rótulo Ecológico da ABNT, por exemplo, leva em consideração o ciclo de vida dos produtos, objetivando a redução de impactos negativos causados no meio ambiente em todas as etapas do ciclo de produção – extração de recursos, fabricação, distribuição, utilização e descarte.

Rótulo Ecológico da ABNT

Já o selo FSC (Conselho de Manejo Florestal) é conferido a empresas que manejam florestas de forma legal durante a extração de matéria-prima ou a colheita de frutos e grãos. A certificação depende do rastreamento de toda a cadeia de produção do produto comercializado, desde a colheita até a chegada no ponto de venda.

FSC (Conselho de Manejo Florestal)

Finalmente, o selo Produtos Orgânicos do Brasil certifica que o produto possui, no mínimo, 95% de ingredientes orgânicos em sua composição e atesta o descarte do uso de agrotóxicos durante o cultivo.

selo Produtos Orgânicos do Brasil

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