Dívidas estão alterando o padrão de compra dos brasileiros em 2023 Bruno Mello 25 de agosto de 2023

Dívidas estão alterando o padrão de compra dos brasileiros em 2023

         

Dados divulgados pela Kantar apontam que quase três quartos dos lares brasileiros precisaram mudar os hábitos de compra para pagar despesas domésticas

Dívidas estão alterando o padrão de compra dos brasileiros em 2023
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Em 2022, os boletos fizeram jus ao adquirido status de vilões na vida dos brasileiros, e 69% dos lares do país fecharam o ano endividados. Em função disso, no primeiro semestre de 2023, 73% deles precisaram adaptar os padrões de compra mensais para conseguir pagar as despesas, conforme aponta o relatório Domestic View, da Kantar.

Durante o período, a cesta de bens de consumo massivo (FMCG), composta por alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e cuidados pessoais, ocupou o maior share de gastos do brasileiro, representando 54% do montante. Os artigos de limpeza, por sua vez, foram os que mais impactaram a renda da população em 2022, com 15% mais gastos médios do que em 2021.

Vale ressaltar que os desafios econômicos vem se estendendo a todas as classes e faixas etárias. Na classe AB o índice de endividamento subiu 9,8% em um ano. Já nos lares com pessoas até 29 anos, a taxa dos que se sentem mais pressionados e com dificuldade para pagar as despesas fixas é de 37%, enquanto nos lares 50+, esse índice cai para 29%.

Além disso, todas as regiões brasileiras analisadas apresentaram taxa de endividamento maior do que em 2021. Na média brasileira, a relação renda x gasto foi de – 21% em 2022, com renda de R$ 1.614 e gasto de R$ 2.042. A Grande São Paulo apresentou a relação mais negativa, com -31%, e o Sul do país foi a região com menor endividamento, de -6%.

Altas e baixas 

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O desembolso dos lares brasileiros com gastos para animais de estimação segue em alta, mas apresenta movimentações diferentes em cada classe social. A classe C, por exemplo, aumentou as despesas com alimentação para pets em detrimento de compra de animais domésticos, acessórios e artigos de higiene. Já a Classe DE gastou mais com despesas veterinárias, acessórios e artigos de higiene, e diminuiu os gastos com alimento e compra de animais domésticos.

Os gastos dos brasileiros com internet e Streaming de Vídeo também continuam crescendo, enquanto a contratação de TV Paga vem registrando queda desde 2019. Neste cenário, o desembolso com TV por assinatura saiu de 23% em 2021 para 17% no ano passado – diferença que contribui para o gasto com acesso à internet –  e as despesas com streaming de vídeo cresceram 23% entre 2021 e 2022.

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