Dia do Profissional de Marketing: 5 dicas para ser bem-sucedido na área Bruno Mello 8 de maio de 2024

Dia do Profissional de Marketing: 5 dicas para ser bem-sucedido na área

         

Head de Marketing da agência Yooper fala sobre desafios e estratégias para crescer na carreira

Dia do Profissional de Marketing: 5 dicas para ser bem-sucedido na área
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Uma área em constante transformação e co-responsável pela sobrevivência de uma empresa. Assim é o Marketing. Os profissionais que nele atuam já não seguem mais um estereótipo: são criativos, analíticos, digitais e tradicionais. Nesse dia 8 de maio, em que celebramos o Dia do Profissional de Marketing, olhamos para essa área que está cada vez mais movimentada e nas oportunidades que existem nela. Segundo o estudo Panorama do Marketing no Brasil 2023, 71.19% dos profissionais acreditam que o setor ganhou mais relevância em suas empresas nos últimos dois anos, e 81.36% acreditam que isso deve aumentar ainda mais nos próximos anos.

Gabriel Macedo, Head de Marketing da Yooper, agência paulista de Marketing Digital especializada em performance, entende que a importância da área está na capacidade de identificar, entender e atender às necessidades e desejos dos clientes. “O Marketing precisa fazer parte do DNA de qualquer negócio, independente de tamanho ou segmento. É uma peça-chave para a engrenagem das empresas e cada vez mais gestores e empreendedores estão percebendo isso”, comenta.

Com a expansão do setor no mercado, mais pessoas estão interessadas em se aventurar no Marketing. Por isso, Gabriel separou algumas dicas que aprendeu durante sua trajetória, voltadas tanto para quem está começando quanto para quem quer se desenvolver ainda mais na carreira.

Entenda o que o Marketing faz

“Muitos acreditam que já sabem tudo sobre Marketing, para que ele serve e seus impactos e objetivos. Mas existe muito mais do que apenas aquisição de clientes ou fortalecimento de marca, e é importante ter várias perspectivas em mente para escolher qual caminho trilhar dentro da área”, aponta o Head.

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Alguns exemplos de atribuições menos conhecidas que também competem ao Marketing são: pesquisa e entendimento de mercado; auxílio no desenvolvimento de produtos e serviços; retenção de clientes; feedback geral do público; entre outros.

Acompanhe as mudanças do mercado e do mundo

As regras do jogo podem ser alteradas de um dia para o outro, tanto por questões próprias da área, quanto pelo cenário macro, social e econômico, do Brasil e do mundo. Por exemplo, inflação, reformas tributárias, guerras, desastres naturais — tudo pode afetar as estratégias de comunicação de uma empresa.

Gabriel ressalta que essa oscilação também impacta os profissionais em mais níveis além da rotina de trabalho. Problemas externos podem fazer com que a verba para Marketing precise ser reduzida em determinados períodos, e quem estiver preparado terá mais chances de se adaptar rapidamente.

Sempre conheça as tendências

Apesar de também ter relação com mudanças, o monitoramento de tendências é uma ação por si só. “Frequentemente surgem novas tecnologias, trends em redes sociais, temáticas, entre uma série de outras coisas. Se o Marketing não está preparado para abordar esses assuntos de um jeito rápido e inovador, ele acaba perdendo oportunidades”, explica o especialista.

O mesmo vale para as tendências específicas da área, como recursos, ferramentas ou campanhas em alta. Acompanhar veículos especializados, perfis de notícias e newsletters são algumas possibilidades para se manter atualizado.

Use métricas apropriadas para cada objetivo

No Panorama do Marketing no Brasil, mais de 75% dos respondentes concordam que uma de suas dificuldades é ter métricas confiáveis para comprovar e avaliar ações de Marketing. Segundo Gabriel, é importante entender que cada modelo de negócio e cada meta exigem análises diferentes.

“Quando se pensa em geração de demanda comercial, por exemplo, existem dados relacionados que não podem ser desconsiderados, mas ao falar de posicionamento de marca, os dados são outros. É essencial estudar o que mais condiz com a estratégia. Daí podem surgir métricas como taxa de conversão, de engajamento, Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Custo Por Clique (CPC) no caso de anúncios, enfim, são várias vertentes”, explica Macedo.

Tenha um lado generalista

Especializações são ótimas e ajudam na definição de carreira, mas o mercado também busca por pessoas que entendam um pouco sobre várias demandas dentro do Marketing. Isso porque é preciso que os profissionais liguem as diversas estratégias e possibilidades para criar sinergia e aumentar as oportunidades.

“Meu conselho é: busque entender como o marketing e suas vertentes se conectam. Através disso é possível se tornar um profissional 360° e flexível, o que fará muita diferença em uma rotina que está em constante mudança e sempre precisa de novas perspectivas. Esses serão os profissionais mais valorizados pelo mercado”, completa Gabriel.

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