Decathlon aposta em CX e ESG em novo propósito de marca Bruno Mello 13 de março de 2024

Decathlon aposta em CX e ESG em novo propósito de marca

         

Empresa também busca fortalecer a presença digital e melhorar a experiência do consumidor, difundindo a mensagem de que o esporte é uma força motriz

Decathlon aposta em CX e ESG em novo propósito de marca
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“Mover as pessoas através das maravilhas do esporte”. Esta é a essência do propósito que dá vida ao rebranding da Decathlon. O processo inclui uma nova e dinâmica identidade para o futuro, um novo logo, novo posicionamento e uma nova estrutura de marca.

As mudanças propostas pela empresa são parte de uma estratégia global que tem o objetivo de aprimorar a experiência do cliente, com foco central na jornada do consumidor, e um forte compromisso com a sustentabilidade e a modernização geral da empresa.

Segundo Barbara Martin Coppola, CEO global da Decathlon, o movimento surge do desejo de ter um impacto positivo na sociedade no planeta e, claro, nas pessoas, movendo-as através das maravilhas do esporte.

Para isso, o novo modelo de negócios idealizado pela Decathlon foi fortemente pautado pela sustentabilidade. A empresa se comprometeu a atingir o nível Net Zero até 2050 e a alcançar outras metas de descarbonização, como a redução de 20% nas emissões absolutas de CO2 até 2026.

Identidade, Portfólio e Experiência – as mudanças da marca 

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Olhar para o futuro sem se esquecer do passado. Esta é a ideia da maioria dos rebrandings realizados por marcas consolidadas ao longo das décadas. No caso da Decathlon, isso não é diferente. Preservando o azul característico, a empresa aposta em um novo logo, desenhado para expressar movimento e a ambição de alcançar novos patamares.

O portfólio da empresa também segue a ideia de movimento, tornando-se mais simplificado e universal. Agora, o inventário da Decathlon é organizado em nove categorias distintas, relacionadas a diferentes modalidades esportivas, e quatro experts brands.

Outro ponto priorizado pelo rebranding da empresa é a presença digital. O e-commerce da Decathlon passou por uma reformulação completa como parte das medidas que buscam aprimorar a experiência de compra dos consumidores da marca.

Para isso, a cadeia de fornecimento digital da Decathlon foi repensada com ferramentas e algoritmos de IA para permitir previsões precisas, planejamento de supply chain e parâmetros de estoque.

Já os planos para o mundo físico incluem o remodelamento das quase 2.000 lojas da marca em todo o mundo, que deverão receber configurações estratégicas, pensadas para melhorar a navegação e a visibilidade dos produtos em cada ambiente.

Comentando as mudanças, Barbara pontua que a comunidade Decathlon está empenhada em permitir que todos pratiquem esportes nos seus próprios termos. Ela acredita que a evolução na forma de fazer negócios garantirá que a empresa lidere uma mudança e se consolide como uma marca esportiva única e confiável.

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