Collab Coca-Cola e Marvel conecta GenZ e estimula ocasiƵes de consumo Bruno Mello 20 de maio de 2024

Collab Coca-Cola e Marvel conecta GenZ e estimula ocasiƵes de consumo

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Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil, abordou os bastidores da campanha

Collab Coca-Cola e Marvel conecta GenZ e estimula ocasiƵes de consumo
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Nem sĆ³ de combater o crime vivem os herĆ³is e heroĆ­nas da Marvel. Desde abril, alguns dos mais icĆ“nicos personagens da companhia tĆŖm se dedicado a um propĆ³sito diferente: ā€œdar um gĆ”sā€ no cotidiano dos consumidores da Coca-Cola.

O encontro entre os dois mundos Ć© parte de uma estratĆ©gia global da gigante do setor de bebidas para se aproximar dos consumidores, em especial, da GeraĆ§Ć£o Z. No Brasil, o fio comunicativo da campanha tambĆ©m busca estimular ocasiƵes de consumo do refrigerante nas versƵes mini-lata (220ml), lata (350ml) e pet 600ml.

As embalagens foram as escolhidas para exibir 36 desenhos personalizados para os diferentes herĆ³is que estrelam a campanha. AlĆ©m de conferir uma vibe heroica ao vermelho da Coca-Cola, os personagens ganharam a capacidade de interagir com o consumidor em uma jogada de realidade aumentada.

Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil, abordou os detalhes da aĆ§Ć£o e prometeu meses de experiĆŖncias, ativaƧƵes e segredos prontos para a revelaĆ§Ć£o.

PaixĆ£o e utilidade unidas em uma histĆ³ria

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Observando de perto o dia-a-dia da GeraĆ§Ć£o Z, a Coca-Cola percebeu uma coisa: tal como os herĆ³is dos cinemas, os zoomers tĆŖm uma vida bastante corrida. Desta constataĆ§Ć£o, surgiu a necessidade de levar um gĆ”s extra Ć  rotina de um grupo de consumidores cada vez mais exaustos e maltratados pelo estresse cotidiano.

Mas apenas entregar uma comunicaĆ§Ć£o tĆ­pica, sem qualquer tipo de apelo Ć s paixƵes da geraĆ§Ć£o-alvo, nĆ£o seria o suficiente. ā€œJuntamos a nossa necessidade ao universo da Marvel para contar uma histĆ³ria em que os herĆ³is e heroĆ­nas se unem Ć  Coca-Cola e removem as barreiras para entregar esse gĆ”s ao consumidorā€, comeƧa Ketterer.

No Brasil, os detalhes da missĆ£o entregue aos justiceiros deram Ć  histĆ³ria um contorno bastante especĆ­ficos: incentivar ocasiƵes de consumo propĆ­cias Ć  escolha das versƵes mini-lata (220ml), lata (350ml) e pet (600ml) ā€“ tipicamente escolhidas em ocasiƵes classificadas por Ted como a ā€œservida perfeitaā€.

A decisĆ£o levou em consideraĆ§Ć£o os papĆ©is exercidos tanto pela Marvel quanto pela Coca-Cola na vida dos consumidores e como estas atribuiƧƵes se relacionam ao fio comunicativo construĆ­do para narrar a parceria. ā€œA campanha foi concebida nĆ£o sĆ³ como uma forma de comunicaĆ§Ć£o ou experiĆŖncia, mas como uma forma de consumo conectada a uma ocasiĆ£o e a uma mensagemā€, explica o Diretor.

Plano de comunicaĆ§Ć£o, promoƧƵes e experiĆŖncias

Com surpresas e ativaƧƵes previstas para os lanƧamentos de novas embalagens e mĆ­dias Out of Home nos prĆ³ximos meses, a parceria se debruƧa sobre o universo digital, onde circula o principal filme da aĆ§Ć£o. ā€œOs canais digitais servem para conectar o universo de experiĆŖncias da campanha, como o recurso de realidade aumentada e algumas das promoƧƵes que ainda estĆ£o por virā€, argumenta Ketterer.

A citada conexĆ£o entre mundos tambĆ©m serĆ” explorada nos roteiros protagonizados pelos herĆ³is Marvel. Publicado no Instagram, o primeiro filme da campanha mostra os personagens Demolidor, ViĆŗva Negra e Colossus ā€“ oriundos de diferentes planos de fundo no Universo Marvel ā€“ unindo forƧas para entregar uma Coca-Cola e dar um gĆ”s a uma jovem cansada em um dia de trabalho.

Explorando as diferentes especificidades intrĆ­nsecas a cada personagem, a campanha pretende abrir diversas oportunidades comunicativas com storytellings cativantes e bem trabalhados. ā€œDeixamos vĆ”rios pontos de entrada para que as pessoas sempre tenham um lugar para ir e explorar o universo que estamos criando com o suporte da Marvelā€, pontua Ted.

O mais notĆ”vel destes pontos estĆ” no site da Coca-Cola. Por lĆ”, ao escanear o personagem em uma embalagem participante e interagir com a experiĆŖncia de realidade aumentada, consumidores tĆŖm a chance de ganhar uma viagem Ć©pica no Cruzeiro da Disney, empresa detentora da Marvel.

A campanha tambĆ©m oferece aos fĆ£s a chance de ganhar prĆŖmios da Disney e da Marvel, incluindo o Ultimate Fan Experience, Disney Cruise, exibiƧƵes de filmes da Marvel, itens colecionĆ”veis, ingressos de cinema, recordaƧƵes autografadas e assinaturas Disney+.

Fora do universo digital, o lanƧamento de novos desenhos para as embalagens, junto Ć  atuaĆ§Ć£o dos shoppers, terĆ£o relevĆ¢ncia para a construĆ§Ć£o das experiĆŖncias idealizadas pela campanha. ā€œEmbalagens estĆ£o entre os nossos ativos mais importantes, e por isso, lanƧaremos os desenhos por etapas. Isso permitirĆ” a sincronia de experiĆŖncias dentro de um determinado momento e universo e a conexĆ£o Ć s ativaƧƵes dos shoppersā€, finaliza o Diretor.

Leia tambƩm: Coca-Cola e Marvel se unem em campanha global

 

Coca-Cola x Marvel Clube Mundo do Marketing


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