Calendário do Advento: por que ele pode ser uma boa estratégia para a sua marca? Bruno Mello 12 de dezembro de 2023

Calendário do Advento: por que ele pode ser uma boa estratégia para a sua marca?

         

Diversas categoria da indústria estão apostando em versões exclusivas para gerar engajamento e experiência aos consumidores

Calendário do Advento: por que ele pode ser uma boa estratégia para a sua marca?
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As campanhas de Marketing para o Natal precisam ir muito além do apelo emocional. Elas precisam ser envolventes e jogáveis, para que possam cativar o consumidor e espalhar a alegria do feriado. Uma estratégia adotada por algumas marcas é a do Calendário do Advento. Eles fazem parte de uma tradição adorada durante a época de Natal e podem contribuir para oferecer experiência, exclusividade, interatividade e engajamento.

Ao implementar uma campanha com Calendário do Advento, a empresa pode criar uma sensação de entusiasmo e expectativa ao mesmo tempo em que oferece itens e promoções exclusivas aos seus clientes. A estratégia pode ser tanto em produtos físicos quanto uma versão digital.

A cada dia, uma nova surpresa é revelada, chegando ao dia de Natal com até 25 itens. Ou seja, é quase um mês inteiro tendo, todo dia, a marca sendo trabalhada na mente do cliente.

No RD Summit desse ano, a palestra de Guta Tolmasquim, CEO da Purple Metrics falou sobre como as marcas devem criar comunicações capazes de impactar os clientes. O primeiro item se dedica a responder qual é a vantagem central de um produto e como ele pode efetivamente ser útil para o cliente.

Veja o que algumas empresas têm feito neste ano para promover a marca utilizando o Calendário do Advento como estratégia.

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Dermage

A Dermage elaborou oito produtos cuidadosamente selecionados para celebrar a beleza do Natal. São três miniaturas (sabonete, tônico e hidratante), base fortalecedora de unhas, sérum com ação de lifting imediato, esfoliante com dupla ação renovadora, máscara facial de argila branca e lápis para a área dos olhos.

Dermage

Chavena

A ideia central do calendário do advento da Chavena é um chá em sachê por dia, com uma embalagem mostrando o chá para preparar no dia. É uma surpresa para descobrir em cada dia de dezembro até o Natal. Além disso, as pontas dos sachês contém enfeites para montar a árvore de Natal de papel diariamente. Uma atividade lúdica para ser feita sozinho ou em família.

Chavena

Lindt

 Nos Estado Unidos, a Lindt preparou um Calendário do Advento com 24 das mais icônicas novidades do chocolate ao leite de Natal, incluindo mini Papais Noéis, mini renas e mini trufas de chocolate ao leite lindor recheados. A novidade é encontrada no Brasil por meio de importadoras.

Lindt

Funko

Todos os anos a Funko lança versões temáticas com miniaturas de seus bonecos colecionáveis. Pokemon, DC Heroes e Fortinite são alguns dos licenciados que ela produziu para os consumidores. A cada dia, uma opção exclusiva é revelada. Os itens são vendidos no Brasil e, algumas edições exclusivas para os Estados Unidos, podem ser encontradas por meio de plataformas como Amazon, Ebay e Mercado Livre.

Funko

Sephora

A Sephora desenvolveu um calendário com 24 produtos de beleza – maquiagem, cuidados com a pele, banho e acessórios – para surpresas emocionantes de 1º a 24 de dezembro. O calendário foi feito de papelão produzido a partir de florestas manejadas de forma sustentável. O e-commerce da Sephora também já vendeu o Calendário do Advento da Benefit, que vinha com miniaturas da marca.

Sephora

L’Occitane

Em Portugal, a L’Occitane criou o Calendário do Advento de beleza premium, com uma seleção dos melhores produtos da marca e alguns acessórios de beleza para surpreender o consumidor. Após abrir as caixinhas, o calendário pode servir para guardar joias ou pequenos objetos.

L’Occitane

Sostrene Grene

A rede de varejo dinamarquesa é conhecida por ter um design distinto de loja e um ambiente único, com labirintos e uma experiência de compra diferenciada. Ela é conhecida, também, pela sua extensa gama de produtos, incluindo peças de design escandinavo, acessórios para casa, utensílios de cozinha, presentes, artigos de papelaria e mobiliário de interior.

Neste fim de ano, a Sostrene Grene estava interessada em incorporar a gamificação como parte das suas atividades de Marketing para impulsionar a sua estratégia de aquisição de novos clientes. Ela abraçou o conceito de Calendário do Advento para gerar novos leads durante a época do Natal. Foi desenvolvido um calendário do advento com um questionário diário em que os participantes podiam desbloquear um novo cadeado todos os dias, revelando uma pergunta relacionada aos produtos da marca.

Além disso, ao participar, os potenciais clientes poderiam ganhar um presente de Natal. O formulário de lead ficava no final do jogo, após a pergunta do quiz, garantindo que os participantes acessassem primeiro o Calendário do Advento, e respondessem à pergunta do quiz, antes de terem que fornecer seus dados de contato.

Sostrene Grene

Leia também: Experiência do cliente em pauta no primeiro dia do RD Summit 2023


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