5 insights sobre aplicação das tendências em Marketing em 2024, segundo a Gartner Bruno Mello 28 de fevereiro de 2024

5 insights sobre aplicação das tendências em Marketing em 2024, segundo a Gartner

         

Inteligência Artificial e redes sociais pedirão mais atenção dos profissionais este ano, fazendo com que criativos se tornem mais fundamentais

5 insights sobre aplicação das tendências em Marketing em 2024, segundo a Gartner
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Desde que 2024 começou, as tendências apontam que a inteligência artificial é a principal transformação para este ano, em todos os setores. De novas ferramentas aos reais impactos no consumo, a IA pede desde já que os profissionais de Marketing e C-Levels saibam aplicá-la e o que esperar dela.

As previsões de Marketing do Gartner para 2024 exploraram como os profissionais da área podem navegar no equilíbrio entre o avanço da tecnologia e a manutenção da confiança do consumidor. Dentre os principais pontos estão as redes sociais, que continuam a ser o principal canal de investimento para o Marketing digital. Só que dessa vez, há uma barreira: os consumidores estão ativamente a tentar limitar a sua utilização.

De acordo com a empresa, mais da metade (53%) dos utilizadores de plataformas de redes sociais acreditam que a qualidade diminuiu significativamente nos últimos anos, citando desinformação, comportamentos tóxicos ou contas falsas. Uma tendência que dificilmente será revertida mesmo com o potencial da IA ​​generativa.

Diante de tantas previsões, a Gartner indica algumas práticas que os profissionais da área precisam ter para desde já se preparem para essas mudanças. A previsão é que esse ano mais de metade das equipes de Marketing utilizem IA para a criação de campanhas, por isso há a necessidade crescente de abordagens humanas estratégicas para desenvolver novos conceitos criativos.

A precisão é que até 2026, 80% das profissões criativas terão a tarefa de aproveitar a IA generativa para alcançar melhores resultados, o que obrigará os gestores de Marketing a gastar mais nestes talentos.

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Então o que fazer?

– Estabeleça o aprimoramento da IA generativa com seus criativos internamente.

– Invista em equipes multifuncionais para garantir todo o conteúdo da marca segue as diretrizes.

– Reoriente a aquisição e fidelização de clientes e crie estratégias para compensar o desgaste da mídia social.

– Audite e teste como experiências sem IA impactam o envolvimento da marca.

– Desenvolva pesquisas de marca exclusivas para garantir menções na pesquisa de IA generativa.

Esses insights indicam que a IA estará mais perene ao trabalho no Marketing e será cada vez mais exigida dos profissionais. A Gartner aponta que a inteligência artificial não reduzirá, mas aumentará os custos do talento criativo. Para muitos observadores, o surgimento da IA generativa assinala um ponto de viragem na história: pela primeira vez, não são os operários, mas sim os trabalhadores de colarinho branco, as principais vítimas desta situação.

À medida que os CMOs tentam “fazer mais com menos”, a GenAI promete maior produtividade e poupança de custos. Grande parte da atração do GenAI para CMOs gira em torno da produtividade e da economia de custos, especialmente para serviços criativos. No entanto, o aumento da produtividade permitirá que os cargos criativos seniores redirecionem as suas competências e tempo para empreendimentos criativos estratégicos mais avançados, como o aproveitamento da inovação de produtos e serviços da GenAI.

O uso da GenAI na rotina de trabalho diário de uma equipe criativa os libera para realizar ideias, testes e análises criativas de nível superior e mais impactantes. Como resultado, a criatividade desempenhará um papel mais importante e mensurável na geração de resultados de negócios, e os CMOs aumentarão realmente seus gastos com criatividade e conteúdo.

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