Eventos de mercado, como feiras, fóruns, conferências e outros tipos de encontros presenciais, nos mais diversos nichos, voltaram a se tornar cada vez mais recorrentes. Uma pesquisa da plataforma Sympla apontou um crescimento de 36% em encontros corporativos no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado — e 30% se comparado com 2019. Ou seja, mais do que na pré-pandemia.

Esses eventos são populares por levantarem debates importantes e mostrarem tendências da área, razões pelas quais muitas empresas e seus representantes aproveitam esses momentos para se atualizarem. É um papel bastante relevante,mas não é o único que eles podem cumprir.

Existe uma oportunidade de troca nesse tipo de situação que nem toda empresa parece aproveitar, ainda que estejam participando do evento ativamente. Estou falando da atuação direta no relacionamento com o cliente, em especial para organizações que trabalham em modelo B2B, ou seja, de negócio para negócio. Afinal, aquele é um espaço que muitos players estão dividindo ao mesmo tempo: clientes, parceiros e fornecedores, todos em busca das mesmas informações e também de networking. Sendo uma grande perda deixar esse último aspecto de lado.

E de que maneira essa oportunidade pode ser aproveitada? Principalmente a partir dessas três dicas:

1. Crie relacionamento com calma e descontração

Aproveite a oportunidade de encontrar seus clientes em um ambiente diferente, longe da correria do dia a dia e das demandas. As pessoas que estão compartilhando a mesma jornada que você provavelmente vão gostar muito de ter essa chance de interagir com a equipe diretamente, discutindo sobre os projetos além dos fluxos cotidianos.

Consigo trazer como exemplo minha participação no último Fórum E-Commerce Brasil, que aconteceu no final de julho deste ano em São Paulo. Representando a agência full service Adtail, fui uma das profissionais que aproveitou nossa exposição para consolidar a relação positiva com alguns de nossos clientes e parceiros que passaram por lá. Durante as visitas e gravações de depoimentos, fortalecemos nossos laços destacando o quão importante é a opinião deles para a agência, o que não apenas contribui para a retenção a longo prazo, mas também solidifica nossa relação.

2. Colete dados para análise

Cada evento traz um tema central ou assuntos específicos que serão discutidos nas palestras e em diversos outros momentos ao longo do dia. Os visitantes do estande, portanto, estarão sempre com pensamentos frescos sobre esses tópicos, o que você pode usar ao seu favor. Colete dados que servirão para analisar e entender as percepções gerais do público e compreender como aplicá-las ao seu negócio.

Anote o que as pessoas estão falando, peça sugestões e entre nos debates quando possível. Além de ser uma importante fonte de informações, também mostra o quanto a marca está atenta e possui expertise no que faz. É um impacto positivo na reputação; com a agência, conseguimos fortalecer nosso status como especialistas em performance e destacar nosso compromisso com o mercado e nosso constante aprimoramento de habilidades. Tudo isso se transforma em confiança para o público, o que por si só também deixa os relacionamentos mais firmes.

3. Aplique no pós-evento

É sempre recomendado completar a experiência do cliente com um pós-venda, então por que o mesmo não valeria para um evento que também construiu uma experiência? Para isso, é essencial criar materiais para envio, como conteúdos de e-mail marketing e pesquisas. Isso requer, naturalmente, a coleta de dados de contato, o que pode acontecer em ações promocionais do estande ou formulários para retirada de brindes, por exemplo.

Essa dica vale tanto para o fortalecimento de relações já existentes quanto para prospecção. No primeiro caso, você mostra que a presença do cliente foi apreciada e pode fornecer materiais mais personalizados, até mesmo a partir do que foi conversado presencialmente. Na prospecção, também vale utilizar conhecimentos recém-adquiridos sobre o público, e comprovar que aquele é um relacionamento que se inicia já com muita dedicação da marca. Assim, é possível oferecer orientações mais assertivas para otimizar seus negócios e superar objeções de vendas de maneira ágil e proativa.

Por fim, a participação em eventos é uma forte recomendação, mas o uso desse espaço para a conexão com os clientes é ainda mais. Sim, é preciso se atualizar e conhecer os avanços e novidades do mercado, mas também é essencial aproveitar a oportunidade para criar relacionamento, coletar dados e realizar o pós-venda, para intensificar a proximidade com o cliente e mostrar que estamos sempre preparados para ajudá-los.

*Débora Mengarda Andrade é coordenadora de Inbound Marketing e CRM da Adtail, agência full service com escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Blumenau e Curitiba – e atuação em toda América Latina. A Adtail faz parte da holding DBG (Digital Branding Group & Co) e tem uma carteira de clientes de peso, como HP, Vans, Arezzo, Intelbras, Calçados Bibi, entre outros.