Zoomers protagonizarão o BBB nos próximos anos, sugere pesquisa Bruno Mello 23 de abril de 2024

Zoomers protagonizarão o BBB nos próximos anos, sugere pesquisa

         

Levantamento da Consultoria Trope identificou um aumento significativo no número de representantes da Geração Z durante a última edição do reality show

Zoomers protagonizarão o BBB nos próximos anos, sugere pesquisa
Publicidade

As polêmicas geradas pelo recém-encerrado Big Brother Brasil 24 ainda não esfriaram, mas as inscrições para a próxima edição do maior reality show do país já estão abertas. E se a tendência ditada pelos números registrados nas últimas edições for mantida, é provável que, no ano que vem, a casa mais vigiada do país seja novamente compartilhada por brothers e sisters cujas idades flutuam em uma faixa que vai dos 22 aos 36 anos.

A constatação foi feita pela Consultoria Trope, especializada no comportamento da Geração Z. Um levantamento conduzido pela empresa descobriu que, ao longo das 24 edições concluídas, a GenZ foi representada por 37 participantes – 9% do total de pessoas que passaram pela casa. Durante a última edição do reality, no entanto, os zoomers foram representados por 12 participantes – número que corresponde a 37% do total histórico de participantes da mesma geração.

Para Luiz Menezes, fundador da Trope, o crescimento da representação zoomer na casa pode ser explicada pela presença maciça da GenZ nas redes sociais é um prato cheio em termos de engajamento da audiência, o que aumenta o interesse da produção do programa em admitir um número maior de representantes desta geração.

Segundo o executivo, a tendência é que esse número aumente cada vez mais pelos próximos oito anos, caso o programa continue no ar, já que apenas a GenZ estará na faixa de idade idealizada pelo reality.

A presença de outras gerações

Publicidade

Outros dados levantados pela Trope indicam que os Millennials (de 28 a 40 anos) são a geração mais presente, com 45,3% dos participantes estando entre essas idades. Em segundo lugar, aparece a Geração X (de 41 a 60 anos), com 43,6% de representatividade. Já os Baby Boomers (61 a 79) são a geração menos presente, representando apenas 2% do total de participantes.

E apesar de pedidos para trazer pessoas mais velhas depois de participações divertidas, como da vovó Naná e do vovô Nonô no BBB 9 e da dona Geralda no BBB 16, o programa parece cada vez mais distante disso.

Para Menezes, os números demonstram que a inclinação do BBB é priorizar a presença de pessoas entre 22 e 36 anos, uma faixa etária que apenas recentemente conquistou o gosto da produção do programa. Na primeira edição do reality, em 2002, a maioria dos participantes faziam parte da Geração X – predominância preservada até o BBB 10, quando os Millennials começaram a dominar o programa.

Leia também: O Big Brother Brasil chama atenção pelo dinheiro ou pela influência digital?

Spark - Clube Mundo do Marketing


Publicidade