<p><strong>Web Marketing</strong></p><p><em>A Internet &eacute; um canal de vendas que requer pouco investimento e, quando bem trabalhado, gera &oacute;timos lucros.</em></p><p>Por Danilo Merino*</p><p>Apesar do pouco tempo de exist&ecirc;ncia a Internet possibilitou que v&aacute;rias teses de marketing que antes eram somente modelos tecnicamente imposs&iacute;veis de se realizar fossem colocados em pr&aacute;tica, muitas experi&ecirc;ncias est&atilde;o sendo desenvolvidas baseadas nesta nova forma de trabalhar o Marketing.</p><p>Um dos grandes benef&iacute;cios da Internet &eacute; permitir pequenas e m&eacute;dias empresas agirem como grandes, utilizando infra-estrutura de baixo custo e substituindo uma rede de distribui&ccedil;&atilde;o geralmente cara por uma infra-estrutura p&uacute;blica largamente compartilhada em todo o mundo.</p><p>Atualmente se utiliza muito a Internet para publicar, comparar e vender produtos, o que tem sido um fator diferenciado na hora do investimento em marketing.</p><p>O marketing &eacute; um processo conduzido por organiza&ccedil;&otilde;es ou pessoas que visam facilitar a comercializa&ccedil;&atilde;o de bens ou servi&ccedil;os contendo valor agregado e que permitem as empresas conhecerem o mercado presente e o potencial para determinado produto com a finalidade de aumentar o volume das vendas prevendo o que, quando, onde, com que imagem, em que quantidade e a que pre&ccedil;o ser&aacute; poss&iacute;vel disponibilizar o produto no mercado.</p><p>Avaliando o Marketing Tradicional e comparando ao Web Marketing podemos considerar no mundo atual o Marketing na Internet como uma evolu&ccedil;&atilde;o do Marketing Tradicional considerando fatores como:<br />&bull; Atinge camadas fortemente formadoras e multiplicadoras de opini&atilde;o;<br />&bull; Oferece benef&iacute;cios que m&iacute;dia alguma oferece como interatividade imediata com o consumidor potencializando o efeito da mensagem publicit&aacute;ria, se bem criada e produzida;<br />&bull; Reduz custos e aumenta a agilidade com rela&ccedil;&atilde;o a fornecedores;<br />&bull; Acesso f&aacute;cil e r&aacute;pido &agrave;s informa&ccedil;&otilde;es dos produtos e/ou servi&ccedil;os.</p><p>Sendo assim, o Web Marketing representa um papel importante na Internet e precisa oferecer pelo menos uma vantagem para que o consumidor se interesse pela venda on-line como:<br />&bull; Pre&ccedil;o menor<br />&bull; Maior sortimento de produtos<br />&bull; Servi&ccedil;os diferenciados <br />&bull; Maior conveni&ecirc;ncia<br />&bull; Gratifica&ccedil;&atilde;o imediata (entrega r&aacute;pida)<br />&bull; Entretenimento e maior divertimento.</p><p>O Web Marketing pode ser realizado por qualquer empresa, independente do seu porte, mas que se disponha a investir no relacionamento com seus clientes, ouvindo e entendendo suas necessidades. Toda a a&ccedil;&atilde;o via Internet que visam ampliar os neg&oacute;cios da empresa obtendo mais informa&ccedil;&otilde;es dos clientes e prospects (novos clientes) &eacute; tamb&eacute;m conhecido como Web Marketing, envolvendo campanhas de relacionamento com seu p&uacute;blico-alvo e fortalecimento de sua marca no mercado, utilizando recursos digitais pr&eacute;-estabelecidos em planos de marketing que vise, principalmente, estabelecer um relacionamento com o seu p&uacute;blico atrav&eacute;s de conte&uacute;dos informativos de seu interesse.</p><p>O cliente, com acesso quase instant&acirc;neo a qualquer tipo de informa&ccedil;&atilde;o, desejar&aacute; estabelecer trocas e relacionamentos, no momento que lhe convier e quando desejar, por meio da Internet que revoluciona o com&eacute;rcio e os h&aacute;bitos de compra. </p><p>Abaixo, um comparativo Marketing Tradicional X Web Marketing</p><p>Marketing Tradicional<br />Produto&nbsp;<br />- Exposi&ccedil;&atilde;o dos produtos nas prateleiras ou em vitrines, onde o cliente toca, experimenta ou saboreia;<br />- S&atilde;o lan&ccedil;ados seguindo o sistema de produ&ccedil;&atilde;o da empresa.</p><p>Pre&ccedil;o<br />- A diferencia&ccedil;&atilde;o de pre&ccedil;os depende da sele&ccedil;&atilde;o pelo pr&oacute;prio consumidor na loja e negocia&ccedil;&otilde;es com o vendedor.</p><p>Pra&ccedil;a&nbsp;<br />- Endere&ccedil;o f&iacute;sico da loja;<br />- Alcance do bairro limitado at&eacute; a cidade onde se localiza a loja;<br />- Usa segmenta&ccedil;&atilde;o baseada em perfis demogr&aacute;ficos e psicograficos dos atuais consumidores;<br />- Os canais de distribui&ccedil;&atilde;o dependem de intermedi&aacute;rios ou de venda por vendedores;<br />- Log&iacute;stica mais planejada.</p><p>Promo&ccedil;&atilde;o&nbsp;<br />- Promo&ccedil;&otilde;es s&atilde;o distribu&iacute;das por &aacute;rea geogr&aacute;fica;<br />- A comunica&ccedil;&atilde;o &eacute; projetada para a &ldquo;media&rdquo; ou individuo &ldquo;t&iacute;pico&rdquo; de um p&uacute;blico-alvo;<br />- Mala direta ou cat&aacute;logos para resid&ecirc;ncias;<br />- An&uacute;ncios em revistas, jornais e outdoors;<br />- M&iacute;dia de massa: televis&atilde;o.</p><p>Web Marketing<br />Produto&nbsp;<br />- Diferenciado pela comodidade e rapidez na compra, os cat&aacute;logos on-line, mostram as fotos das figuras com fichas t&eacute;cnicas e informa&ccedil;&otilde;es detalhadas dos produtos e servi&ccedil;os;<br />- O sucesso das vendas on-line ainda &eacute; governado pela exposi&ccedil;&atilde;o ao mercado-alvo correto.</p><p>Pre&ccedil;o&nbsp;<br />- Sites de pesquisa de pre&ccedil;o que reflete na competitividade de pre&ccedil;os on-line;<br />- A Internet reintroduziu leil&otilde;es, ofertas, pechinchas…<br />Isto altera o comportamento do consumidor. A marca n&atilde;o mais garante uma prote&ccedil;&atilde;o para fixa&ccedil;&atilde;o de pre&ccedil;os.</p><p>Pra&ccedil;a&nbsp;<br />- Lojas, shoppings virtuais oferecem canal direto de compra na forma de cat&aacute;logos eletr&ocirc;nicos on-line, sendo entregue na casa do cliente;<br />- Endere&ccedil;o virtual da loja na Internet;<br />- Usa dados sobre comportamento real para identificar consumidores e modelos estat&iacute;sticos para acessar seu potencial individual de consumo e retorno;<br />- Alcance global;<br />- Log&iacute;stica mais complicada dificultando o prazo de entrega.<br />Promo&ccedil;&atilde;o&nbsp;<br />- Promo&ccedil;&otilde;es s&atilde;o organizadas de acordo com o hist&oacute;rico de comportamento de consumo do individuo;<br />- A comunica&ccedil;&atilde;o &eacute; individualizada e baseada em informa&ccedil;&otilde;es detalhadas do consumidor;<br />- O uso do e-mail marketing &eacute; mais eficiente e mais barato do que via correio;<br />- Sites de busca para divulga&ccedil;&atilde;o e procura do bem;<br />- Custo mais baixo comparado com a m&iacute;dia tradicional, portanto o custo da propaganda na Internet &eacute; bem menor e a maioria dos sites opera horas por dia, todos os dias, o ano todo.</p><p>*Danilo W. Merino &eacute; formado em Desenho Industrial e p&oacute;s-graduado pelo IBPINet no Curso ASIT (Advanced School of Internet Technology), atualmente S&oacute;cio-Diretor da 2nd Design Digital.&nbsp; <br />Contato: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><br />Site: <a href="http://www.2nd.com.br" target="_blank">www.2nd.com.br</a></p>
Web Marketing
17 de novembro de 2006