Waze instala beacons em tĂșneis do Rio de Janeiro 14 de dezembro de 2016

Waze instala beacons em tĂșneis do Rio de Janeiro

         

Dispositivos ajudarĂŁo os operadores de trĂĄfego a melhorarem os dados dentro dos tĂșneis, ajudando a monitorar a velocidade mĂ©dia, os eventos de trĂąnsito e as condiçÔes ambientais

Publicidade

O Waze acaba de instalar beacons em dois túneis do Rio de Janeiro. Rebouças e Zuzu Angel são os primeiros da América Latina a receber os beacons. Os dispositivos ajudarão os operadores de tráfego a melhorarem os dados dentro dos túneis, ajudando a monitorar a velocidade média, os eventos de trânsito e as condições ambientais, reduzindo as lacunas de informação e ajudando na gestão do tráfego.

Com a iniciativa, o APP permitirá que os motoristas sejam guiados de forma precisa enquanto navegam pelos locais onde os beacons estão instalados. Colocados nas paredes dos túneis, os dispositivos enviam informações de localização aos aparelhos dos motoristas (em uma comunicação de mão única) para permitir que o Waze ou outros provedores de navegação ofereçam rotas e alertas em tempo real, garantindo que os motoristas nunca percam um direcionamento e reduzindo colisões causadas por mudanças bruscas de faixa por causa do aparecimento de uma saída, por exemplo.

O Waze Beacons Program proporciona aos usuários do Waze uma navegação subterrânea sem interrupções, por meio da funcionalidade Bluetooth. O programa está disponível atualmente em alguns túneis de Paris (França), Pittsburgh (Estados Unidos) e Haifa (Israel). O projeto é aberto aos parceiros municipais do programa Connected Citizens do Waze (CCP), assim como para outras municipalidades e concessionárias que administram estradas. No Rio de Janeiro, o parceiro local é a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro), em colaboração com o COR (Centro de Operações do Rio de Janeiro).

O Waze Beacons Program é a expansão mais recente dos serviços corporativos do Waze, que fornecem soluções inovadoras e direcionadas por dados para diversos parceiros – de empresas de transportes a organizações municipais -, para promover vias mais seguras para todos os motoristas. A ideia nasceu depois que Gil Disatnik, engenheiro do Waze, começou a pensar no problema de desconexão comum dentro de túneis, onde a navegação por satélite frequentemente perde a localização do motorista por causa do concreto e de fatores ambientais, deixando os condutores sem a visualização de rota, trânsito ou perigos ao longo de um túnel.

Waze, APP, beacons, trĂąnsito, aplicativo


Publicidade