Vivo usa Inteligência Artificial para combater coronavírus em SP Bruno Mello 13 de abril de 2020

Vivo usa Inteligência Artificial para combater coronavírus em SP

         

Operadora de telefonia fecha parceria com Governo do Estado de São Paulo para ajudar a monitorar comportamento da população durante pandemia do COVID-19

Vivo usa Inteligência Artificial para combater coronavírus em SP
Publicidade

A Vivo está usando seus recursos de Big Data para apoiar o governo de São Paulo no combate à pandemia do Covid-19. A partir do uso de Inteligência Artificial, será possível medir o deslocamento da população e avaliar os efeitos da quarentena. A partir de um acordo feito entre a operadora e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) serão geradas análises de informações que servirão de parâmetro para o enfrentamento da doença.

O objetivo desta parceria é que a análise possa indicar tendências e antecipar os próximos passos da disseminação da Covid-19, além de apontar a eficácia das medidas de isolamento social. A tecnologia poderá indicar maior ou menor concentração populacional por localidade, em diferentes períodos, com ajuda de um mapa de calor. Assim, a equipe do IPT poderá identificar locais com maior concentração de pessoas como hospitais, postos de vacinação e de saúde.

O mapa também pode analisar o isolamento social medindo o fluxo de pessoas nas principais vias da cidade e o deslocamento entre bairros. As informações são geradas a partir de dados disponíveis na rede móvel da operadora e analisados sempre respeitando a privacidade dos usuários e esses dados são acessíveis e comuns a qualquer operadora móvel do Brasil.


Publicidade