Viagens? A nova fronteira do experience marketing
Por Redação - 09/05/2006 Artigos
<p><strong>Viagens &ndash; A nova fronteira do experience marketing<br /><br /></strong>Pierre Sch&uuml;rmann*<br /><br />Cai a tarde em Mendoza, cidade argentina de um milh&atilde;o de habitantes localizada aos p&eacute;s da Cordilheira dos Andes. Depois de algumas horas percorrendo os muito verdes campos da regi&atilde;o, cobertos de videiras, os turistas descansam na varanda do restaurante, acomodados em mesas de onde &eacute; poss&iacute;vel avistar o sol se pondo. &Eacute; hora de sacar os casacos, porque come&ccedil;a a esfriar. Nas conversas, o deslumbramento &eacute; evidente. Algu&eacute;m chama a aten&ccedil;&atilde;o para o grande n&uacute;mero de pra&ccedil;as que tem a cidade, e ent&atilde;o todos comentam sobre a delicadeza de sua arquitetura, de inspira&ccedil;&atilde;o europ&eacute;ia. Os museus tamb&eacute;m foram bastante apreciados, mas o ponto forte dos passeios foi a visita a uma vin&iacute;cola, dentre as dezenas que existem por ali: assistiram desde a colheita das uvas at&eacute; o engarrafamento do vinho. Aprenderam sobre os sistemas de irriga&ccedil;&atilde;o das planta&ccedil;&otilde;es e sobre as melhores formas de estocar a bebida. Provoca risos a observa&ccedil;&atilde;o de que, se ganharem algum dinheiro no cassino ao qual ir&atilde;o na noite seguinte, podem montar uma vin&iacute;cola e n&atilde;o precisar&atilde;o mais ir embora. Sil&ecirc;ncio. O famoso chef que vai comandar a cl&iacute;nica de harmoniza&ccedil;&atilde;o entre vinhos e alimentos acaba de chegar.<br /><br />Inesquec&iacute;vel experi&ecirc;ncia. E se ela tiver sido proporcionada por uma empresa para alguns dos seus mais importantes clientes e prospects? A marca ser&aacute; para sempre associada a esses momentos &uacute;nicos, e tal iniciativa ter&aacute; servido para fortalecer os la&ccedil;os entre ela e seu p&uacute;blico. Quando se fala em marketing de relacionamento, as possibilidades s&atilde;o infinitas, e um dos grandes desafios que se apresentam &agrave;s ag&ecirc;ncias atualmente &eacute; ir al&eacute;m da imagina&ccedil;&atilde;o dos clientes para surpreend&ecirc;-los e encant&aacute;-los. Uma viagem como a descrita acima &eacute; uma dessas grandes id&eacute;ias que se insere com destaque na estrat&eacute;gia das empresas interessadas em construir amizades s&oacute;lidas e abrir caminho seguro para novos neg&oacute;cios. Nada melhor do que um tomador de decis&atilde;o, cujas opini&otilde;es t&ecirc;m credibilidade e influenciam quem est&aacute; ao seu redor, falando com entusiasmo de uma viv&ecirc;ncia pessoal e de quem a promoveu, certo?<br /><br />O segredo para captar os desejos do p&uacute;blico-alvo antes mesmo que este se d&ecirc; conta deles &eacute; conhec&ecirc;-lo muito bem, mas n&atilde;o da forma tradicional, que o enxerga apenas como uma radiografia &ndash; m&eacute;dia de idade, de renda, de escolaridade. &Eacute; preciso ir mais fundo, conhecendo os seus gostos e estilo de vida. Ora, nos &uacute;ltimos tempos, no Brasil, um pa&iacute;s em que tradicionalmente se bebe pouco vinho, &eacute; not&oacute;rio que a curiosidade das pessoas pela bebida tem aumentado. Portanto, sugerir a um grupo de executivos que passe um agrad&aacute;vel final de semana prolongado conhecendo a mais importante zona vin&iacute;cola da Argentina &eacute; um tiro certo. Como, da mesma forma, podem ser a pr&aacute;tica do esqui em Bariloche, do surfe em Fernando de Noronha, ou, quem sabe, uma aventura gastron&ocirc;mica na It&aacute;lia. &Eacute; a filosofia do experience marketing &ndash; tirar os participantes das a&ccedil;&otilde;es da rotina &ndash; explorada ao m&aacute;ximo.<br /><br />S&oacute; n&atilde;o funciona se a organiza&ccedil;&atilde;o do evento for descuidada, obviamente. A&iacute; o efeito &eacute; o contr&aacute;rio &ndash; em vez de boas lembran&ccedil;as, na mente dos convidados ficar&aacute; um gosto amargo. Cercar-se de parceiros competentes para a realiza&ccedil;&atilde;o da viagem &eacute; essencial para garantir o seu &ecirc;xito &ndash; nesse caso, uma companhia de turismo de renome deve ser escolhida, lembrando que o guia que vai acompanhar os turistas nos passeios ser&aacute; o anfitri&atilde;o em nome das empresas patrocinadoras. Cuidado em cada detalhe.<br /><br />Se antes o experience marketing era tido apenas como mais uma das armas de que as empresas dispunham para conquistar mercado e cativar consumidores, a sua alma cada vez mais permeia todas as a&ccedil;&otilde;es de marketing realizadas, a partir da percep&ccedil;&atilde;o de que a efic&aacute;cia das ferramentas tradicionais est&aacute; diminuindo, n&atilde;o mais consegue atingir emocionalmente os clientes. &Eacute; com a sociedade da informa&ccedil;&atilde;o, que leva uma vida digital, que se est&aacute; falando. Seus membros n&atilde;o compram produtos, compram as sensa&ccedil;&otilde;es que eles lhes d&atilde;o. E, na competi&ccedil;&atilde;o acirrada entre as empresas, ser lembrado como a brisa que refresca um dia de ver&atilde;o na praia n&atilde;o &eacute; um diferencial &ndash; &eacute; decisivo para continuar na briga.<br /><br />Pierre Sch&uuml;rmann, administrador de empresas formado nos Estados Unidos, &eacute; fundador e presidente da Conectis Experience Marketing, primeira ag&ecirc;ncia de experience marketing do Brasil.</p>