<p>O segmento de moda movimentar&aacute; cerca de R$136 bilh&otilde;es em 2011, segundo a ferramenta Pyxis, do IBOPE, respons&aacute;vel por apontar o potencial de mercado de diversas categorias. De acordo com o estudo, o vestu&aacute;rio masculino, feminino e infantil ser&aacute; respons&aacute;vel por R$ 95 bilh&otilde;es, enquanto o setor de cal&ccedil;ados e acess&oacute;rios (bolsas, malas e outros) ficar&aacute; com uma fatia de R$ 40,6 bilh&otilde;es. A m&eacute;dia de consumo por pessoa nas duas categorias somadas &eacute; de R$ 702.</p> <p>A pesquisa tamb&eacute;m indica que a classe B responder&aacute; sozinha por 42% da demanda de consumo de moda este ano&nbsp;e movimentar&aacute; R$ 56,3 bilh&otilde;es. J&aacute; a classe C consumir&aacute; cerca de R$ 52,3 bilh&otilde;es, com participa&ccedil;&atilde;o de 39% no mercado. A classe A representar&aacute; 13,3% do total, com gastos em torno de R$ 18,1 bilh&otilde;es, seguida pelas classes D e E, com um total de gastos com vestu&aacute;rio em torno de R$ 8,8 bilh&otilde;es, que possivelmente poder&aacute; ser absorvido pelo com&eacute;rcio informal.</p> <p>O estudo aponta ainda que, na segmenta&ccedil;&atilde;o por regi&atilde;o, o Sudeste ter&aacute; a maior parcela de consumo de moda, com 54% do volume de vendas do mercado, sendo o&nbsp;estado de S&atilde;o Paulo detentor de 31% desse total. O segundo lugar &eacute; ocupado pelas regi&otilde;es Sul e Nordeste, com respectivamente 13,3% e 13%. A diferen&ccedil;a entre as localidades &eacute; o consumo per capita, que no Sul chega a R$ 799,00 e no Nordeste fica em torno de R$ 404,00. As regi&otilde;es com menor participa&ccedil;&atilde;o no consumo de moda s&atilde;o o Centro-Oeste brasileiro (8,2%) e o Norte (5,6%).<br /> &nbsp;</p>
Vestuário deve movimentar R$ 136 bilhões em 2011
7 de fevereiro de 2011