Autor: Anderson de Andrade
A melhor maneira de iniciar este artigo é colar a mensagem original do MSN, em conversa com um amigo empreendedor:
“Cleiton Castelhano diz:
hj batemos recorde de pedidos
Cleiton Castelhano diz:
e foram 90% pedidos via e-mail
Cleiton Castelhano diz:
imagina com o site”
Meu amigo Cleiton, um jovem de 23 anos, é um empreendedor com muitas metas e objetivos claros em sua vida. Sem investimento feito em site ainda, ele vende lanches via e-mail e via MSN e atende em tempo real seus clientes com muito profissionalismo, dedicação e comprometimento.
A empresa dele fornece lanches rápidos e resolveu testar uma alternativa para aumentar as vendas: usar a internet como ferramenta de atendimento. É rápido, é barato, todo mundo tem e como é fácil fazer um pedido! Deu certo. Em poucos meses os resultados foram surpreendentes, muito acima da tele-entrega por telefone.
O mercado de lanches rápidos é concorrido em muitas regiões. Com um diferencial competitivo e com baixo investimento (aceitar pedidos por e-mail e instant messenger), ele soube enxergar uma oportunidade, com visão e comportamento empreendedor.
Nem sempre é preciso capital para abrir um negócio. É óbvio que alguma coisa você necessita, mas esse não é o fator decisivo para iniciar e ter sucesso.
Você precisa muito mais de um capital exclusivo, individual, intransferível, que são idéias, conceitos, propostas inovadoras, fáceis e simples, capazes de alavancar seus negócios. Realizar seu sonho e definitivamente conquistar o seu cantinho nesse mercado hipercompetitivo é questão de feeling e bom senso.
E você o que tem feito para aumentar suas vendas e melhorar a comunicação com os seus clientes? O nosso amigo não precisou de muito investimento para vender via e-mail. E como está o uso da internet como ferramenta de negócios no seu empreendimento? Você já tem site? Como está o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas?
O seu cliente sabe o seu e-mail e o endereço da sua empresa na web?
Se você responder “não” a essas perguntas, precisa agir rapidamente e criar uma cultura digital na sua empresa.
Vamos fazer como o Cleiton. Vamos vender pela internet, vamos usar e-mail, msn e potencializar nossos resultados usando o canal online como ferramenta de negócios. Pense na internet para negócios.