<p><strong>Vender com galhardia</strong></p><p>Por Paulo Pandjiarjian*</p><p>Percebe-se, a cada dia, que o mercado torna-se mais competitivo e a venda fica mais dif&iacute;cil, quer seja de um produto ou de um servi&ccedil;o. Ainda mais hoje, com a cultura da venda multicanal: presencial, por telefone ou internet. O consumidor, mais que nunca, encontra-se em uma zona de conforto em que pode escolher produto, servi&ccedil;o, pre&ccedil;o e condi&ccedil;&atilde;o de compra.</p><p>Atualmente, o cliente vai &agrave;s compras bem preparado por uma pl&ecirc;iade de especialistas de mercado, para poder fazer o melhor neg&oacute;cio. O vendedor tamb&eacute;m deve estar preparado para entender e responder a tal poder de argumenta&ccedil;&atilde;o e negocia&ccedil;&atilde;o. O cliente aborda o vendedor j&aacute; com uma s&eacute;rie de regras em mente:</p><p><strong>PLANEJAMENTO</strong> &ndash; Saiba exatamente do que voc&ecirc; precisa, o que voc&ecirc; quer comprar e quanto pode pagar. &Eacute; um modo de evitar pagar mais caro por algo desnecess&aacute;rio, pagar presta&ccedil;&otilde;es com juros ou levar um produto similar, mas inferior.</p><p><strong>QUEBRE O GELO</strong> &ndash; Tanto faz se voc&ecirc; estiver na feira ou comprando um carro novo. Todo mundo gosta de rir e de trabalhar em um clima descontra&iacute;do. Comece a conversa com uma piada sobre a situa&ccedil;&atilde;o. Assim, o clima de impessoalidade se rompe e o vendedor pode ficar mais aberto &agrave; negocia&ccedil;&atilde;o.</p><p><strong>SEJA S&Eacute;RIO</strong> &ndash; &Eacute; hora de mostrar que ningu&eacute;m ali est&aacute; disposto a perder tempo: de acordo com a negocia&ccedil;&atilde;o, voc&ecirc; pode levar o produto para casa. Mas cuidado para n&atilde;o demonstrar que voc&ecirc; est&aacute; louco para comprar &ndash; o camarada do outro lado do balc&atilde;o pode se sentir por cima e descobrir que n&atilde;o precisa negociar.</p><p><strong>MENOS QUE O M&Iacute;NIMO</strong> &ndash; Comece a pechincha propondo um pre&ccedil;o um pouco menor que aquele que voc&ecirc; realmente pode pagar. Essa &eacute; &oacute;tima para abrir uma boa margem de negocia&ccedil;&atilde;o e instaurar os termos da negocia&ccedil;&atilde;o. E voc&ecirc; ainda pode dar sorte de o vendedor aceitar de cara sua proposta inicial.</p><p><strong>SEJA GENTIL</strong> &ndash; N&atilde;o transforme a discuss&atilde;o em uma guerra pelo menor pre&ccedil;o. O vendedor pode recusar um desconto s&oacute; para n&atilde;o ter o orgulho ferido. Em vez de desmerecer o produto, aja com humildade, fazendo seus argumentos parecerem que n&atilde;o s&atilde;o contr&aacute;rios aos dele.</p><p><strong>PALAVRAS PROIBIDAS</strong> &ndash; N&atilde;o desvalorize o of&iacute;cio do outro. Sobretudo se voc&ecirc; estiver negociando o pre&ccedil;o de um servi&ccedil;o prestado por algu&eacute;m, evite express&otilde;es como &ldquo;n&atilde;o vale tanto assim&rdquo; e &ldquo;essa &eacute; minha &uacute;ltima proposta&rdquo;. </p><p><strong>DEIXE FALAR</strong> &ndash; Deixe o vendedor argumentar o quanto quiser &ndash; ouvi-lo atentamente n&atilde;o significa concordar com ele. Pelo contr&aacute;rio. Bem tratado, ele ter&aacute; mais vontade de ouvir seus argumentos. E a conversa toda pode render um bom abatimento no pre&ccedil;o final.</p><p><strong>&Agrave; VISTA PARCELADO</strong> &ndash; Um jeito eficiente de pechinchar &eacute; pedir um desconto no pre&ccedil;o a prazo se for pago &agrave; vista, e depois fazer o que era &agrave; vista a prazo. Uma geladeira que custa dez parcelas de 180 reais sai por 1200 reais se paga &agrave; vista. E esse pre&ccedil;o &agrave; vista pode ser facilmente parcelado em tr&ecirc;s vezes.</p><p><strong>SAIBA DIZER N&Atilde;O</strong> &ndash; Se a fase da pechincha acabou e o pre&ccedil;o ainda n&atilde;o &eacute; o que voc&ecirc; quer, n&atilde;o tenha medo de dizer ao vendedor que n&atilde;o vai comprar. Pe&ccedil;a ao vendedor para anotar a oferta &ndash; ela pode servir de argumento na loja seguinte.</p><p><strong>N&Atilde;O DESISTA NUNCA!</strong> &ndash; Conseguiu o pre&ccedil;o ideal? Ent&atilde;o agrade&ccedil;a ao vendedor, diga o quanto gostou de negociar com ele, guarde o nome do sujeito. Se voc&ecirc; for &agrave;quela loja com freq&uuml;&ecirc;ncia, a pechincha ter&aacute; meio caminho andado. Mas lembre-se: o bom pechinchador pechincha at&eacute; na hora de preencher o cheque. D&aacute; pra tirar os quebrados do pre&ccedil;o? </p><p>Qual &eacute;, ent&atilde;o, a melhor atitude do vendedor frente ao desafio da venda? Vender com galhardia, eu diria, &eacute; o melhor posicionamento.</p><p>*Paulo Pandjiarjian &eacute; jornalista, consultor de varejo, vice-presidente da ADVB DF &ndash; Associa&ccedil;&atilde;o dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil Distrito Federal -, diretor de Rela&ccedil;&otilde;es Institucionais da ANEFAC e diretor-geral da Pan Brasil Comunica&ccedil;&atilde;o Empresarial. E-mail: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a> </p><p>&nbsp;</p>
Vender com galhardia
27 de março de 2007