<p>Nos sete primeiros meses do ano, as vendas em valores de bens dur&aacute;veis tiveram uma varia&ccedil;&atilde;o de +0,2% em rela&ccedil;&atilde;o ao mesmo per&iacute;odo de 2008. Minas Gerais, Esp&iacute;rito Santo e interior do Estado do Rio de Janeiro tiveram a maior alta: 11,7%. J&aacute; o interior de S&atilde;o Paulo apresentou varia&ccedil;&otilde;es de 6,2% enquanto a Grande S&atilde;o Paulo obteve 4,1%. Foi o que mostrou a GfK Retail and Technology durante a 6&ordf; Confer&ecirc;ncia Anual: &ldquo;O Brasil e a Crise em 2009. O impacto no consumo de bens dur&aacute;veis&rdquo;, que teve como objetivo apresentar estudos feitos este ano que demonstram a movimenta&ccedil;&atilde;o do mercado no pa&iacute;s.</p> <p>No setor de Linha Branca, a redu&ccedil;&atilde;o de IPI ajudou no crescimento mesmo com a crise. As vendas em Reais tiveram aumento de 3,3%, passando de 21,4% no faturamento de todos os bens dur&aacute;veis entre janeiro e julho de 2008, para 24,7% no mesmo per&iacute;odo de 2009. Os destaques ficaram nos estados do Esp&iacute;rito Santo, Minas Gerais e principalmente o interior do Estado do Rio de Janeiro. As vendas de refrigeradores, com a redu&ccedil;&atilde;o de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), entre janeiro e julho deste ano, foram 7% maiores que no mesmo per&iacute;odo de 2008. Microondas, m&aacute;quinas de lavar roupa e fog&otilde;es apresentaram crescimento de 38%, 26% e 22%, respectivamente.</p> <p>Por outro lado, as vendas da Linha Marrom diminu&iacute;ram 1,6% nos sete primeiros meses deste ano em compara&ccedil;&atilde;o com os mesmos meses de 2008. No Brasil as vendas de TV de tela fina aumentaram 60% enquanto as de tubo ca&iacute;ram 37%. A m&eacute;dia dos pre&ccedil;os das TVs de LCD teve redu&ccedil;&atilde;o de 21% entre janeiro e julho deste ano com rela&ccedil;&atilde;o aos mesmos meses do ano passado.</p> <p>As TVs com conversor digital integrado (TV Digital) apresentaram queda de cerca de 30% no pre&ccedil;o, enquanto o volume de vendas aumentou 8 vezes em compara&ccedil;&atilde;o com o mesmo per&iacute;odo de 2008. J&aacute; o Blu-ray apresentou em julho vendas 25 vezes maiores que o volume do mesmo m&ecirc;s de 2008. Neste mesmo ano, 59% das vendas da Linha Marrom eram aparelhos MP3 e MP4 e 41% de equipamentos de som. Este ano os n&uacute;meros passaram para 76% e 24%, respectivamente.<br /> &nbsp;<br /> Os equipamentos de inform&aacute;tica tiveram maior percentual de vendas na Europa Ocidental em 2008, com 19% das vendas de unidades em todo o mundo. Em segundo lugar est&aacute; a China, com 12%. Com 12,2 milh&otilde;es de unidades vendidas, o Brasil foi o pa&iacute;s com maior import&acirc;ncia na Am&eacute;rica Latina. Entre julho de 2008 e julho de 2009, o mercado total de inform&aacute;tica teve varia&ccedil;&atilde;o de -2%, com queda de 24% na categoria PCs e aumento de 16% na categoria port&aacute;teis.</p> <p>O crescimento dos equipamentos m&oacute;veis gerou o nicho de netbooks, que aumentaram de 1% para 4% sua participa&ccedil;&atilde;o no mercado em julho deste ano contra o mesmo m&ecirc;s de 2008. Um dos motivos para este crescimento &eacute; o aumento do n&uacute;mero de marcas que comercializam o aparelho no Brasil: em julho de 2008 eram 2 contra 13 no mesmo m&ecirc;s de 2009 e hoje j&aacute; s&atilde;o 40 marcas.</p> <p>No mercado de fotografia a varia&ccedil;&atilde;o dos valores foi de -13% entre janeiro e julho deste ano contra os mesmos meses de 2008. Neste per&iacute;odo, as vendas unit&aacute;rias de celulares com c&acirc;mera embutida oscilaram -15,7% enquanto as c&acirc;meras digitais variaram -8,1%. Em 2008, foram vendidos 137 milh&otilde;es de c&acirc;meras no mundo, n&uacute;mero 6% maior que em 2007. No Brasil, em 2008, o mercado vendeu 2,5 milh&otilde;es de equipamentos contra 2 milh&otilde;es em 2007.</p> <p>Em julho de 2008, eram 402 op&ccedil;&otilde;es de c&acirc;meras digitais no Brasil. Este ano, no mesmo m&ecirc;s, o consumidor contava com 443 itens diferentes. Os Smartphones apresentaram crescimento de vendas de 260% entre janeiro e julho de 2009 se comparado com o mesmo per&iacute;odo de 2008. A venda de unidades de Smartphones nos sete primeiros meses do ano passado foi quase igual a 0% do total dos produtos de Telecom, mas no mesmo per&iacute;odo deste ano, os Smartphones representaram 1,4% das vendas.</p>
Vendas de bens duráveis variam -0,2% entre janeiro e julho, diz pesquisa
14 de outubro de 2009