<p>O mercado de refrigerantes apresentou um aumento no n&uacute;mero de lan&ccedil;amentos entre os anos de 2008 e 2010. Os dados t&ecirc;m como base uma pesquisa realizada pela GfK, que constatou a exist&ecirc;ncia 1.500 tipos com embalagens, sabores e tamanhos diversos. O &uacute;ltimo ano do estudo indicou um crescimento de 7,3% no n&uacute;mero de produtos.</p> <p>O espa&ccedil;o destinado &agrave; categoria nos supermercados tamb&eacute;m foi ampliado. Os refrigerantes contam com uma m&eacute;dia de 4,9 metros de g&ocirc;ndola por loja, enquanto em 2009 o tamanho era de 4 metros, representando uma expans&atilde;o de 23,1%. Os dois maiores fabricantes det&ecirc;m, em m&eacute;dia, 80% do espa&ccedil;o.</p> <p>S&atilde;o cerca de 194 marcas no mercado, em embalagens que variam entre 200ml e 3,3 litros. Os materiais utilizados s&atilde;o lata, PET, vidro descart&aacute;vel, pl&aacute;stico e vidro retorn&aacute;vel. Entre a gama de sabores oferecidos, a pesquisa tamb&eacute;m identificou um aumento na variedade. H&aacute; refrigerantes nas vers&otilde;es tuti-frutti, cereja, morango, ma&ccedil;&atilde; verde, melancia, caf&eacute;, cola descafeinada, entre outros. J&aacute; as varia&ccedil;&otilde;es &ldquo;diet&rdquo;, &ldquo;light&rdquo; e &ldquo;zero&rdquo; cresceram 42% motivadas pela preocupa&ccedil;&atilde;o com a sa&uacute;de.<br /> &nbsp;</p>
Variedade de refrigerantes cresce 7,3%
1 de abril de 2011