<strong>Usabilidade, o diferencial na Web<br /></strong>Mercedes Sanchez<br /><br />Acontece no mundo real. Metade dos produtos &quot;com defeito&quot; que s&atilde;o devolvidos &agrave;s lojas est&atilde;o em perfeito funcionamento, mas os consumidores n&atilde;o conseguem descobrir como us&aacute;-los e por isso devolvem. A constata&ccedil;&atilde;o &eacute; da pesquisadora holandesa, Elke den Ouden, da Universidade T&eacute;cnica de Eindhoven.<br /><br />Nos &uacute;ltimos anos, acompanhamos a chegada de novos produtos, de MP3 players a home theaters e sistemas sem fios, mas os consumidores ainda acham dif&iacute;cil instal&aacute;-los e us&aacute;-los.<br /><br />Quando o consumidor acha que alguma coisa &eacute; dif&iacute;cil de usar, o que ele faz? Tenta, tenta de novo e depois desiste. Simplesmente n&atilde;o usa. Se puder, devolve. Se algu&eacute;m pergunta ou pede uma indica&ccedil;&atilde;o, fala mal do produto e da marca.<br /><br />Acontece tamb&eacute;m no mundo virtual. Se o usu&aacute;rio n&atilde;o consegue encontrar rapidamente o que procura, gasta muito tempo para realizar uma compra, uma opera&ccedil;&atilde;o banc&aacute;ria ou um simples download, ele d&aacute; um clique de adeus para o site.<br /><br />De nada adianta um site com visual caprichado, mil atributos tecnol&oacute;gicos se os usu&aacute;rios n&atilde;o conseguem descobrir como us&aacute;-lo ou levam um tempo enorme para realizar uma atividade b&aacute;sica.<br /><br />Isso tudo &eacute; usabilidade, uma palavra meio esquisita para a nossa l&iacute;ngua, mas com significado intuitivo: facilidade de usar. Todo produto precisa ser f&aacute;cil de usar, seja um telefone, uma porta, um celular, uma lavadora ou um site.<br /><br />Estudos internacionais mostram que 35% dos usu&aacute;rios que t&ecirc;m problemas para realizar uma atividade num site acabam indo para o site do concorrente.<br /><br />A usabilidade hoje &eacute; tudo na Web. Quanto mais facilidade o usu&aacute;rio encontra para interagir com o site de sua empresa, maiores s&atilde;o as chances de ele se tornar cliente, de retornar ao site e indic&aacute;-lo para outros.<br /><br />Uma pesquisa mostrou que os consumidores europeus que acham sua experi&ecirc;ncia de compra online muito satisfat&oacute;ria compram 71% a mais que aqueles que ficam insatisfeitos.<br /><br />Para conquistar o cliente online, a solu&ccedil;&atilde;o &eacute; incluir o usu&aacute;rio e a usabilidade em todas as etapas de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento do site ou da intranet, atrav&eacute;s de t&eacute;cnicas que permitem obter, avaliar e melhorar a facilidade de uso e a satisfa&ccedil;&atilde;o do usu&aacute;rio.<br /><br />Uma an&aacute;lise de especialistas ou um teste de usabilidade nos primeiros esbo&ccedil;os ou prot&oacute;tipos de um site, revela muitos problemas de usabilidade antes que o projeto avance, permitindo sua corre&ccedil;&atilde;o a custos muito baixos para o or&ccedil;amento e sem atrasos no cronograma.<br /><br /><span class="texto_laranja_bold">E se o site j&aacute; estiver pronto e no ar?</span><br />Ainda d&aacute; tempo de corrigir os problemas de usabilidade. Um especialista em usabilidade pode analisar o site em rela&ccedil;&atilde;o aos princ&iacute;pios gerais de usabilidade, apontar os problemas e as solu&ccedil;&otilde;es ou pode ir direto para um teste de usabilidade com usu&aacute;rios reais.<br /><br />N&atilde;o h&aacute; mais d&uacute;vidas. Para criar produtos e sistemas que as pessoas possam usar e entender, de forma que a tecnologia n&atilde;o venha acompanhada de frustra&ccedil;&atilde;o, raiva e decep&ccedil;&atilde;o, &eacute; preciso incluir a usabilidade no dia-a-dia das empresas.<br /><br />Se um site n&atilde;o for f&aacute;cil de usar n&atilde;o ser&aacute; usado (ou n&atilde;o o quanto se gostaria) e o investimento estar&aacute; seriamente comprometido, porque n&atilde;o haver&aacute; o retorno esperado.<br /><br />*Mercedes Sanchez &eacute; especialista em usabilidade, diretora da Mercedes Sanchez Usabilidade (<a href="http://www.mercedessanchez.com.br/" target="_blank">www.mercedessanchez.com.br</a>)
Usabilidade, o diferencial na Web
3 de abril de 2006