<p><strong>Universo do conte&uacute;do</strong></p><p>Por Felipe Morais*</p><p>&ldquo;A populariza&ccedil;&atilde;o dos Personal Computers (PCs) imp&ocirc;s o universo de conte&uacute;do, uma vez que milhares de pessoas podem produzir v&iacute;deos, fotos, jogos, m&uacute;sicas, sites e softwares&rdquo;. <br />Trecho do livro A Cauda Longa, de Chris Anderson. </p><p>A internet hoje &eacute; movimentada por conte&uacute;do. A parte principal desse conte&uacute;do &eacute; aquela feita pelo usu&aacute;rio. A Cauda Longa &eacute; um efeito desse fen&ocirc;meno participativo, afinal, cada usu&aacute;rio pode publicar o que quiser, abrindo diversos nichos na internet. Isso causa fortes mudan&ccedil;as na forma como se consome publicidade e produtos na internet. </p><p>H&aacute; cinco anos, Bill Gates veio a m&iacute;dia dizer que os blogs seriam uma das maiores ferramentas de comunica&ccedil;&atilde;o do planeta. E ele estava certo. Hoje, pessoas est&atilde;o ganhando muito dinheiro com blogs ao compartilhar id&eacute;ias, artigos, v&iacute;deos e fotos. Blogs como Cocadaboa e o Interney &ndash; que falam de humor e comunica&ccedil;&atilde;o respectivamente – s&atilde;o exemplos de sucesso de receita gerada a partir do oferecimento de conte&uacute;do focado em nichos espec&iacute;ficos. </p><p>Isso &eacute; um exemplo da Cauda Longa, onde empresas menores come&ccedil;am a entrar em grandes mercados, apostando em pequenos nichos ou pequenos grupos de pessoas que est&atilde;o atr&aacute;s de diversos assuntos. </p><p>O Google que hoje &eacute; a marca mais valiosa do mundo, superando gigantes tradicionais como Coca-Cola, Microsoft, IBM e McDonald&rsquo;&rsquo;s, conquistou a lideran&ccedil;a mundial da Internet apostando nesse conceito: explorando a Cauda Longa da propaganda e oferecendo a sua ferramenta de busca natural para que empresas anunciem por centavos e s&oacute; paguem por resultados.</p><p>O fen&ocirc;meno do YouTube &eacute; semelhante. Apostando em uma forma muito simples de permitir que as pessoas publiquem seus v&iacute;deos, seu conte&uacute;do cresceu exponencialmente. Em menos de 18 meses no ar, o site passou a valer 1,65 bilh&otilde;es de d&oacute;lares, valor pago pelo Google na sua compra. </p><p>Outro bom exemplo da for&ccedil;a do usu&aacute;rio na gera&ccedil;&atilde;o de conte&uacute;do s&atilde;o as redes sociais. Diversas empresas brasileiras tentam se aproveitar do sucesso do Orkut criando suas comunidades ou at&eacute; mesmo sites similares. </p><p>Elas esperam usar esses recursos como ferramentas de marketing para pesquisas ou estrat&eacute;gias. Elas deixam que os usu&aacute;rios falem e interajam com a marca e viralizem suas campanhas, pois sabem que um blog ou uma comunidade no Orkut tem mais poder de influenciar o consumidor do que uma campanha de publicidade convencional. Afinal, o consumidor est&aacute; cada vez mais exigente, est&aacute; buscando na web informa&ccedil;&otilde;es sobre produtos e marcas.<br />Essa exig&ecirc;ncia do consumidor somada ao fen&ocirc;meno da Cauda Longa explica o crescimento de sites comparativos de pre&ccedil;os, como Buscap&eacute;, Bondfaro, Shopping Uol, Terra Compras (O Google tem o seu comparativo, mas ainda n&atilde;o dispon&iacute;vel no Brasil). Esses sites se baseiam na avalia&ccedil;&atilde;o dos pr&oacute;prios consumidores para recomenda&ccedil;&atilde;o de produtos. A Amazon.com, que &eacute; um &iacute;cone do com&eacute;rcio eletr&ocirc;nico, abusa desse recurso. Alguns de seus usu&aacute;rios j&aacute; se tornaram refer&ecirc;ncia para compra de determinados produtos. </p><p>Em resumo, a Cauda Longa &eacute; uma teoria onde demonstra que o usu&aacute;rio &ndash; que j&aacute; &eacute; um produtor de conte&uacute;do &ndash; pode produzir o que bem entender na internet, pois haver&aacute; sempre um nicho de mercado ou um pequeno grupo de pessoas interessadas nesse conte&uacute;do, e ai, basta que esse usu&aacute;rio saiba como gerar interesse de patrocinadores para que essa sua produ&ccedil;&atilde;o lhe gere retorno financeiro.</p><p>O poder foi dado aos usu&aacute;rios. As empresas que se cuidem.</p><p>* Felipe Morais, publicit&aacute;rio, p&oacute;s-graduado em planejamento estrat&eacute;gico e especialista em planejamento de comunica&ccedil;&atilde;o &eacute; planejamento e m&iacute;dia on-line da ag&ecirc;ncia CappuccinoHZTA.</p>
Universo do conteúdo
12 de setembro de 2007