<p><strong>Universit&aacute;rios: o novo alvo para fidelizar sua marca</strong></p><p>Por Caio Romano*</p><p>Com alto potencial de fideliza&ccedil;&atilde;o, o p&uacute;blico universit&aacute;rio ganhou independ&ecirc;ncia e forma sua pr&oacute;pria opini&atilde;o. Seu poder de consumo, hoje, acima da m&eacute;dia do p&uacute;blico jovem, aumenta seu poder de decis&atilde;o em sua rede de relacionamentos. Somente no Brasil, temos 2.165 universidades com 4,5 milh&otilde;es de universit&aacute;rios**. A previs&atilde;o do Governo Federal &eacute; que em 2010 tenhamos mais de 9,5 milh&otilde;es de estudantes dentro das institui&ccedil;&otilde;es de ensino superior. </p><p>A maior concentra&ccedil;&atilde;o desse p&uacute;blico fica por conta da regi&atilde;o Sudeste, que responde com 49%**. A movimenta&ccedil;&atilde;o financeira do p&uacute;blico jovem no mercado nacional &eacute; de R$ 100 bilh&otilde;es/ano** e sua influ&ecirc;ncia de consumo representa R$ 94 bilh&otilde;es/ano**. O total de consumo corresponde a R$ 194 bilh&otilde;es/ano**.</p><p>Somente os universit&aacute;rios movimentam e influenciam R$ 76 bilh&otilde;es/ano (cerca de 40%), mesmo representando apenas 26% do total dos jovens no Brasil**. Com base nesses dados, o investimento em a&ccedil;&otilde;es de marketing e promo&ccedil;&otilde;es junto a esse p&uacute;blico cresce diariamente.</p><p>O consumo &eacute; elevado, mas ainda h&aacute; muito que crescer. Em recente pesquisa encomendada pelo CIEE (Centro de Integra&ccedil;&atilde;o Empresa Escola), sobre o perfil do universit&aacute;rio da regi&atilde;o metropolitana da cidade de S&atilde;o Paulo, alguns n&uacute;meros impressionam: 88% dos universit&aacute;rios n&atilde;o possuem notebook, 65% n&atilde;o utilizam carro pr&oacute;prio e, o mais impressionante, 47% ainda n&atilde;o possuem celular.&nbsp;&nbsp; </p><p>Por ser uma das fases mais importantes da vida das pessoas, a entrada na faculdade &eacute; repleta de momentos memor&aacute;veis e, por isso, as companhias podem e devem aproveitar essa ocasi&atilde;o para se comunicar com essa fatia do mercado e, claro, gerar vendas. Abrir um canal de comunica&ccedil;&atilde;o direto, nessa &eacute;poca do jovem, para inserir e fortalecer marcas pode ser uma das estrat&eacute;gias mais interessantes para quem precisa sustentar sua imagem.</p><p>Normalmente, muitas empresas utilizam o formato de patroc&iacute;nio indireto para falar com esse setor, o que torna a a&ccedil;&atilde;o superficial perto do que se pode fazer para atingir, de maneira assertiva, o p&uacute;blico-alvo. Atualmente, os jovens ficaram mais exigentes e &eacute; fundamental permear uma s&eacute;rie de a&ccedil;&otilde;es para conquist&aacute;-los.</p><p>A&ccedil;&otilde;es pontuais n&atilde;o trazem grande retorno. Esse universo &eacute; diferente pois recebe in&uacute;meras abordagens de diversas empresas. Para fideliz&aacute;-lo, &eacute; primordial o contato dia a dia por meio de a&ccedil;&otilde;es promocionais &ldquo;in campus&rdquo; e &ldquo;out campus&rdquo;, participando de eventos sociais e acad&ecirc;micos, investindo em m&iacute;dias segmentadas, al&eacute;m das parcerias com universidades e entidades acad&ecirc;micas, sempre qualificando o conte&uacute;do oferecido ao seu target.</p><p>Anualmente, s&atilde;o realizadas 1,5 mil festas, 2 mil cervejadas e uma centena de atividades acad&ecirc;micas extra curriculares**. Edi&ccedil;&otilde;es impressas das institui&ccedil;&otilde;es de ensino e de suas entidades acad&ecirc;micas, assim como espa&ccedil;os de m&iacute;dia indoor tamb&eacute;m est&atilde;o em crescente ascens&atilde;o. Mas que tipo de produto ou servi&ccedil;o agrada este p&uacute;blico? Qual a melhor forma de fazer o universit&aacute;rio absorver as mensagens publicit&aacute;rias? </p><p>Uma &oacute;tima op&ccedil;&atilde;o &eacute; a segmenta&ccedil;&atilde;o de produtos e servi&ccedil;os para o p&uacute;blico universit&aacute;rio. Operadoras de celular e, principalmente, os bancos j&aacute; utilizam essa estrat&eacute;gia com sucesso h&aacute; algum tempo, sempre atrelando descontos exclusivos, benef&iacute;cios e informa&ccedil;&atilde;o a seus pacotes. Marcas que s&atilde;o &ldquo;a cara&rdquo; destes jovens e que levam a palavra &ldquo;universit&aacute;rio&rdquo; em seus nomes ou em sua comunica&ccedil;&atilde;o, por si s&oacute;, j&aacute; atraem a aten&ccedil;&atilde;o deste p&uacute;blico.</p><p>Um dos passos essenciais para ser bem sucedido nesta comunica&ccedil;&atilde;o segmentada &eacute; saber utilizar a linguagem adequada para despertar o interesse desses estudantes. N&atilde;o adianta apenas exibir an&uacute;ncios em rede nacional, onde a companhia atinge uma s&eacute;rie de outros perfis, dentro de um contexto generalizado e sem uma comunica&ccedil;&atilde;o dirigida.</p><p>Tamb&eacute;m &eacute; preciso criar novas formas de relacionamento, extinguindo o lado conservador, o que possibilita maior liga&ccedil;&atilde;o com os futuros consumidores. &Eacute; poss&iacute;vel criar muitas novidades para estabelecer o di&aacute;logo com o universit&aacute;rio. O processo n&atilde;o &eacute; simples e, hoje, o mercado conta com equipes especializadas nessa &aacute;rea, inclusive, que oferecem canais de comunica&ccedil;&atilde;o alternativos.</p><p>Sua marca pode ser utilizada por milhares de pessoas, que n&atilde;o necessariamente atinjam diretamente os universit&aacute;rios. Mas voc&ecirc; j&aacute; parou para pensar que um trabalho pr&eacute;vio de fideliza&ccedil;&atilde;o atual e futura pode trazer muito mais retorno para sua lideran&ccedil;a e sustentabilidade? </p><p>*Caio Romano &eacute; Diretor Geral da Mundo Universit&aacute;rio, ag&ecirc;ncia de publicidade, promo&ccedil;&otilde;es e eventos. E-mail: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a> </p><p>** Dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), FGV (Funda&ccedil;&atilde;o Get&uacute;lio Vargas), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&iacute;stica) e da ag&ecirc;ncia Mundo Universit&aacute;rio.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.mundouniversitario.com.br" target="_blank">www.mundouniversitario.com.br</a></p>
Universitários: o novo alvo para fidelizar sua marca
10 de janeiro de 2008