<p class="titulomateria">Universidade: Voc&ecirc; fideliza os seus alunos?</p> <p>Por Caio Romano*</p> <p>"O bom ca&ccedil;ador s&oacute; atira quando localiza a ca&ccedil;a. Caso contr&aacute;rio, al&eacute;m de desperdi&ccedil;ar muni&ccedil;&atilde;o, a ca&ccedil;a pode tornar-se problem&aacute;tica". Apropriando-nos deste ditado popular, entendemos que os estudantes n&atilde;o devem ser disputados a unhas e dentes, mas sim pelo valor que uma Universidade d&aacute; a sua qualidade de ensino, &agrave;s suas instala&ccedil;&otilde;es e recursos tecnol&oacute;gicos utilizados mas, principalmente, pelo valor ao seu atual aluno, vulgo, o seu &ldquo;cliente&rdquo;.</p> <p>Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&iacute;stica (IBGE/ Setembro de 2007), o n&uacute;mero de universidades nos munic&iacute;pios brasileiros obteve um crescimento de 103,1%. Este estudo foi realizado em 5.564 munic&iacute;pios brasileiros e analisado entre 1999 e 2006.</p> <p>A evolu&ccedil;&atilde;o das universidades e as diversas alternativas para escolha de uma institui&ccedil;&atilde;o de ensino trouxe a tona uma nova quest&atilde;o: Como fideliz&aacute;-los? Como chamar mais a sua aten&ccedil;&atilde;o para que permane&ccedil;am em suas instala&ccedil;&otilde;es? Como fazer para que atuem, naturalmente, como divulgadores da institui&ccedil;&atilde;o?</p> <p>Com o aumento da competitividade pelas vagas, as pr&oacute;prias universidades precisam, e muito, se diferenciar para atrair a aten&ccedil;&atilde;o. Um dos recursos j&aacute; utilizados &eacute; o tradicional Marketing Educacional. Muitas institui&ccedil;&otilde;es utilizam 30 segundos de um comercial televisivo, banners na internet, p&aacute;ginas de jornais e revistas e/ou distribuem&nbsp; panfletos nas sa&iacute;das dos col&eacute;gios e cursinhos para alcan&ccedil;ar este p&uacute;blico.</p> <p>Mas essas s&atilde;o a&ccedil;&otilde;es comuns e nosso foco aqui &eacute; falar de diferencia&ccedil;&atilde;o, vantagem competitiva, posi&ccedil;&atilde;o de destaque. E a iniciativa urgente est&aacute; no constante trabalho de sua marca e n&atilde;o somente nos per&iacute;odos sazonais. As campanhas n&atilde;o devem ser criadas somente na hora do vestibular, mas durante o ano todo e de diferentes modos, atingindo o futuro e o atual universit&aacute;rio. Ou seja, aquele que pode ser seu &ldquo;cliente&rdquo; e aquele que voc&ecirc; precisa manter como tal.</p> <p>Por atuar fortemente com esse p&uacute;blico, vejo em minhas experi&ecirc;ncias universidades tradicional&iacute;ssimas que se acostumam com seu nome e se fazem valer da imagem, fortalecida h&aacute; anos. Mas outras institui&ccedil;&otilde;es surgem, com diferentes focos e custos e &eacute; nessa hora que &eacute; preciso fazer o &ldquo;up grade&rdquo; de uma marca, dando um toque de &ldquo;atualiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; na combina&ccedil;&atilde;o da comunica&ccedil;&atilde;o com o Marketing.</p> <p>Investir em pesquisas de satisfa&ccedil;&atilde;o com um p&uacute;blico que est&aacute; quase se formando &eacute; um dos caminhos. Na verdade, os formatos para aplic&aacute;-la s&atilde;o diversos. Por&eacute;m, ter isso como ferramenta fundamental embasar&aacute; todas as outras iniciativas. Quem est&aacute; acabando pode deixar a mensagem do que foi e o que n&atilde;o foi bom durante o percurso, o que possibilitar&aacute; um planejamento estrat&eacute;gico para a chegada de novos membros ou mesmo descobrir uma insatisfa&ccedil;&atilde;o a tempo de corrigi-la.&nbsp;</p> <p>Formar uma boa imagem durante os anos de estudo n&atilde;o &eacute; das tarefas mais f&aacute;ceis, mas cuidar para que ela seja repassada de uma forma ben&eacute;fica &eacute; essencial. A sa&iacute;da &eacute; mesclar a formalidade com uma rela&ccedil;&atilde;o mais interpessoal. Estar mais pr&oacute;ximo dos seus &ldquo;clientes&rdquo;, aproximar cada vez mais a diretoria das entidades acad&ecirc;micas (que s&atilde;o geridas pelos pr&oacute;prios alunos), alinhar discursos e fazer a&ccedil;&otilde;es em prol de um bem maior: o Marketing da multiplica&ccedil;&atilde;o.</p> <p>Isso significa primeiro fazer para, conseq&uuml;entemente, estar presente no Marketing viral e n&atilde;o ao contr&aacute;rio. Os universit&aacute;rios est&atilde;o sempre em turmas, dentro e fora da universidade. A transmiss&atilde;o de uma informa&ccedil;&atilde;o positiva ou negativa via o &ldquo;boca-boca&rdquo; dessas turmas &eacute; altamente &aacute;gil.</p> <p>O que quero dizer aqui &eacute; que muito al&eacute;m da necessidade de um planejamento de prospec&ccedil;&atilde;o, reten&ccedil;&atilde;o e fideliza&ccedil;&atilde;o com esse p&uacute;blico, &eacute; preciso agir de forma que os resultados sejam conseq&uuml;&ecirc;ncias para uma boa reputa&ccedil;&atilde;o. O fato de seguir moldes tradicionais e saber que eles tamb&eacute;m d&atilde;o certo (e sempre deram) n&atilde;o significa que n&atilde;o se pode mudar ou aprimorar. A palavra do ano &eacute; Inova&ccedil;&atilde;o.</p> <p>E n&atilde;o h&aacute; incertezas. O mercado j&aacute; conta com especialistas que podem auxiliar em todo esse processo estrat&eacute;gico, bem como as a&ccedil;&otilde;es a serem feitas. O mais importante nesse momento n&atilde;o &eacute; o bra&ccedil;o operacional, mas a real aplica&ccedil;&atilde;o no aprimoramento de sua marca para ser o mais diferente poss&iacute;vel das demais e aumentar o que antes j&aacute; era bom.</p> <p>Uma dica: Para come&ccedil;ar, troque a rela&ccedil;&atilde;o que impera atualmente nas institui&ccedil;&otilde;es, de &ldquo;cliente&rdquo; X universidade por patrim&ocirc;nio X universidade. Al&eacute;m disso, conhe&ccedil;a melhor seu patrim&ocirc;nio. Invista e d&ecirc; manuten&ccedil;&atilde;o. E o mais importante, esque&ccedil;a as &ldquo;aspas&rdquo; e troque-as pela exclama&ccedil;&atilde;o!</p> <p>A faca e o queijo est&atilde;o nas m&atilde;os. Os universit&aacute;rios n&atilde;o s&atilde;o dif&iacute;ceis de entender. Pelo contr&aacute;rio, est&atilde;o na principal fase de suas vidas: a do amadurecimento. E, com isso &eacute; poss&iacute;vel atrair, mudar id&eacute;ias, influir, gerar atitudes e expectativas, despertar sentimentos e, principalmente, formar opini&atilde;o. Certamente, voc&ecirc; pode escolher: ser a ca&ccedil;a ou o ca&ccedil;ador?</p> <p>*Caio Romano &eacute; Diretor Geral da Mundo Universit&aacute;rio, ag&ecirc;ncia de publicidade, promo&ccedil;&otilde;es e eventos. E-mail: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p>
Universidade: Você fideliza os seus alunos?
24 de abril de 2008