Autor: Rafael Stein
Vocês que trabalham na área de TI, projetos WEB, Marketing ligado a projetos de tecnologia: como estão conseguindo equacionar qualidade x tempo na execução de seus trabalhos?
Pois saibam que não são os únicos a terem esta preocupação. Arrisco até a generalizar, dizendo que é certamente uma dificuldade que a maioria das agências digitais enfrenta hoje em dia em seus projetos.
Grande parte do problema ocorre porque a maior parte das empresas ainda não sabe o que fazer na internet e estão na web como quase uma obrigação e não como um diferencial.
Outro ponto e a herança deixada pelas agências de propaganda tradicionais no qual o modelo de negócio não se encaixa para a internet.
Se por um lado não podemos esquecer das contas do final do mês, por outro, a qualidade é o que vai garantir o sucesso contínuo do negócio e consequentemente do nosso trabalho.
Então como manter a qualidade do trabalho quando o cliente quer o para ontem?
Cabe a nós, profissionais competentes e sérios o papel de mostrar ao cliente a importância do planejamento em projetos web, seja esse um projeto pequeno e simples ou seja um enorme e completo projeto web.
Analisando nossa tarefa hoje em dia, digo que estamos em um processo de catequização, batalhando para mostrar ao mercado que a qualidade é fundamental. E como em todo processo de ensino ou de mudança de cultura é necessário ter paciência, ser flexível e ter persistência.
Aqui vão algumas dicas:
Briefing / Análise de Requisitos:
Um bom projeto tem que ter um bom brifieng e muitas vezes um briefing bem feito é o responsável pelo sucesso do projeto.
Prazo / Cronograma de Trabalho:
Após ter o brifieng em mão defina um cronograma de trabalho e seja firme em relação ao prazo. Nunca prometa o que não irá poder cumprir.
Documentação:
Documente o que é feito e conversado com o cliente. Você não vai querer ouvir “Mas eu disse isso, ou eu não pedi isso.”
Paciente e flexível:
Seja paciente e flexível. Identifique em que ponto da curva de aprendizado o seu cliente está e faça as adaptações necessárias em sua metodologia de trabalho para adequar ao cliente sem perder o foco.
Para finalizar, crie a sua metodologia:
Estude tudo o que existe hoje no mercado para gestão de projetos e qualidade e adapte para a sua empresa e sua equipe o que há de útil nessa teoria. Assim creio que teremos uma boa base para lutarmos pela qualidade.