Um voo rasante sobre o setor educacional 2 de fevereiro de 2015

Um voo rasante sobre o setor educacional

         

Um voo rasante sobre o setor educacional

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Foi Henry Brooks Adams, historiador americano, quem disse que "um professor sempre afeta a eternidade; ele nunca saberá onde sua influência termina". Assim como a influência do trabalho de um professor ecoa por toda a vida de seus alunos e a educação atravessa gerações afetando, dessa forma, a eternidade, é muito difícil mensurar o impacto econômico indireto da educação no Brasil.

Um estudo realizado em 2012, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), tratava do impacto direto das 40.172 escolas e 16,63 milhões de estudantes: R$ 64,7 bilhões. Se pensarmos apenas nas escolas, esses valores fecham. A indústria da educação possui, no entanto, um amplo trade de suprimentos que ultrapassa as salas de aula. Graficamente o mapeamento de players distribui-se como abaixo:

A Indústria da Educação

Clique na tabela abaixo para visualizá-la melhor:

A beleza transcendental desse segmento é que ao educar pessoas, capacitamos a força de trabalho e sua mais-valia. Assim, de forma radical, um profissional sem diploma universitário recebe metade que seu par egresso de um curso superior em nosso país (o país que paga o maior prêmio por ano estudado no mundo, segundo o Ministério do Trabalho e diversas pesquisas paralelas).

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Se tivéssemos 10 milhões de estudantes se graduando nas faculdades de todo o país, todos os anos, teríamos um impacto imensurável na economia no curto prazo e ainda maior em um horizonte maior: daí vem a extrapolação positiva da educação.

Os dólares investidos nessa indústria voltam, sempre, maximizados num setor sinérgico e fundamental a todos os demais.
Mas essa é uma descoberta tão recente que ainda existe uma demanda represada em todos os níveis de ensino o que torna a preocupação com o retorno sobre o investimento em marketing um elemento novo na gestão dessas organizações.

Muitas sequer se preocupam com isso ainda hoje, o que torna o marketing educacional uma ciência em construção e todos que atuam nessa indústria, agentes da inovação.

Esperamos que esses agentes encontrem nesse espaço um ambiente fértil para sua reflexão!

Bem vindos ao Mundo do Marketing Educacional!


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