Trustenomics: por que você precisa estar atento a essa tendência Bruno Mello 2 de dezembro de 2020

Trustenomics: por que você precisa estar atento a essa tendência

         

Marcas com posicionamentos claros e bem definidos terão papel de destaque no cenário da chamada “Economia da Confiança”

Trustenomics: por que você precisa estar atento a essa tendência
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A relação dos consumidores com as marcas sempre teve como um dos seus pilares a confiança. Contudo, no último ano, esse sentimento ganhou mais destaque e se destaca como uma das tendências apontadas para 2021, sob o conceito chamado de “Trustenomics” ou “Economia da Confiança”. Fake news e escândalos de mau uso dos dados dos consumidores, como no caso Faceboook-Cambridge Analytica estão entre os fatores que tornaram os consumidores mais desconfiados em relação às marcas, personalidades e instituições.

Segundo o relatório “Trust Barometer”, da Edelman,  para 71% dos consumidores os negócios familiares são mais confiáveis do que empresas privadas (68%) e estatais (41%).  Entre as fontes de confiança mencionadas pelo brasileiro, lidera o perfil “uma pessoa como você” (77%), seguido pelo especialista técnico da empresa (75%) e o especialista acadêmico (73%).  Já em relação às mídias, os buscadores, como o Google, detém a confiabilidade de 70% dos brasileiros, enquanto a mídia tradicional e proprietárias obtiveram confiança em patamares de 56% e 54% respectivamente.

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Estes fatores criam um cenário onde a confiança passa a ser um elemento de grande valor para a construção de credibilidade junto ao consumidor. Transparência e posicionamentos muito claros serão fundamentais daqui para frente para conquistar mais do que o bolso do cliente, mas também a sua preferência e fidelidade no mercado. Sobretudo com o advento legal de instrumentos como a Lei Geral de Proteção de Dados, já em vigor, que chega em um momento onde os dados pessoais se tornaram o novo “petróleo” das companhias.

Outro exemplo claro da importância do conceito de “trustenomics” para o desenvolvimento e manutenção de uma relação amistosa e valiosa, financeiramente falando, são os investimentos das redes de supermercado em rastreabilidade, visando mais transparência e aumento de credibilidade junto ao consumidor.

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A Economia da Confiança será um dos temas debatidos no Key Trends 2021, evento online e gratuito que reunirá experts em Varejo e Comportamento do Consumidor no próximo dia 8, a partir das 15h.  O painel “Tendências de Mercado“, terá apresentação de Alberto Serrentino, Fundador da Varese Retail e autor do livro Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas, analisando o cenário local e internacional e apontando as direções para o próximo ano.

Já às 17h, o pesquisador e Presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles estará junto com o PhD em Antropologia e Sociologia Professor Fábio Mariano, analisando o Comportamento do Consumidor ao longo de 2020 e as principais mudanças esperadas para o próximo ano. Para reservar uma vaga no evento, acesse este link.


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