<p><strong>Transformando o jovem em potencial consumidor</strong></p><p>Por Bruno Mello<br /><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p>O Mundo do Marketing fez seis perguntas para Rodrigo Clemente sobre como captar a aten&ccedil;&atilde;o do jovem e envolv&ecirc;-lo nas estrat&eacute;gias de relacionamento com uma marca para, em seguida, fazer deste consumidor mutante um cliente fiel. Clemente &eacute; s&oacute;cio-diretor da Decidindo, especializada em marketing promocional e focada no p&uacute;blico jovem. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Uma das grandes quest&otilde;es hoje &eacute; captar a aten&ccedil;&atilde;o do jovem que est&aacute; conectado &agrave; internet, ouvindo Ipod e com a TV ligada ao mesmo. Qual &eacute; o caminho que as marcas devem seguir para impactar este p&uacute;blico?</span><br />Existem diversas maneiras de captar a aten&ccedil;&atilde;o destes jovens, mas a Decidindo usa um m&eacute;todo exclusivo, inovador e diferenciado focado no potencial de consumo deste p&uacute;blico jovem, o que acaba fortalecendo as marcas de seus clientes. N&oacute;s dividimos o dia destes jovens em tr&ecirc;s etapas diferentes: 8 horas dormindo, 8 horas estudando e 8 horas praticando atividades diversas. A Decidindo &eacute; especialista em levar seus clientes para o meio estudantil em todos os n&iacute;veis de gradua&ccedil;&atilde;o, principalmente, universit&aacute;rio, e tamb&eacute;m nesses eventos onde os jovens atuam em congru&ecirc;ncia com as institui&ccedil;&otilde;es, como por exemplo, os jogos universit&aacute;rios e escolares. <br />&nbsp;<br /><span class="texto_laranja_bold">Quais s&atilde;o as principais caracter&iacute;sticas de uma a&ccedil;&atilde;o promocional dirigida ao publico jovem?<br /></span>As principais s&atilde;o: falar a linguagem deste p&uacute;blico jovem, ter a&ccedil;&otilde;es diferenciadas e cria&ccedil;&otilde;es ousadas, usando um pouco de tecnologia e modismos.<br />&nbsp;<br /><span class="texto_laranja_bold">De que forma as a&ccedil;&otilde;es de marketing devem interagir com este p&uacute;blico?</span><br />As a&ccedil;&otilde;es devem estar ligadas ao dia-a-dia desses jovens para que eles possam aderir ao produto/servi&ccedil;o.<br />&nbsp;<br /><span class="texto_laranja_bold">Os eventos como experi&ecirc;ncia de marca tamb&eacute;m est&atilde;o em pauta ultimamente. Este &eacute; um dos caminhos? </span><br />Sem d&uacute;vida, isto faz parte da &quot;plataforma jovem&quot; que as empresas v&ecirc;m criando no planejamento estrat&eacute;gico para atingir este p&uacute;blico.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Voc&ecirc;s j&aacute; utilizaram o Orkut como ferramenta, n&atilde;o foi? Para qual cliente foi, o que voc&ecirc;s fizeram e qual foi o retorno?</span><br />Sim, utilizamos o Orkut como ferramenta auxiliar na contrata&ccedil;&atilde;o de 120 jovens para trabalhar para Decidindo. Precis&aacute;vamos saber se estes jovens eram, por exemplo, extrovertidos e bem relacionados, qualidades necess&aacute;rias para desenvolverem bem suas fun&ccedil;&otilde;es que eram, entre outras, captar informa&ccedil;&otilde;es nas suas regi&otilde;es/faculdades e estreitar o relacionamento entre elas e a ag&ecirc;ncia. O retorno foi excelente e pudemos utilizar muito bem esta ferramenta para os nossos clientes em geral como o Banco real, Vivo, Nestl&eacute;, Arcor, etc.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Como investir no p&uacute;blico jovem e qual retorno esperar dessas a&ccedil;&otilde;es?</span><br />O investimento em a&ccedil;&otilde;es para este p&uacute;blico certamente &eacute; rent&aacute;vel, pois &eacute; o consumidor do momento e pode ditar regras e tend&ecirc;ncias, al&eacute;m de tornando-se futuramente um consumidor fiel da marca/produto.</p><p><strong>Acesse</strong><br /><a href="http://www.decidindo.com.br" target="_blank">www.decidindo.com.br</a></p>
Transformando o jovem em potencial consumidor
28 de agosto de 2006