O brasileiro paga quase tão caro em um tênis quanto um cidadão suíço. Pesquisa realizada pela GFK mostra que o preço médio deste item no Brasil é de US$ 94,24, enquanto na Suíça, a média é de US$ 100,14. Quando comparado ao valor praticado em países com a renda per capita similar à brasileira, a diferença é maior: os chilenos pagam em média US$ 51,79 nos tênis, enquanto na África do Sul, o preço praticado é de US$ 71,97. Do total de calçados esportivos vendidos no Brasil em 2012, 10% eram produtos acima de US$ 150,00, o que se repete na Suíça e não no Chile e na África do Sul. A pesquisa também mostra que as marcas globais possuem 53% do mercado nacional, contra 47% para as companhias brasileiras.
Entre as categorias, a venda de calçados para corrida é a que mais cresce. Em 2011, ela respondia por 13%, passando para 17% em 2012. Itens para futebol (chuteiras) permaneceram em 13%, enquanto a categoria de tênis para lazer, multiesporte e outros caiu de 74% para 70% no período analisado.