<p>Por Fabio Mestriner*<br /> <br /> &ldquo;N&atilde;o &eacute; f&aacute;cil predizer o futuro nem acertar o que vem por a&iacute;, mas tem algumas coisas que n&oacute;s j&aacute; sabemos…&rdquo;<br /> <br /> No futuro n&oacute;s j&aacute; sabemos que haver&aacute; mais embalagens, pois a popula&ccedil;&atilde;o est&aacute; aumentando, as pessoas est&atilde;o vivendo mais tempo, de forma mais ativa e morando nas cidades com um estilo de vida que exige mais produtos embalados. O modo de vida contempor&acirc;neo e suas demandas exigem mais e mais embalagens.<br /> <br /> Pesquisas do Laborat&oacute;rio de embalagem ESPM mostraram que nos lan&ccedil;amentos ocorridos no mercado nos &uacute;ltimos cinco anos o tamanho m&eacute;dio das embalagens mais lan&ccedil;adas caiu pela metade. Isso se deve a combina&ccedil;&atilde;o de v&aacute;rios fatores, entre os quais podemos citar: Redu&ccedil;&atilde;o do tamanho das fam&iacute;lias, aumento da popula&ccedil;&atilde;o single e das resid&ecirc;ncias individuais, preocupa&ccedil;&atilde;o crescente com o desperd&iacute;cio e consequente exig&ecirc;ncia por embalagens mono-por&ccedil;&otilde;es e ou com quantidades adequadas ao consumo individual.<br /> <br /> Como haver&aacute; mais embalagens e ela &eacute; a parte mais vis&iacute;vel e reconhec&iacute;vel do lixo urbano tendo sido transformada em vil&atilde; pelo movimento ambientalista, a preocupa&ccedil;&atilde;o com a sustentabilidade estar&aacute; em alta nos pr&oacute;ximos anos at&eacute; ser substitu&iacute;da por uma outra onda mobilizadora da sociedade.<br /> <br /> Neste cen&aacute;rio, uma mudan&ccedil;a de atitude do setor de embalagem, que j&aacute; come&ccedil;a a despontar, vai trazer mais racionalidade e qualidade t&eacute;cnica a discuss&atilde;o sobre este tema, mudando o foco desta quest&atilde;o de &ldquo;sustentabilidade da embalagem&rdquo; para &ldquo;sustentabilidade do produto&rdquo;. <br /> <br /> Num estudo recente realizado por uma grande multinacional que avaliou a pegada de carbono de todos os seus produtos, a embalagem representou apenas 1% do total. Vou repetir: a embalagem representa apenas 1% da pegada de carbono dos produtos dessa empresa. <br /> <br /> Outro ponto que ser&aacute; objeto de grande aten&ccedil;&atilde;o &eacute; a &ldquo;An&aacute;lise de Ciclo de Vida&rdquo; que se tornar&aacute; a forma mais confi&aacute;vel de avaliar o verdadeiro impacto ambiental dos produtos. Um Estudo realizado na ind&uacute;stria de alimentos da Inglaterra, aplicando este m&eacute;todo, demonstrou que a embalagem representa, em m&eacute;dia, cerca de 10% do impacto total dos alimentos consumidos neste pa&iacute;s. <br /> <br /> Podemos prever, portanto, sem medo de errar, que haver&aacute; uma mudan&ccedil;a para melhor nas discuss&otilde;es relativas ao impacto da embalagem no meio ambiente. Sem d&uacute;vida o modo de vida contempor&acirc;neo e suas exig&ecirc;ncias s&atilde;o um terreno f&eacute;rtil para o desenvolvimento de mais e melhores embalagens como estamos vendo pelos lan&ccedil;amentos recentes que estamos monitorando no Laborat&oacute;rio da ESPM.<br /> <br /> Mas afinal, o que podemos esperar para os pr&oacute;ximos tempos, o que vem por a&iacute; em termos de embalagem? Podemos prever que as pessoas beber&atilde;o cada vez menos &aacute;gua da torneira e mais &aacute;gua mineral embalada em garraf&otilde;es e garrafas. A Nestl&eacute; j&aacute; havia percebido isso, e embora seja originalmente uma ind&uacute;stria de alimentos, se tornou l&iacute;der mundial em &aacute;gua mineral.<br /> <br /> As pessoas ter&atilde;o cada vez menos tempo para ficar no fog&atilde;o cuidando das panelas e, por isso, o consumo de alimentos prontos vai aumentar bastante. Mas isso todo mundo j&aacute; sabia. A novidade &eacute; o sucesso do sandu&iacute;che pronto, a pizza em peda&ccedil;os individuais para aquecer no microondas e assim por diante. A comida pronta que vem ganhando terreno &eacute; o fast food caseiro. <br /> <br /> No futuro as pessoas ter&atilde;o menos filhos e viver&atilde;o mais tempo sozinhas em suas longas velhices e, por isso, os animais de companhia se tornar&atilde;o indispens&aacute;veis. A Nestl&eacute; tamb&eacute;m j&aacute; havia percebido isso e se tornou l&iacute;der mundial em Pet Food.<br /> <br /> Sabemos que as mulheres respondem por 75% de todo o consumo e sua influ&ecirc;ncia no mundo de hoje e do futuro s&oacute; faz crescer. Assim, produtos voltados para a mulher que j&aacute; representam sete das categorias com maior n&uacute;mero de lan&ccedil;amentos em 2010 continuar&atilde;o em evid&ecirc;ncia. A beleza como &ldquo;valor&rdquo; se tornar&aacute; ainda mais evidente e alimentos que promovem a beleza tendem a se expandir. <br /> <br /> Os &ldquo;Nutrac&ecirc;uticos Cosm&eacute;ticos&rdquo; formam uma nova categoria em ascens&atilde;o. Empresas como a Shiseido, tradicional no ramo de cosm&eacute;ticos, est&atilde;o entrando no ramo de alimentos funcionais voltados para promover a beleza de suas consumidoras porque perceberam que os tratamentos que atuam do lado de fora do corpo constituem atualmente um oceano vermelho cheio de competidores vorazes. <br /> <br /> A solu&ccedil;&atilde;o &eacute; fazer o tratamento de beleza pelo lado de dentro do corpo. Solu&ccedil;&otilde;es como esta indicam que as mulheres estar&atilde;o no centro das preocupa&ccedil;&otilde;es das ind&uacute;strias que far&atilde;o cada vez mais produtos e embalagens voltados para ela. <br /> <br /> O porta copos dos autom&oacute;veis modernos e o tr&acirc;nsito das grandes cidades criaram um novo ponto de venda para produtos de todo tipo que venham em recipientes capazes de encaixar nestes recept&aacute;culos. Falta total de tempo, consumo em movimento, jornadas estendidas para estudar a noite, fazer p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, MBA, estudar ingl&ecirc;s, fazer gin&aacute;stica na academia, yoga, shiatsu e outras atividades do g&ecirc;nero, obrigar&atilde;o os consumidores a carregarem consigo alimentos e bebidas port&aacute;teis. <br /> <br /> A &ldquo;Pocket Water&rdquo; em embalagens flex&iacute;veis tipo stand-up-pouch j&aacute; vem vindo a&iacute; e ser&aacute; item obrigat&oacute;rio no kit de sobreviv&ecirc;ncia urbana juntamente com a barrinha de almo&ccedil;o, a de jantar e a de caf&eacute; da manh&atilde;. Novas necessidades dos consumidores exigem novas embalagens e o futuro ser&aacute; repleto de embalagens que atendam as necessidades que a ind&uacute;stria conseguir enxergar.<br /> <br /> * Fabio Mestriner &eacute; Professor Coordenador do N&uacute;cleo de Estudos da Embalagem ESPM, Coordenador do Comit&ecirc; de Estudos Estrat&eacute;gicos da ABRE (Associa&ccedil;&atilde;o Brasileira de Embalagem) e autor dos livros Design de Embalagem Curso Avan&ccedil;ado e Gest&atilde;o Estrat&eacute;gica de Embalagem.</p>
Tendências para as embalagens em 2011
31 de janeiro de 2011