Tendências para as embalagens em 2011 31 de janeiro de 2011

Tendências para as embalagens em 2011

         

O que podemos esperar para os próximos tempos, o que vem por aí em termos de embalagem?

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<p>Por Fabio Mestriner*<br /> <br /> “Não é fácil predizer o futuro nem acertar o que vem por aí, mas tem algumas coisas que nós já sabemos…”<br /> <br /> No futuro nós já sabemos que haverá mais embalagens, pois a população está aumentando, as pessoas estão vivendo mais tempo, de forma mais ativa e morando nas cidades com um estilo de vida que exige mais produtos embalados. O modo de vida contemporâneo e suas demandas exigem mais e mais embalagens.<br /> <br /> Pesquisas do Laboratório de embalagem ESPM mostraram que nos lançamentos ocorridos no mercado nos últimos cinco anos o tamanho médio das embalagens mais lançadas caiu pela metade. Isso se deve a combinação de vários fatores, entre os quais podemos citar: Redução do tamanho das famílias, aumento da população single e das residências individuais, preocupação crescente com o desperdício e consequente exigência por embalagens mono-porções e ou com quantidades adequadas ao consumo individual.<br /> <br /> Como haverá mais embalagens e ela é a parte mais visível e reconhecível do lixo urbano tendo sido transformada em vilã pelo movimento ambientalista, a preocupação com a sustentabilidade estará em alta nos próximos anos até ser substituída por uma outra onda mobilizadora da sociedade.<br /> <br /> Neste cenário, uma mudança de atitude do setor de embalagem, que já começa a despontar, vai trazer mais racionalidade e qualidade técnica a discussão sobre este tema, mudando o foco desta questão de “sustentabilidade da embalagem” para “sustentabilidade do produto”. <br /> <br /> Num estudo recente realizado por uma grande multinacional que avaliou a pegada de carbono de todos os seus produtos, a embalagem representou apenas 1% do total. Vou repetir: a embalagem representa apenas 1% da pegada de carbono dos produtos dessa empresa. <br /> <br /> Outro ponto que será objeto de grande atenção é a “Análise de Ciclo de Vida” que se tornará a forma mais confiável de avaliar o verdadeiro impacto ambiental dos produtos. Um Estudo realizado na indústria de alimentos da Inglaterra, aplicando este método, demonstrou que a embalagem representa, em média, cerca de 10% do impacto total dos alimentos consumidos neste país. <br /> <br /> Podemos prever, portanto, sem medo de errar, que haverá uma mudança para melhor nas discussões relativas ao impacto da embalagem no meio ambiente. Sem dúvida o modo de vida contemporâneo e suas exigências são um terreno fértil para o desenvolvimento de mais e melhores embalagens como estamos vendo pelos lançamentos recentes que estamos monitorando no Laboratório da ESPM.<br /> <br /> Mas afinal, o que podemos esperar para os próximos tempos, o que vem por aí em termos de embalagem? Podemos prever que as pessoas beberão cada vez menos água da torneira e mais água mineral embalada em garrafões e garrafas. A Nestlé já havia percebido isso, e embora seja originalmente uma indústria de alimentos, se tornou líder mundial em água mineral.<br /> <br /> As pessoas terão cada vez menos tempo para ficar no fogão cuidando das panelas e, por isso, o consumo de alimentos prontos vai aumentar bastante. Mas isso todo mundo já sabia. A novidade é o sucesso do sanduíche pronto, a pizza em pedaços individuais para aquecer no microondas e assim por diante. A comida pronta que vem ganhando terreno é o fast food caseiro. <br /> <br /> No futuro as pessoas terão menos filhos e viverão mais tempo sozinhas em suas longas velhices e, por isso, os animais de companhia se tornarão indispensáveis. A Nestlé também já havia percebido isso e se tornou líder mundial em Pet Food.<br /> <br /> Sabemos que as mulheres respondem por 75% de todo o consumo e sua influência no mundo de hoje e do futuro só faz crescer. Assim, produtos voltados para a mulher que já representam sete das categorias com maior número de lançamentos em 2010 continuarão em evidência. A beleza como “valor” se tornará ainda mais evidente e alimentos que promovem a beleza tendem a se expandir. <br /> <br /> Os “Nutracêuticos Cosméticos” formam uma nova categoria em ascensão. Empresas como a Shiseido, tradicional no ramo de cosméticos, estão entrando no ramo de alimentos funcionais voltados para promover a beleza de suas consumidoras porque perceberam que os tratamentos que atuam do lado de fora do corpo constituem atualmente um oceano vermelho cheio de competidores vorazes. <br /> <br /> A solução é fazer o tratamento de beleza pelo lado de dentro do corpo. Soluções como esta indicam que as mulheres estarão no centro das preocupações das indústrias que farão cada vez mais produtos e embalagens voltados para ela. <br /> <br /> O porta copos dos automóveis modernos e o trânsito das grandes cidades criaram um novo ponto de venda para produtos de todo tipo que venham em recipientes capazes de encaixar nestes receptáculos. Falta total de tempo, consumo em movimento, jornadas estendidas para estudar a noite, fazer pós-graduação, MBA, estudar inglês, fazer ginástica na academia, yoga, shiatsu e outras atividades do gênero, obrigarão os consumidores a carregarem consigo alimentos e bebidas portáteis. <br /> <br /> A “Pocket Water” em embalagens flexíveis tipo stand-up-pouch já vem vindo aí e será item obrigatório no kit de sobrevivência urbana juntamente com a barrinha de almoço, a de jantar e a de café da manhã. Novas necessidades dos consumidores exigem novas embalagens e o futuro será repleto de embalagens que atendam as necessidades que a indústria conseguir enxergar.<br /> <br /> * Fabio Mestriner é Professor Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM, Coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) e autor dos livros Design de Embalagem Curso Avançado e Gestão Estratégica de Embalagem.</p>


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