<p>Como as pequenas e m&eacute;dias empresas podem competir com as grandes? Elas devem atuar em nichos de mercado que ofere&ccedil;am boas oportunidades de neg&oacute;cio e desenvolver modelos de gest&atilde;o inovadores, responde Renato Fonseca de Andrade, Gerente de Planejamento e consultor do Sebrae-SP. <br /> <br /> Os segmentos que despontam s&atilde;o de consumo precoce, formado por produtos e servi&ccedil;os para beb&ecirc;s, est&eacute;tica e apar&ecirc;ncia, terceira idade, produtos sustent&aacute;veis, eco solu&ccedil;&otilde;es e servi&ccedil;os voltados para a experimenta&ccedil;&atilde;o. Gerar experi&ecirc;ncia e focar em sustentabilidade s&atilde;o conceitos que podem ser aplicados em neg&oacute;cios existentes. &ldquo;Hoje, a loja passou a ser um espa&ccedil;o de viv&ecirc;ncia&rdquo;, aponta Andrade.<br /> <br /> A grande maioria das empresas no Brasil s&atilde;o pequenas e m&eacute;dias – 98%. Elas s&atilde;o respons&aacute;veis pela gera&ccedil;&atilde;o de 56% dos empregos, 28% do faturamento do setor privado e 20% do Produto Interno Bruto. Quase um ter&ccedil;o (27%) das PMEs criadas, no entanto, fecham suas portas no primeiro ano por falta de planejamento. &ldquo;Abrir uma empresa &eacute; f&aacute;cil. O dif&iacute;cil &eacute; faz&ecirc;-la dar certo e gerar lucro&rdquo;, afirma o especialista do Sebrae.<br /> <br /> Pequenas e m&eacute;dias empresas devem criar diferencia&ccedil;&atilde;o para brigar com as grandes. Por isso, o grande desafio &eacute; gerenciar com foco na inova&ccedil;&atilde;o. Elas precisam criar atratividade para vender. Empreendedores l&iacute;deres podem desenvolver este papel. Curioso, exigente, otimista e realizador, o mentor do novo neg&oacute;cio deve construir uma cultura de confian&ccedil;a, toler&acirc;ncia ao erro, comunica&ccedil;&atilde;o aberta, disposi&ccedil;&atilde;o para correr riscos, vis&atilde;o de longo prazo, senso de realidade, multidisciplinaridade, contato com o mercado, com as tend&ecirc;ncias e est&iacute;mulo ao pensar coletivo. &ldquo;Inovar n&atilde;o &eacute; apenas um insight, s&atilde;o processos&rdquo;, afirma Andrade. </p>
Tendências e modelos para pequenas e médias empresas
10 de novembro de 2010