<p><strong>Tend&ecirc;ncias do merchandising para 2007 </strong></p><p>*Por Chan Wook Min</p><p>Entramos em 2007 otimistas, principalmente no que se refere ao trabalho nos PDVs. J&aacute; atingimos a maturidade na comunica&ccedil;&atilde;o nos pontos-de-venda. Conhecemos melhor o espa&ccedil;o, a estrutura e relacionamento com os envolvidos, e o mais importante, o incremento em vendas. </p><p>A maturidade est&aacute; em saber o que queremos e o que esperamos de toda a&ccedil;&atilde;o de merchandising e quanto ela &eacute; importante estrategicamente para o mix de comunica&ccedil;&atilde;o. Com essa postura, podemos ter foco em alguns pontos cruciais para o desenvolvimento dessa ferramenta dentro do nosso mercado.</p><p>Antes de mais nada, &eacute; preciso facilitar o processo. E s&oacute; poss&iacute;vel com o di&aacute;logo entre as parte envolvidas, as ag&ecirc;ncias, os fornecedores de materiais de PDV, o varejo e a ind&uacute;stria, com claro consenso na determina&ccedil;&atilde;o de refer&ecirc;ncias de procedimento. </p><p>Em um espa&ccedil;o onde a decis&atilde;o de um produto ocorre com extrema velocidade e ainda se trata de um momento decisivo, muitas vezes sem volta, o fator tempo &eacute; muito precioso. E, para todos os envolvidos, o tempo sempre falta para todas as tarefas e a&ccedil;&otilde;es, especialmente para ind&uacute;stria que tem a sua equipe de marketing, trade mkt, e promo&ccedil;&atilde;o/ merchandising enxuta, a propor&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es e campanhas necess&aacute;rias versus tempo para planejar e executar devidamente &eacute; sempre deficit&aacute;ria.</p><p>E quando prorroga uma decis&atilde;o por necessidade de mais informa&ccedil;&atilde;o ou pesquisa, &eacute; justamente o tempo que o varejo cansou dos seus materiais da campanha anterior de comunica&ccedil;&atilde;o no PDV.&nbsp; O consumidor e o varejo, em conseq&uuml;&ecirc;ncia, est&atilde;o em constante transforma&ccedil;&atilde;o e pede velocidade nos lan&ccedil;amentos e nas novas campanhas.</p><p>Quando toda a cadeia est&aacute; alinhada no processo, ganharemos tempo precioso. Regras claras para concorr&ecirc;ncia, desenvolvimentos, prot&oacute;tipos, a entrega e instala&ccedil;&atilde;o. Quanto &agrave; negocia&ccedil;&atilde;o da instala&ccedil;&atilde;o dos displays e o per&iacute;odo da sua perman&ecirc;ncia nas lojas precisam estar acordado e cumprido para que a ind&uacute;stria possa fazer o seu investimento com coer&ecirc;ncia.</p><p>Dentro do formato de trabalho da nova gest&atilde;o do POPAI Brasil 2007/ 2008, estamos criando espa&ccedil;o para Comit&ecirc;s de Ind&uacute;stria, Comit&ecirc; de Varejo, Comit&ecirc; de Ag&ecirc;ncia e Comit&ecirc; de Fornecedor de Materiais de PDV, para troca de informa&ccedil;&otilde;es e experi&ecirc;ncias, mas, principalmente definir procedimentos de comum acordo para que possibilite dinamismos nas decis&otilde;es para que a cadeia ganhe velocidade que o mercado pede.</p><p>A miss&atilde;o do POPAI Brasil nessa nova gest&atilde;o continua sendo, tamb&eacute;m, estudar e gerar pesquisas sobre o comportamento do consumidor nos PDVs, acompanhar a aplica&ccedil;&atilde;o da tecnologia nos materiais, e de mensurar o retorno sobre o investimento.</p><p>Manter v&iacute;nculo estreito com as universidades estimulando os estudantes atrav&eacute;s de Pr&ecirc;mio Acad&ecirc;mico e cursos de treinamento para diversos n&iacute;veis de profissionais sobre o merchandising, al&eacute;m dos tradicionais eventos da entidade voltados para setor, tamb&eacute;m continuam.</p><p>A nossa meta &eacute; dobrar a verba destinada a comunica&ccedil;&atilde;o em ponto-de-venda e dobrar a participa&ccedil;&atilde;o de associados ao POPAI Brasil. &Eacute; um grande desafio, mas o resultado justificar&aacute;.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </p><p>Chan Wook Min &eacute; Presidente do POPAI Brasil – The Global Association for Marketing at Retail<br />Acesse: <a href="http://www.popaibrasil.com.br" target="_blank">www.popaibrasil.com.br</a></p>
Tendências do merchandising para 2007
10 de janeiro de 2007