<p>O Marketing vai sair fortalecido da crise financeira mundial. &ldquo;O Marketing vai crescer de import&acirc;ncia porque &eacute; a &uacute;nica &aacute;rea da empresa que promove aumento de vendas&rdquo;, aponta o Prof. Dr. Marcos Cortez Campomar, da FIA e da FEA/USP na Expomanagement 2009. O grande problema, para o especialista, &eacute; que muitas empresas ainda enfiam o produto goela abaixo dos consumidores e n&atilde;o criam mercados. &ldquo;Muitos profissionais n&atilde;o fazem planejamento por pregui&ccedil;a mental&rdquo;.</p> <p>A despeito do que chamou de modismos, como Marketing de Relacionamento, Data Base Marketing e Trade Marketing, h&aacute; tend&ecirc;ncias emergentes que vem sendo aplicadas no Marketing com sucesso. S&atilde;o elas: a cultura do churn, que indica a perda de clientes e o trabalho para ret&ecirc;-los; Cohort, que analisa e segmenta os consumidores por suas prefer&ecirc;ncias; Laddering, que ajusta o posicionamento de acordo com o mercado; Etnografia e Novas M&iacute;dias.</p> <p>Postado originalmente no <a target="_blank" href="http://hsm.updateordie.com/trends-insights/2009/12/tendencias-de-marketing-para-2010/">Blog da HSM</a>.</p>
Tendências de Marketing para 2010
2 de dezembro de 2009