TendĂȘncias e Insights de Marketing Digital para 2017 23 de janeiro de 2017

TendĂȘncias e Insights de Marketing Digital para 2017

         

Aquele papo "nĂŁo precisa estar em todas as mĂ­dias sociais " nĂŁo convence mais. Hoje a audiĂȘncia estĂĄ totalmente fragmentada. NinguĂ©m entra na mĂ­dia social. Elas jĂĄ estĂŁo no mobile

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Branding Digital antes do Marketing Digital

Antes de pensar em vender na web, pense em como você quer que sua marca seja percebida. Uma marca com uma boa reputação digital – seja estética ou de feedbacks positivos – gerará mais vendas quando chegar o próximo passo, o marketing digital.

Votações no Facebook Live

Apesar do Facebook não gostar das votações aparecendo nos feeds dos usuários, elas caíram no gosto dos brasileiros em 2016 e seguirão crescendo em 2017. Uma das motivações deste comportamento é a própria política brasileira em crise. As pessoas querem dar sua opinião, seu voto. A saber: as votações são feitas através de um software capaz de fazer a transmissão, o que recomendo é o Open Broadcast Software.

Storytelling com o Stories do Instagram

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O Stories do Instagram tem gerado em até 20% mais de visualizações que o feed da rede social. Sendo assim, muitas blogueiras estão usando o Stories para avisar que entrou foto nova no feed. Num primeiro momento parece estranho, uma chamada para a própria rede social, mas se o storytelling for bem construído o engajamento é garantido. As marcas devem copiar este comportamento das influencers.

Invasão dos chatbots

Esses sistemas de inteligência artificial farão transações e muitas outras tarefas interativas online que hoje nós fazemos.

Educação Online

Em épocas de crise as pessoas buscam maior especialização para garantirem seus postos de trabalho ou buscarem empreender. E nada disso é possível sem conhecimento. Ou seja: o segmento da educação online só vai crescer em 2017. A dica é buscar um nicho. 

Encontro de Culturas

Com todos os atentados que ocorreram no ano passado, eleição nos EUA, refugiados no Oriente Médio – a web tem provocado uma aproximação de culturas e exigido que as empresas coloquem seus valores a favor de grandes questões globais.

Chega de dicas

É hora das marcas mostrarem sua personalidade. Os consumidores já estão cansados de tantos cads os ensinando a viver. Também vemos uma queda nos leads gerados a partir de ebook. Ou seja: a marca necessita ter uma persona, real e relevante que gere uma conexão real com seu público-alvo.

Design de Conteúdo

As pessoas não acessam as marcas nas mídias sociais. Elas acessam os seus feeds pessoais. Ou seja: a marca que muda de design na web a cada semana não consegue gerar um vínculo a longo prazo com os internautas. Reputação é repetição.

Humanização das Marcas

Morte ao banco de imagens. Em 2017 invista em fotos reais da sua marca. Isto gera mais engajamento e humaniza a sua empresa. Mostre sua gente, sua arquitetura. E contrate Intagrammers para fazer este trabalho, eles terão um feeling da web maior que fotógrafos de estúdio.

Twitter e Instagram para prospecção real time

Imagine que você possui um e-commerce de roupa de bebês. Digite cada dia na busca do Twitter "roupa de bebê". Ali você achará diariamente no mínimo 10 pessoas / prospects falando sobre este assunto. Você poderá criar um vínculo com estas pessoas e vender. Quando falamos no Instagram estas pessoas podem ser encontradas através das hashtags.

A Indústria escoando o seu estoque no E-commerce

A última Black Friday no Brasil demostrou este comportamento da indústria. O que fará os varejistas remodelarem seus negócios na web neste ano.

Ações pontuais no WhatsApp

Um chip com um número de celular custa R$ 10. O ponto central de ações no WhatsApp é o relacionamento. Contudo, você pode fazer isto em momentos específicos, com números específicos, gerando métricas reais em cima da ação. Por exemplo: pode ter um número de Whatsapp para tirar dúvidas de um novo produto que esta lançando.

Vídeos longos e Anúncios no YouTube

Foi-se o tempo em que se tinha aquele pensamento que vídeos no YouTube precisavam ter até 3 minutos. A cada ano só aumenta o consumo de vídeos e eles estão cada vez mais longos. Se tem uma boa história para contar não se limite pelo tempo. E não esqueça de anunciar no Youtube. Apesar dele ser o segundo maior buscador do mundo – só perde para o Google –  ainda é baixo o investimento em anúncios. Ou seja: muito espaço para sua empresa conquistar.

SMS, sim!

Se você trabalha com eventos o uso de SMS deve ser quase uma lei. Pois a facilidade de confirmar num evento no Facebook faz com que cause uma falsa impressão do público real. É preciso lembrar as pessoas. E nada melhor que SMS para isso. Também vale para datas especiais.

E-mail marketing customizado

O e-mail, se utilizado de forma estratégica, além das clássicas frases prontas, pode garantir bons resultados de vendas e valor agregado para a marca em 2017. Um exemplo é customizar o mesmo com base nas fotos de clientes nas redes sociais. Digo: escolha uns 30 clientes que mais compraram de sua empresa neste ano, veja que tipo de comportamento eles têm na rede e customize o layout da peça com base nisto. Você irá surpreender o usuário e ainda gerar a moeda mais importante dos dias atuais: o compartilhamento social.

Anúncios em Canvas no Facebook

É um novo formato de anúncio em tela cheia no Facebook para dispositivos móveis que permite um design imersivo dentro da plataforma e com diversos recursos multimídias.

Uberização da vida

Com referência ao Uber, a cada dia teremos mais plataformas que eliminam intermediários (ou funcionam como um meio de campo) entre quem pode oferecer um serviço e quem deseja contratá-lo. Seja para transporte urbano, para alugar uma casa ou um quarto durante alguns dias, como é o caso do Airbnb. Já existe no mercado a 4all, uma plataforma digital que conecta diferentes segmentos de mercado e permite pedir delivery, realizar pagamentos e agendamentos num mesmo canal.

Em muitas mídias sociais, sim!

Aquele papo "não precisa estar em todas as mídias sociais, esteja bem numa só" não convence mais. Hoje a audiência está totalmente fragmentada. Ninguém entra na mídia social. Elas já estão conosco no mobile. E vence a marca que for encontrada a cada rolar de dedos no smartphone. Sendo assim, o que importa é a entrega de conteúdo dentro do contexto. Não importa qual a rede, importa que sua marca seja relevante naquele ponto de contato. E se você só aposta em uma: as chances de ser visto diminuem ou se anulam.

Há ainda mais tendências: SEO para Apps, Inbound PR, Leitura Escaneada, Realidade Aumentada, Facebook Iq, Brindes Sociais, Google AMP Everywhere, Facebook Messenger for Business, Marktplace, Content Remarketing, Live Streaming, Vídeos 360, A busca pelo feedback positivo e Mídia Programática.


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