Tendências de comunicação digital e Marketing para 2023 Bruno Mello 20 de outubro de 2022

Tendências de comunicação digital e Marketing para 2023

         

Isabela Pimentel apresenta tópicos que impactarão negócios no próximo ano

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Tendências de comunicação acabam impactando muito na elaboração dos planejamentos estratégico e até mesmo na definição das verbas para o próximo ano, por isso, já começamos a nos aprofundar na leitura dos relatórios setoriais , a fim de obter insights valiosos. Vamos lá!

O que esperar das tendências 2023?

Segundo dados da Global Interconnection Index (GXI), mais de 50% dos empresários pretendem focar na construção de novos modelos de negócio digital em 2023, adaptando seu ecossistema, cadeia de valor e plataforma de marca para ter mais sinergia e evitar falhas, crises e danos reputacionais.

Em paralelo às mudanças nos modelos de negócio, é esperado o fortalecimento do que Kotler denominou de Marketing 5.0, que possui as seguintes características:

1.    Marketing ágil: ao invés de grandes entregas e demoradas planilhas e projetos, os gestores de marketing deverão desenvolver e aprimorar produtos e serviços com base nos insights dos consumidores, nos chamados ciclos ágeis, sprints ou entregas faseadas.

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2.    Marketing preditivo:  cada vez mais, o marketing deve utilizar dados para entender e prever tendências no comportamento do consumidor;

3.    Data driven: todo e qualquer novo conteúdo ou campanha deve ser baseado em dados e análises estratégicas.

Comportamento do consumidor x social media

De acordo com a pesquisa WGSN’s Future Consumer 2023,  outro ponto que vai crescer ainda mais no próximo ano é o chamado Marketing da Interface por Voz do Usuário (VUI), o que impacta até mesmo na produção do conteúdo para interações entre usuários e máquinas.

Também é esperado um incremento das vendas realizadas em plataformas sociais, o chamado Social Commerce, ou s-commerce. Essa mudança se faz cada vez mais presente nos desafios do  ecommerce tradicional, que passa a abranger também o espaço das redes sociais, antes mais voltadas para consumo de informação e entretenimento.

Produção de conteúdo: desafios e tendências 2023

E por falar em conteúdo, os conteúdos em áudio, como podcasts , também irão se fortalecer ainda mais. De acordo com dados do Juniper Research, as transações de anúncios por voz atingirão o marco de US$ 19,4 bilhões até 2023.

A entrega de conteúdos em pílulas, mais simples e diretas, o chamado Snack Content,  também vem sendo apontado pela Hootsuite como um forte chamariz para as marcas que querem fazer parte de diferentes momentos da jornada do consumidor.

Os vídeos curtos e verticais (Tiktok, Instagram Reels) estão agora também incluídos nos pacotes oferecidos por muitas empresas de social media, devido ao fato de estarem em crescimento e fazendo parte da rotina dos usuários de redes sociais.

Rotina, consumo de informação e acesso aos dados

Se os aúdios e podcast se tornam conteúdos de reflexão e uma espécie de segunda tela para o hábito desse consumidor mais conectado, que pensa em algo enquanto desempenha uma atividade principal, de acordo com a Social Media Trends, da Hootsuite, o consumo de vídeos curtos não vai parar de crescer, sendo um ponto de destaque diretamente relacionado à influência do TikTok e ao algoritmo de entrega do conteúdo nas plataformas.

Ainda em relação aos usuários, a tendência é que cada vez mais estejam conscientes e críticos sobre o uso que é feito dos seus dados pelas empresas: uma pesquisa recente da KPMG com mais de 1.000 consumidores concluiu que 56% desejavam ter mais controle sobre os seus dados.

E por falar em uso de dados, o debate sobre os cookies e seu futuro segue forte. De acordo com o relatório da Hootstuite e Talkwalker (2022), “enquanto o Google trabalha para retirar o cookies de rasteamento até 2023, o futuro da publicidade social ainda precisa ser definido. Para as marcas, isso significa aprender a equilibrar a necessidade de serviços personalizados, consentimento e conformidade. Embora o ‘futuro sem cookies’ pareça ser brilhante para anunciantes, bons editores e consumidores, aqueles que têm lucrado com a coleta de dados invasivos de privacidade dos usuários precisarão repensar sua estratégia”, conclui a pesquisa.

Para nossa consultora e especialista em mídias digitais e planejamento de comunicação, Isabela Pimentel, será impossível praticar uma comunicação estratégica e integrada, sem considerar, em 2023:

1.    Diversidade e inclusão em campanhas, ações e projetos digitais;

2.    Acessibilidade na oferta dos conteúdos e na construção dos canais;

3.    Experiência do usuário e consumidor integrada (On e offline em sinergia);

4.    Adoção de uma postura omnichannel, em que os canais orquestrados complementem a jornada do usuário (utilizando a visão do marketing estratégico);

5.    Uso da inteligência artificial para aprimorar o relacionamento com cliente;

6.    Business Intelligence (B.I.);

7.    Marketing de influência, tendo os influencers como cocriadores e não meros ‘garotos propaganda’;

8.    Investimento em branding e ESG (marcas tradicionais precisam se reposicionar diante de causas urgentes da sociedade atual e gerações futuras);

9.    Reestruturação da cultura organizacional e dos modelos organizacionais muito hierarquizados, em prol de uma mentalidade ágil e mais fluída.

Como sua empresa está se preparando para os desafios de 2023?

Esse artigo faz parte da nossa curadoria de conteúdo e será atualizado com a divulgação de novos insights e pesquisas.


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