Tendência para 2021: conheça as principais ações do varejo para manter sua relevância Bruno Mello 5 de fevereiro de 2021

Tendência para 2021: conheça as principais ações do varejo para manter sua relevância

         

Relatório da Wunderman Thompson Intelligence mostra como empresas do setor estão se reinventando e os motivos para ser tendência para 2021

Tendência para 2021: conheça as principais ações do varejo para manter sua relevância
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O varejo está entre os setores vistos como tendência para 2021, segundo o relatório The Future 100, feito pela Wunderman Thompson Intelligence.

Cada vez mais empresas do varejo inovam com plataformas virtuais que derrubam os limites entre físico e digital.

Varejo como tendência para 2021

O estudo mostra que, em março de 2020, a plataforma digital Xcommons fez parceria com a empresa varejista ICY para criar um desfile virtual. Por outro lado, a casa de moda virtual The Fabricant, produz peças digitalmente para os avatares dos clientes em redes sociais e jogos.

No varejo automotivo as concessionárias da Volkswagen na Austrália buscam atender à evolução das necessidades dos consumidores com um novo processo de compra. Ou seja, com o projeto implantado em outubro do ano passado, os clientes podem personalizar os veículos online.

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Nos Estados Unidos, a Ford leva as concessionárias para a garagem dos compradores com experiência em realidade aumentada

Nesse sentido, a Driveway Dealership leva os usuários para conhecer a caminhonete F-150 por dentro e por fora, virtualmente, além de visualizar como ele ficaria na casa do cliente. Assim como em outras indústrias, a categoria de automóveis também exige experiências digitais interativas e envolventes.

Experiência digital fortalece tendência para 2021

Outro formato que surge como tendência para 2021 são as lojas criadas apenas para atender pedidos online. A Whole Foods Market abriu uma loja em Nova York onde o público não pode entrar.

As redes Kroger e Giant Eagle também estão experimentando apenas formatos de loja pick-up.

Enquanto a Macy’s converteu duas lojas neste modelo para atender a demanda do comércio eletrônico durante a temporada de férias e Natal.

O Walmart transformará quatro lojas nos Estados Unidos como laboratório de testes para soluções digitais e outros 42 pontos de distribuição regionais, que hoje abastecem lojas, serão direcionados para atender pedidos online.

Por isso, cada vez mais as empresas varejistas buscam otimizar seus estoques e cumprir prazos de entrega para ganhar relevância.

No varejo voltado para beleza, um novo conceito de cosméticos do MAC Innovation Lab oferece estações onde os consumidores podem experimentar virtualmente produtos ou looks criados por maquiadores locais.

Além disso, a plataforma permite que o usuário encontre uma base a partir de touchscreen que considera a tonalidade correspondente ao tom de pele de cada pessoa.

Live commerce

Outra tendência descoberta pelo relatório chama-se comércio ao vivo.

O live commerce funciona com um influenciador em transmissão de streaming ao vivo para demonstrar produtos e interagir com o público em tempo real.

Certamente, este formato tem popularidade na Ásia, principalmente na China, onde o Singles’ Day contou com 30 canais de transmissão ao vivo na plataforma Taobao Live. Resumindo, o resultado de cada canal foi de mais de US$ 15,3 milhões em valor bruto.

Leia também: Tendências para o Varejo em 2021

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