<p>Unir a experi&ecirc;ncia de 20 anos da ag&ecirc;ncia de cria&ccedil;&atilde;o Casa de V&iacute;deo &agrave; vontade de inovar nos detalhes deu origem &agrave; Tempero da Casa. A ag&ecirc;ncia de comunica&ccedil;&atilde;o &eacute; resultado de pedidos dos clientes que queriam &ldquo;algo mais&rdquo;, al&eacute;m do comum, do tradicional. Esta demanda foi traduzida no &ldquo;tempero&rdquo; que a ag&ecirc;ncia promete dar a cada projeto, de forma singular. Atualmente, o forte da empresa s&atilde;o os eventos, mas entre os trabalhos incluem-se a&ccedil;&otilde;es como as de incentivo, endomarketing, lan&ccedil;amentos de produtos, relacionamento, capacita&ccedil;&atilde;o e premia&ccedil;&atilde;o.<br /> <br /> Para entrar em um mercado t&atilde;o competitivo, a primeira etapa, obviamente, foi aprender a participar das concorr&ecirc;ncias, como explica Helder Peixoto, s&oacute;cio-diretor da Tempero da Casa e CEO da Casa de V&iacute;deo, em entrevista ao Mundo do Marketing. &ldquo;Depois, aprendemos a fazer eventos diferenciados&rdquo;, diz. Esta foi a forma que a Tempero encontrou para se destacar e hoje ter em seu portf&oacute;lio clientes como Citibank, Visa, Credicard, Honda, Roche, Pfizer, Kimberly-Clark, entre outros.<br /> <br /> O nome escolhido n&atilde;o foi &agrave; toa. A ag&ecirc;ncia vai al&eacute;m da ideia de que &eacute; preciso dar um toque especial &agrave;s a&ccedil;&otilde;es realizadas e convida os clientes a provar do seu pr&oacute;prio tempero. &ldquo;Marcamos reuni&otilde;es na hora do almo&ccedil;o e servimos uma comida caseira. Queremos oferecer um ambiente que seja a cara desse almo&ccedil;o porque acreditamos que poucas ag&ecirc;ncias usam esse tempero caseiro em suas a&ccedil;&otilde;es&rdquo;, compara Peixoto.<br /> <br /> <strong>De olho no agroneg&oacute;cio</strong><br /> O objetivo &eacute; fugir do lugar comum, o que a Tempero da Casa chama de &ldquo;industrializa&ccedil;&atilde;o&rdquo;. &ldquo;N&atilde;o queremos ser industrializados. Queremos crescer, como todo mundo, mas com a cara das empresas, com detalhes&rdquo;, comenta Riane Pontarelli, s&oacute;cia-diretora da Tempero, em entrevista ao site. &ldquo;No mercado &eacute; comum o cliente encontrar um grupo de pessoas que nunca viu na vida. Aqui, a ideia &eacute; formar um time em que o cliente nos encontre do come&ccedil;o do processo at&eacute; o final&rdquo;, complementa Peixoto.<br /> <br /> Para manter este clima caseiro, a ag&ecirc;ncia tem como sua principal ferramenta de Marketing o boca a boca e a confian&ccedil;a conquistada pela Casa de V&iacute;deo no mercado nos &uacute;ltimos 20 anos. Aliada &agrave; &ldquo;pitadinha&rdquo; exclusiva que cada cliente recebe da Tempero da Casa, est&aacute; a tecnologia, ingrediente fundamental para o sucesso dos eventos que unem o lado art&iacute;stico a inova&ccedil;&otilde;es.<br /> <br /> Um exemplo s&atilde;o as a&ccedil;&otilde;es realizadas para a Syngenta, voltada para o mercado de agroneg&oacute;cio. Atualmente, a ag&ecirc;ncia percorre o pa&iacute;s com bolhas itinerantes. Em uma semana s&atilde;o realizados tr&ecirc;s eventos em cidades diferentes para levar as novidades do mercado aos agricultores. A cada dois dias, uma equipe de cerca de 20 funcion&aacute;rios monta e desmonta as bolhas que contam com informa&ccedil;&otilde;es sobre o cultivo de produtos como caf&eacute;, soja e cana.<br /> <br /> <strong>Mais de 20 mil consumidores impactados</strong><br /> Em cada tenda, os convidados encontram informa&ccedil;&otilde;es sobre um produto espec&iacute;fico e como melhorar a sua qualidade e aumentar a sua produtividade. Os produtores ainda podem conhecer as solu&ccedil;&otilde;es da empresa de forma interativa. Outro projeto realizado pela Tempero da Casa para o mercado de agroneg&oacute;cio conta com uma carreta de 14 metros que h&aacute; dois anos roda o Brasil inteiro com foco nos pequenos produtores. A iniciativa apresenta os produtos e as caracter&iacute;sticas da empresa aos consumidores. Desde o in&iacute;cio, as a&ccedil;&otilde;es j&aacute; impactaram mais de 20 mil agricultores.<br /> <br /> As a&ccedil;&otilde;es t&ecirc;m sua origem na proposta inicial de planejamento estrat&eacute;gico da ag&ecirc;ncia que continha ofertas como o caminh&atilde;o e as bolhas. Atualmente, a Tempero da Casa estuda um novo projeto para a carreta para o ano que vem. &ldquo;Temos que aproveitar o investimento em outras a&ccedil;&otilde;es. 2010 &eacute; ano de Copa, por exemplo&rdquo;, aponta Helder Peixoto, deixando uma dica.<br /> <br /> Os eventos tamb&eacute;m dividem espa&ccedil;o com a&ccedil;&otilde;es como as de incentivo para o Citibank e os mais variados lan&ccedil;amentos de produtos. Para a pr&oacute;pria Syngenta, a Tempero da Casa rodou o Brasil divulgando uma certifica&ccedil;&atilde;o para o algod&atilde;o cultivado no pa&iacute;s. A a&ccedil;&atilde;o reuniu outdoors, promotoras, cart&otilde;es-postais com o selo, entre outras ferramentas que indicavam onde encontrar algod&atilde;o de qualidade. Atualmente a ag&ecirc;ncia comanda por Riane Pontarelli conta com cerca de 40 funcion&aacute;rios. Talvez este tempero seja a explica&ccedil;&atilde;o para que, em &eacute;poca de crise, enquanto todos demitem, a ag&ecirc;ncia continue contratando.</p> <p><em>* Com reportagem de Bruno Mello.</em></p>
Tempero da Casa une experiência aos detalhes
6 de novembro de 2009
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