Tecnologia para ajudar o varejo e a indústria 13 de janeiro de 2011

Tecnologia para ajudar o varejo e a indústria

         

Palestra com Siemens, Microsoft, IBM e SAP mostra o caminho

Publicidade

Tecnologia para ajudar o varejo e a indústriaComo ficar em contato com o que o consumidor quer? As reportas são muitas, os caminhos são diversos, mas o meio pode ser um só: a tecnologia. Siemens, Microsoft, IBM e SAP marcaram forte presença na 100ª edição da NRF para convencer os varejistas de que suas soluções são as melhores para gerar maiores receitas e reduzir os custos.
 
Para o nosso grupo, as companhias fizeram uma apresentação especial. Um dos maiores destaques ficou por conta do programa da Siemens que faz a gestão do ciclo de vida do produto. O gerenciamento vai desde a pesquisa até o sampling no ponto de venda, passando pelo desenvolvido.
 
Sistemas como estes podem acelerar o retorno sobre o investimento. Para isso, é importante monitorar as redes sociais e saber o que o consumidor está achando da marca. Segundo a IBM, 93% dos consumidores nos Estados Unidos acessam os meios digitais para falar sobre as marcas do varejo.
 
Desenvolver uma estratégia digital não é mais opcional, portanto. “Mas elas não darão certo se os processos operacionais das empresas não funcionarem”, aponta Lucas Gabrielli (foto), executivo da IBM. “Quando você olha para um negócio que é gerenciado da melhor forma, pode ver pontos de melhorias sustentáveis”, aponta.
 
Monitorando o comportamento dos consumidores, a IBM mapeou mudanças em suas prioridades nos últimos anos. Se antes as pessoas tinham como preocupação principal a qualidade, hoje é o preço que conta. A experiência na loja deu lugar à conveniência, seguida por disponibilidade do produto, sortimento, qualidade, experiência no ponto de venda, prestação de serviços e multicanal.


Publicidade