Super e Hipermercados impulsionam crescimento do varejo 15 de outubro de 2009

Super e Hipermercados impulsionam crescimento do varejo

         

Somado a produtos alimentícios, bebidas e fumo, segmento registra alta de 8,5% em agosto, comparado ao mesmo período do ano passado

Publicidade

<p>As vendas do varejo tiveram em agosto uma expansão de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o IBGE. O segmento de hiper e supermercados foi o responsável pelo crescimento, registrando alta 8,4% nas vendas. Somando os segmentos de produtos alimentícios, bebidas e fumo, este número sobe para 8,5%.</p> <p>Em comparação com as principais economias do mundo, o Brasil ocupa uma posição privilegiada. Nos Estados Unidos, o varejo teve queda de 7,21% em agosto e de 8,0% no acumulado do ano, excluindo automóveis. Já na zona do euro, o recuo foi de 2,6%, tanto no mês quanto no ano.</p> <p>O setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, categoria que inclui celulares e computadores, teve em agosto o pior desempenho desde janeiro de 2005, com uma expansão de apenas 0,1% na comparação anual.</p> <p>Por outro lado, no ano, o crescimento é bastante sólido: 10,3%. Entre os segmentos mais dependentes de crédito, destacam-se móveis e eletrodomésticos, com crescimento de 0,6%. No ano, porém, o desempenho do setor ainda é negativo, em 1,6%.</p> <p>No entanto, embora o volume de vendas esteja se recuperando, em faturamento, o desempenho de móveis e eletrodomésticos continua negativo: -0,2% em agosto. No varejo ampliado, as vendas cresceram 5,5% na comparação anual, levando o acumulado de 2009 a uma expansão de 3,7% em relação aos primeiros oito meses do ano passado.</p>


Publicidade