Sua Comunicação Interna já é Digital? 13 de junho de 2017

Sua Comunicação Interna já é Digital?

         

Como transformar o digital numa prática na minha organização? Veja um Guia rápido para sua empresa renovar a interação com os colaboradores aproveitando o melhor da Era Digital

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O digital veio para ficar! Quem já não ouviu essa afirmação? Pois bem. Não é novidade para ninguém que, a cada ano, a tecnologia em suas infinitas possibilidades de dispositivos, plataformas e formatos vem revolucionando nosso dia-a-dia, transformando nossa maneira de comunicar e agir, muitas vezes sem a gente nem perceber.

Os números das redes sociais não nos deixam enganar. Já somos 1,8 bilhões de usuários ativos no Facebook. Visualizamos e publicamos conteúdo diariamente no Snapchat, plataforma que conta com 150 milhões de pessoas. Também fazemos parte do grupo de 1 bilhão de usuários do Youtube e por aí vai.

Graças a plataformas como essas, estamos consumindo informações numa velocidade e quantidade cada vez maior e, com o avanço tecnológico em marcha acelerada, essa tendência só deve aumentar.

É tudo tão novo e, ao mesmo tempo, tão intuitivo que a gente nem se dá conta, mas para conseguirmos acompanhar e aproveitar todo esse conteúdo disponível ao toque de nossos dedos estamos passando por uma grande transformação. Nem percebemos, mas também estamos nos adaptando a tanta agilidade, conectividade e disponibilidade. Vivemos atualmente o lema: “em qualquer lugar, a qualquer momento e via qualquer dispositivo”. Mas, o que essa mudança de comportamento ocasionada pela presença da tecnologia tem a ver com Comunicação Interna?

Tanto fora quanto dentro do ambiente de trabalho, somos pessoas ligadas em redes e conteúdos que nos circundam 24 horas por dia. Quando entramos nas empresas onde atuamos, não deixamos essa tecnologia e as informações de lado. Tudo continua presente no smartphone que temos na palma da mão. É por isso que quando estamos no trabalho, ao mesmo tempo em que conduzimos uma reunião de negócios e preparamos um relatório, também pedimos um táxi, vemos a previsão do tempo e curtimos fotos nas redes sociais. Tudo acontece simultaneamente e, de minuto a minuto, vamos trabalhando, nos informando e compartilhando conteúdos, pois é assim que vivemos hoje.

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Será que sua empresa tem sido capaz de estabelecer canais e formas de relacionamentos tão ágeis e fáceis tal como essas que já permeiam em nossas vidas?

Esse tem sido o grande desafio das organizações e cabe aos gestores de comunicação observar esse mundo digital com um olhar cada vez mais estratégico trazendo a tecnologia que já existe no nosso cotidiano para dentro do relacionamento entre empresa e colaborador a fim de estabelecer uma interação que favoreça o diálogo e a transparência. Mas, como transformar o digital numa prática dentro da minha Comunicação Interna? Preparei um guia rápido com dicas simples que podem nortear os passos de sua empresa nessa direção. Vamos lá!

1. Admita: você já deu os primeiros passos! Você ainda não se deu conta, mas as notícias na sua empresa são veiculadas de forma online, não é mesmo? Isso porque além de ter um custo reduzido, é assim que nossos colaboradores consomem informações atualmente. Ao toque dos dedos, tudo na tela. É por isso que seu tradicional house organ está migrando para versões interativas na internet. Ou que seus cartazes de campanhas de conscientização estão se transformando em posts nas redes sociais corporativas. Viu só? Sua Comunicação Interna já é digital! Mas, há muito que evoluir! Logo, assim como muitas empresas já fazem, você oferecerá apps por meio das quais seus colaboradores possam prestar contas, reservar um voo para uma reunião, ler e compartilhar uma notícia da sua organização. Você poderá ainda motivar sua equipe por meio iniciativas de gamification utilizando jogos online como estratégia para transformar o ambiente de trabalho em uma jornada mais leve e divertida.

2. Aceite: o audiovisual veio para ficar! Diversas pesquisas e artigos sobre o futuro da comunicação interna apontam a palavrinha “vídeo” em primeiro lugar. Quer um exemplo prático do que isso significa? As tradicionais folhas impressas dos murais estão sendo substituídas por um conteúdo objetivo e criativo que é veiculado nas TVs corporativas. Se você ainda não conhece esse recurso, vale a pena pesquisar. Há inúmeras empresas no Brasil oferecendo esse tipo de serviço com a qualidade e a agilidade necessária. Se você ainda resiste em utilizar audiovisual, lembre-se desse dado: somos 1 bilhão de usuários ativos do Youtube, a maior plataforma de vídeos do mundo! Estamos modificando nossa forma de obter informação. Já não usamos mais apenas o tradicional comunicado ou e-mail. Consumimos vídeos curtos com mensagens rápidas que logo compartilhamos via apps. Se essa é a realidade no nosso dia-a-dia, vale considerar o vídeo para as suas diversas formas de se comunicar com seus colaboradores, adaptando o tradicional texto em imagens, animações e muito mais!

3. Aprimore: a mensagem é hoje mais importante do que nunca! Se vivemos em meio a um bombardeio de informações por todos os lados, como fazer com que seu colaborador consuma a sua informação diante de tudo o que ele recebe? A dica é simples: personalize sua mensagem! Usando um recurso digital ou audiovisual, não se esqueça de produzir uma mensagem que seja exclusivamente do interesse do seu público alvo. Se colaboradores de diferentes níveis e setores trabalham na sua empresa, como fazer com que todos interajam com seu conteúdo? Personalize!

Afinal, uma informação relevante para seu pessoal de segurança não deve ser a mesma que para o pessoal da área técnica. Seus colaboradores precisam receber informações relevantes de acordo com o papel que desempenham na sua empresa e por meio da linguagem mais adequada possível. Com as plataformas digitais, segmentar essa mensagem está cada vez mais fácil!


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