<p><strong>Solteiros: mercado em ascens&atilde;o para o varejo</strong></p><p>Por Paulo Pandjiarjian*</p><p>Um dos nichos de mercado que mais vem crescendo no Pa&iacute;s &eacute; o mercado de produtos voltados exclusivamente aos solteiros. Segundo estudo do Programa de Administra&ccedil;&atilde;o no Varejo (Provar), realizado este ano em oito capitais brasileiras (S&atilde;o Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Recife e Porto Alegre), 10% do total de habitantes das cidades pesquisadas s&atilde;o solteiros.</p><p>Segundo a pesquisa, a popula&ccedil;&atilde;o total das cidades pesquisadas cresceu numa taxa anual de 1,85%, entre 1970 e 2000. J&aacute; o segmento dos consumidores que moram sozinhos cresceu 5,13% por ano, no mesmo per&iacute;odo, o que representa um grande crescimento deste p&uacute;blico no Pa&iacute;s. Por isso, criamos 10 dicas de como lidar com os solteiros no varejo:</p><p><span class="texto_laranja_bold">1)&nbsp;Descubra a import&acirc;ncia desse p&uacute;blico</span><br />No mercado do varejo, h&aacute; dia para tudo. Talvez, os poucos que sabem que 15 de agosto &eacute; o &ldquo;Dia dos Solteiros&rdquo; s&atilde;o os empres&aacute;rios que investem em produtos e servi&ccedil;os para o segmento. Mas os lojistas tamb&eacute;m devem tentar agradar este tipo de consumidor, celebrando o seu dia. E qual o perfil dos solteiros? S&atilde;o mulheres que ingressam no mercado de trabalho e adiam os planos de ter uma fam&iacute;lia para ser firmar profissionalmente, jovens que se separam dos pais para morar perto da universidade, descasados e solteiros que descartam a vida a dois.</p><p><span class="texto_laranja_bold">2)&nbsp;Identifique o tipo de solteiro</span><br />Existem dois subgrupos no mercado single: o das pessoas jovens e o da terceira idade. Seus h&aacute;bitos de consumo s&atilde;o diferentes, assim como a forma de conquist&aacute;-los. Os de menor faixa et&aacute;ria s&atilde;o mais fi&eacute;is a bens dur&aacute;veis, como aparelhos de som, e semidur&aacute;veis, a exemplo das roupas. Os idosos preocupam-se principalmente com o pre&ccedil;o e a comodidade. Por isso, fa&ccedil;a com que sua loja consiga atender &agrave;s necessidades do tipo de consumidor que voc&ecirc; quer focar. Se forem os idosos, lide com prazos de entrega e montagem ainda menores. Caso seja um cliente que trabalhe o dia inteiro, seria interessante ter um servi&ccedil;o de entrega para os finais de semana.</p><p><span class="texto_laranja_bold">3)&nbsp;Atenda de forma especializada</span><br />Geralmente, as pessoas solteiras moram em casas ou apartamentos de tamanhos menores que os de uma fam&iacute;lia. Por isso, na hora de comprar seus m&oacute;veis, este tipo de consumidor opta por produtos compactos e multifuncionais. O vendedor da loja precisa saber orientar o seu cliente na melhor escolha do mobili&aacute;rio, analisando suas reais necessidades de uso e de espa&ccedil;o f&iacute;sico. Uma pessoa que acabou de se separar, por exemplo, provavelmente vai precisar comprar m&oacute;veis para a sua nova casa. Seria importante, para ela, que a loja que vender os m&oacute;veis a ajude n&atilde;o s&oacute; na escolha, mas tamb&eacute;m na composi&ccedil;&atilde;o dos ambientes, prestando uma assessoria completa e eficiente.</p><p><span class="texto_laranja_bold">4)&nbsp;Venda nas quantidades e dimens&otilde;es certas</span><br />Conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&iacute;stica (IBGE), h&aacute; no Brasil pelo menos 3,8 milh&otilde;es de solteiros, descasados e vi&uacute;vos, que n&atilde;o t&ecirc;m com quem dividir a casa, as despesas e a comida guardada na geladeira ou no arm&aacute;rio. Essas pessoas costumam comprar alimentos em pequenas quantidades e s&atilde;o grandes consumidoras de comida congelada e pratos pr&eacute;-prontos, cujo preparo exige pouco tempo e esfor&ccedil;o. Por isso, tenha em sua loja m&oacute;veis de tamanhos proporcionais &agrave;s necessidades das pessoas solteiras, como mesas para cozinha compactas, arm&aacute;rios menores para as cozinhas e guarda-roupas com espa&ccedil;o condizentes ao uso de uma s&oacute; pessoa.</p><p><span class="texto_laranja_bold">5)&nbsp;Trabalhe com v&aacute;rias solu&ccedil;&otilde;es de pagamentos</span><br />Tenha em sua loja condi&ccedil;&otilde;es de pagamento &ldquo;el&aacute;sticas&rdquo;, ofertadas em parceria com institui&ccedil;&otilde;es financeiras, que aproximam desejo e realiza&ccedil;&atilde;o aos olhos e bolso do consumidor. Ganhar pouco sobre grandes volumes ou muito sobre quantidades reduzidas s&atilde;o outros posicionamentos que funcionam.</p><p><span class="texto_laranja_bold">6)&nbsp;Ofere&ccedil;a solu&ccedil;&otilde;es para organiza&ccedil;&atilde;o</span><br />O conceito de que um morador solit&aacute;rio tem casa bagun&ccedil;ada foi contrastado por outra realidade: trata-se de um consumidor de servi&ccedil;os personalizados, inclusive na est&eacute;tica pessoal, na arruma&ccedil;&atilde;o da casa e na alimenta&ccedil;&atilde;o, enfim, que se cuida melhor que a maioria das pessoas. Um indicador poderoso das mudan&ccedil;as ocorridas nesse n&uacute;cleo de mercado &eacute; a explos&atilde;o de cirurgias pl&aacute;sticas est&eacute;ticas, em que 30% da clientela s&atilde;o homens. Portanto, o oferecimento de mobili&aacute;rio que atenda essa tend&ecirc;ncia vai acertar em cheio o p&uacute;blico solteiro.</p><p><span class="texto_laranja_bold">7)&nbsp;Aposte em meios n&atilde;o convencionais</span><br />A caracteriza&ccedil;&atilde;o desse nicho de mercado imp&otilde;e, no entanto, uma advert&ecirc;ncia aos interessados: n&atilde;o usem os meios convencionais de venda, porque esses consumidores querem um tratamento espec&iacute;fico, tanto no que consomem quanto na abordagem de marketing. Este &eacute; o consumidor para quem n&atilde;o se deve oferecer servi&ccedil;os estritamente convencionais. Portanto, a dica aos empres&aacute;rios do setor de m&oacute;veis &eacute; a de prepararem suas pe&ccedil;as publicit&aacute;rias de uma forma muito especial, valorizando as caracter&iacute;sticas desse p&uacute;blico.</p><p><span class="texto_laranja_bold">8)&nbsp;Fique atento aos prestadores de servi&ccedil;o</span><br />O empregado prestador do servi&ccedil;o precisa estar satisfeito. Se ele n&atilde;o estiver, n&atilde;o vai satisfazer o cliente. Ele precisa ser treinado para dar valor aos detalhes que, na maioria das vezes, est&atilde;o al&eacute;m do seu universo, o que prejudica a exata compreens&atilde;o do seu papel. Quem trabalha com mobili&aacute;rio e atua com empresa terceirizada (como na &aacute;rea de montagem) precisa dar um treinamento especializado a toda a sua equipe, mesmo a terceirizada.</p><p><span class="texto_laranja_bold">9)&nbsp;Tenha na loja op&ccedil;&otilde;es mais modernas<br /></span>Conforme j&aacute; dissemos, o p&uacute;blico solteiro tem o perfil de ser mais &ldquo;descolado&rdquo;. Dessa forma, tudo o que remete &agrave; modernidade &eacute; bem visto. Para quem lida com m&oacute;veis, nada como investir em conceitos modernos e de vanguarda.</p><p><span class="texto_laranja_bold">10)&nbsp; Fa&ccedil;a parcerias</span><br />Uma dica importante &eacute; procurar se associar a outros nichos de mercado direcionado a esse p&uacute;blico. Um exemplo s&atilde;o as resid&ecirc;ncias e apartamentos com servi&ccedil;os direcionados aos solteiros, divorciados e casais sem filhos. Uma boa parceria, oferecendo o mobili&aacute;rio do apartamento decorado, faria a mensagem das empresas do setor chegar ao consumidor.</p><p>E uma mensagem bem recebida pode fazer maravilhas pelos seus neg&oacute;cios!</p><p>* Paulo Pandjiarjian &eacute; jornalista, consultor de varejo, &eacute; vice-presidente da ADVB DF &ndash; Associa&ccedil;&atilde;o dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil Distrito Federal, diretor de Rela&ccedil;&otilde;es Institucionais da ANEFAC &ndash; Associa&ccedil;&atilde;o nacional dos Executivos de Finan&ccedil;as, Administra&ccedil;&atilde;o e Contabilidade e diretor-geral da Pan Brasil Comunica&ccedil;&atilde;o Empresarial.<br />Contato: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p>
Solteiros: mercado em ascensão para o varejo
5 de setembro de 2007