<p>Por Marina Pechlivanis*<br /> <br /> O gifting, com seus sofisticados rituais de troca e suas articuladas pol&iacute;ticas de visibilidade, sempre foi uma excelente ferramenta para promover causas. Econ&ocirc;micas, sustent&aacute;veis, estrat&eacute;gicas, pol&iacute;ticas. E, por que n&atilde;o, sociais tamb&eacute;m.<br /> <br /> Devido ao seu mecanismo de desbloqueio que permite a entrada direta no universo particular das pessoas, o gifting tem o poder de mobilizar, potencializando o papel de divulga&ccedil;&atilde;o que diversas plataformas da m&iacute;dia t&ecirc;m. E quanto o assunto &eacute; fazer o bem, a gera&ccedil;&atilde;o de v&iacute;nculos fica ainda mais potente.<br /> <br /> Cases n&atilde;o faltam, inclusive vencedores do Promo&amp;Activation do Festival de Cannes (2010). Por exemplo, a memor&aacute;vel campanha da AFAL (Alzheimer Family Association) chamada Giving Memory: atores nas ruas abordam pessoas, questionando-as se os conheciam; frente &agrave; resposta negativa, explicavam que os portadores da doen&ccedil;a se sentiam exatamente desta forma e distribu&iacute;am cart&atilde;o com link para o site. Com investimento de menos de 120 euros, foi feito v&iacute;deo no You Tube que recebeu 1 milh&atilde;o de visitas no per&iacute;odo e se posicionou entre os mais populares e admirados do pa&iacute;s. Sem contar a tangibiliza&ccedil;&atilde;o desta hist&oacute;ria: pulseirinhas pendrive com 1Gb de mem&oacute;ria &agrave; venda no site.<br /> <br /> Outro case premiado foi o da AICMED, uma ONG focada em preserva&ccedil;&atilde;o ambiental indiana. Em parceria com a empresa Rollick Ice Cream, as crian&ccedil;as de Calcut&aacute; foram abordadas, ap&oacute;s as aulas, com picol&eacute;s. Surpresa: em todos os palitos, desenhos de animais polares em extin&ccedil;&atilde;o e frases como: &ldquo;Quando o gelo polar derrete, este animal n&atilde;o sobrevive. Vamos parar com o aquecimento global&rdquo;. As crian&ccedil;as foram convidadas a aderir &agrave; causa, e mais de 300 se tornaram volunt&aacute;rias, al&eacute;m de simpatizarem imediatamente com a causa.<br /> <br /> No Brasil, h&aacute; diversas campanhas nestes moldes, como a de redu&ccedil;&atilde;o de DST e preven&ccedil;&atilde;o de gravidez na adolesc&ecirc;ncia, com distribui&ccedil;&atilde;o de preservativos. Ou campanhas de redu&ccedil;&atilde;o de c&acirc;ncer de mama, como a marca &ldquo;no alvo da moda&rdquo;, que j&aacute; faz parte da paisagem urban&iacute;stica do pa&iacute;s. Falando do tema, merece destaque especial o trabalho do Instituto Se Toque, fundado em 2005 por Monica Serra, que tem por objetivo fomentar pol&iacute;ticas eficientes na &aacute;rea da sa&uacute;de da mulher. Com atua&ccedil;&atilde;o criativa participando em eventos como a SPFW e na presen&ccedil;a marcante na m&iacute;dia ao lado de celebridades e formadores de opini&atilde;o, esta &eacute; nossa convidada para explicar o poder do gifting na mobiliza&ccedil;&atilde;o em prol da sa&uacute;de p&uacute;blica.<br /> <br /> <strong>MP: De onde veio a id&eacute;ia do colar da vida, amuleto e talism&atilde; do Se Toque? Conte sobre a hist&oacute;ria e o poder deste &iacute;cone.</strong><br /> MS: O Colar da Vida resultou de uma preocupa&ccedil;&atilde;o especial em descobrir, ainda em tempo, o n&oacute;dulo mam&aacute;rio, uma vez que mais de uma mulher de minha fam&iacute;lia, por parte de pai e m&atilde;e, morreram de c&acirc;ncer de mama por t&ecirc;-lo descoberto tarde demais. O Colar nos ajuda a ter certeza de que devemos ter preocupa&ccedil;&atilde;o com exames de rotina. O Colar da Vida &eacute; um instrumento educativo, especialmente dirigido &agrave;s mulheres das fam&iacute;lias das crian&ccedil;as que abordamos nas escolas, pois elas s&atilde;o nossos melhores agentes transformadores de h&aacute;bitos de sa&uacute;de na fam&iacute;lia. <br /> <br /> Usar o Colar da Vida ajuda a mulher a se lembrar de fazer o autoexame mensal e a mamografia anual. E se n&atilde;o fosse por todas essas raz&otilde;es, a mulher usa o Colar da Vida porque &eacute; um lindo presente que o filho ou neto deu por se preocupa com ela. <br /> <br /> <strong>MP: A estrat&eacute;gia de distribuir gifts na SPFW, como bolsa, garrafa de &aacute;gua personalizada, adesivo e colar, deu resultado?</strong><br /> MS: Com certeza deu seu melhor resultado na consci&ecirc;ncia de todas aquelas mulheres que puderam identificar o glamour das modelos associado &agrave; id&eacute;ia que, para ser bonita, primeiramente tem que cuidar da sa&uacute;de. Essa foi nossa mensagem subliminar. Temos que agradecer &agrave; organiza&ccedil;&atilde;o da SPFW e especialmente &agrave; vis&atilde;o agregadora do Paulo Borges. A&ccedil;&otilde;es como essa s&atilde;o exemplares para o p&uacute;blico sentir que as empresas que apoiam este grandioso evento est&atilde;o engajadas nos grandes temas que permeiam a qualidade de vida. <br /> <br /> Portanto, nossa estrat&eacute;gia de distribuir gifts na SPFW, como a sacola de algod&atilde;o com nosso logo, nossa garrafa redonda de &aacute;gua e nosso colar com instru&ccedil;&otilde;es &uacute;teis &agrave;s mulheres chama a aten&ccedil;&atilde;o das mulheres para a causa. Desde o evento temos recebido e-mails e telefonemas de pessoas interessadas n&atilde;o s&oacute; nos produtos, mas tamb&eacute;m em contribuir com o trabalho da organiza&ccedil;&atilde;o. <br /> <br /> <strong>MP: O poder das trocas j&aacute; &eacute; conhecido no mercado: &eacute; dando que se recebe. E nas causas sociais, qual a rea&ccedil;&atilde;o das pessoas? </strong><br /> MS: As pessoas se motivam a doar ou consumir quando &eacute; em favor de uma causa com a qual se identificam. Existem empresas que associam sua marca a uma causa ou organiza&ccedil;&atilde;o social, &eacute; o chamado Marketing Relacionado &agrave; Causa. Parte da renda obtida com a venda de um produto &eacute; revertida para uma organiza&ccedil;&atilde;o, o que permite que a empresa expresse aos consumidores seus valores, al&eacute;m de utilizar estrat&eacute;gias de marketing em favor de uma causa. O Se Toque mant&eacute;m Marketing Relacionado &agrave; Causa com a designer de joias Camila Klein e mais recentemente com o Banco Santander, o que tem despertado o interesse das pessoas pelo nosso trabalho e tem contribu&iacute;do para fortalecer a imagem da organiza&ccedil;&atilde;o. <br /> <br /> Para quem n&atilde;o sabe, gift em ingl&ecirc;s &eacute; dom, &eacute; d&aacute;diva. Ainda n&atilde;o testou? Est&aacute; em tempo de experimentar!<br /> <br /> * Marina Pechlivanis &eacute; s&oacute;cia-diretora da Umbigo do Mundo, Mestre em Comunica&ccedil;&atilde;o e Consumo pela ESPM e coautora do livro Gifting (Campus Elsevier, 2009). <a href="javascript:location.href='mailto:'+String.fromCharCode(109,97,114,105,110,97,64,117,109,98,105,103,111,100,111,109,117,110,100,111,46,99,111,109,46,98,114)+'?'">[email protected]</a></p>
Social Gifting
16 de março de 2011