Serviço de streaming Deezer quer consolidar sua atuação no Brasil 25 de setembro de 2013

Serviço de streaming Deezer quer consolidar sua atuação no Brasil

         

Empresa oferece desconto de 50% por seis meses para atrair usuários para contas premium. Brasil é o segundo maior mercado da marca que está presente em outros 182 países

Publicidade

deezer,streaming,serviço,digitalO Deezer inicia uma promoção com o intuito de atrair mais usuários para a sua conta premium. O serviço de música por streaming está lançando sua primeira ação mais agressiva com este objetivo e, embora faça parte de uma estratégia global da marca, o Brasil encabeça a lista dos países que oferecem a promoção aos seus usuários. A empresa está oferecendo assinaturas por R$ 7,49 durante os primeiros seis meses, ao invés dos R$ 14,90 cobrados normalmente, e a expectativa é de aumentar o número de pagantes.

A escolha do Brasil para ser o primeiro a receber a promoção se deve ao fato do país ser o segundo maior mercado do serviço, perdendo apenas para a França, onde a empresa nasceu em 2009. O Deezer está presente hoje em 183 países e possui 10 milhões de usuários ativos nas contas gratuitas, mas apenas 4 milhões assinando o serviço premium. O objetivo é consolidar sua posição frente a concorrentes locais como Rdio, e também estrangeiros como o Spotify, que já anunciou que em breve iniciará suas operações no país.

Dependendo dos resultados obtidos aqui, o Deezer replicará a iniciativa também em outros mercados. Este novo momento na sua estratégia de Marketing busca incentivar a experimentação do serviço e assim conquistar embaixadores da marca. “Este é um segmento nascente aqui, embora existam alguns players locais mais antigos. E o Brasil é um mercado estratégico para a nossa estratégia global, pois o consumidor é muito engajado com tecnologia e o nível de aceitação é muito bom”, afirma Mathieu Le Roux, Diretor para América Latina do Deezer, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Foco no relacionamento com early adopters
Além da promoção, a marca investe em redes sociais e ações de relacionamento com os consumidores. O objetivo é conquistar os early adopters para o serviço e incentivar o boca a boca. “Esta é a melhor propaganda e por isso estimulamos a interação pelas redes sociais. Temos uma política de atendimento pelo digital muito ágil justamente para engajar estas pessoas. Elas são fundamentais na estratégia, pois ajudam a difundir a cultura do serviço”, explica Mathieu Le Roux.

O grande desafio é mostrar para o consumidor a vantagem de assinar um serviço por streaming ao invés de baixar as músicas por meios considerados ilícitos, que sempre tiveram uma aceitação muito forte entre o usuário brasileiro. “A única coisa que não podemos fazer é chamar este consumidor de pirata. Não é assim que funciona. Todo o foco da nossa estratégia é a conveniência do serviço. Por um valor muito atrativo, as pessoas têm a sua disposição um acervo  mais de 25 milhões de títulos, que podem ser acessados pelo computador, smartphone ou tablet, a hora que quiser, onde quiser, com alta qualidade. Acaba saindo caro e trabalhoso ter que baixar músicas por outros canais”, complementa o executivo.

Publicidade

Se no primeiro momento, a empresa queria que todos experimentassem o serviço, a partir de agora o esforço estará em oferecer mais benefícios para os usuários pagantes. O preço é competitivo se comparado a outros sistemas, como o iTunes. “Esta conveniência parece bobagem, mas muda tudo, pois em determinado momento o consumidor cansa de toda esta trabalheira para encontrar suas músicas. E o valor é muito interessante, pois é o preço que se paga por uma hora de estacionamento no Brasil. E o custo desta oferta é do Deezer, os artitas não serão prejudicados em seus ganhos”, diz Mathieu Le Roux, em entrevista ao portal.

Aproveite e leia também: Preferências do consumidor nos serviços mobile. Conteúdo exclusivo para assinantes + Mundo do Marketing. Acesse aqui.


Publicidade