<p><strong>Segmenta&ccedil;&atilde;o de listas aumenta relev&acirc;ncia das campanhas de e-mail marketing</strong></p><p>Por Fabio Nunes*</p><p>Faz parte dos princ&iacute;pios b&aacute;sicos do Marketing Direto a comunica&ccedil;&atilde;o dirigida e personalizada. Sabendo que seu p&uacute;blico-alvo tem prefer&ecirc;ncias distintas, culturas distintas e interesses distintos, para se obter melhores resultados &eacute; importante comunicar-se com cada perfil de audi&ecirc;ncia de maneira distinta. Relev&acirc;ncia &eacute; a palavra m&aacute;gica. </p><p>Trabalhar a segmenta&ccedil;&atilde;o de sua base de contatos para agrup&aacute;-la em listas de acordo com as prefer&ecirc;ncias (tamb&eacute;m conhecido como clusters) &eacute; o primeiro passo para entregar mensagens mais relevantes para seu p&uacute;blico. O ponto principal desta pr&aacute;tica &eacute; garimpar na base de dados (o famoso data mining) e identificar os perfis de audi&ecirc;ncia mais apropriados para receber sua mensagem e responder ao call-to-action, o mais importante. </p><p>Cada tipo de cliente, cada campanha de marketing pode ter uma necessidade distinta de segmenta&ccedil;&atilde;o, agrupar contatos por idade, sexo, localiza&ccedil;&atilde;o geogr&aacute;fica ou perfil de compra s&atilde;o os mais comuns, procure identificar em sua pr&oacute;xima a&ccedil;&atilde;o quais seriam os diferentes p&uacute;blicos que podem respond&ecirc;-la. Tome como exemplo o caso abaixo:<br />Imagine uma ag&ecirc;ncia de turismo especializada em pacotes de estudo no exterior, neste cen&aacute;rio voc&ecirc; pode falar de maneira individualizada com pelo menos dois p&uacute;blicos distintos: jovens que viajam para curtir e aproveitam para estudar e adultos que aproveitam o per&iacute;odo de descanso para aprimorar seus conhecimentos, isso para ser um pouco mais gen&eacute;rico, pois ainda pode ser levado em conta outros crit&eacute;rios. Para o primeiro grupo voc&ecirc; diz: Curta suas f&eacute;rias no exterior. Para o segundo, a mensagem deve ser diferente: Aumente seus conhecimentos durante as f&eacute;rias. &Eacute; uma diferen&ccedil;a sutil na comunica&ccedil;&atilde;o e na execu&ccedil;&atilde;o da a&ccedil;&atilde;o, mas que certamente ir&aacute; ser percebido de maneira diferente por quem recebe e trar&aacute; melhores resultados. </p><p>A diferen&ccedil;a na comunica&ccedil;&atilde;o pode ser t&atilde;o simples quanto criar um assunto (subjet) diferente para cada perfil, ou voc&ecirc; pode decidir preparar uma nova pe&ccedil;a para cada grupo. Quanto mais personalizado, melhores os resultados. A mudan&ccedil;a na execu&ccedil;&atilde;o pode ser simplesmente agrupar os contatos de sua base por idade e gerar listas segmentadas: maiores de 30 e menores de 30 (jovens). Se quiser personalizar ainda mais, utilize o sexo tamb&eacute;m como crit&eacute;rio: mulheres acima de 35 anos, homens abaixo de 35 etc. </p><p>Existem muitas formas de realizar segmenta&ccedil;&atilde;o, a utiliza&ccedil;&atilde;o pode variar de acordo com sua necessidade e especialmente com as informa&ccedil;&otilde;es que voc&ecirc; tem dispon&iacute;vel no banco de dados. Imagine os resultados dessa a&ccedil;&atilde;o utilizando uma mensagem gen&eacute;rica para todo o p&uacute;blico. Como seriam os resultados? Fa&ccedil;a testes a analise os resultados lado a lado, certamente os n&uacute;mero ser&atilde;o surpreendentes. </p><p>* Fabio Nunes &eacute; Diretor de Servi&ccedil;os da Zartana. <br />E-mail: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse<br /></span><a href="http://www.zartana.com" target="_blank">www.zartana.com</a></p>
Segmentação de listas aumenta relevância das campanhas de e-mail marketing
8 de janeiro de 2008