Muita coisa está mudando e acontecendo e nós vamos levando os dias, os briefings e os projetos sem parar para pensar direito nas transformações que estão por trás das manifestações culturais e comportamentais que vemos por aí. Qual a definição de target? Alvo, certo?
No nosso contexto, público-alvo. E o que é um alvo? Alvo é uma meta, ou melhor, é algo que está lá, na sua mira, esperando ser atingido. Bem, a esta altura espero que você já tenha percebido que se tem uma coisa que o nosso “target” não está mais há tempos é parado esperando ser atingido. Aliás, muitas vezes é até mesmo difícil segmentá-lo em grupos com características semelhantes. Hoje, os comportamentos são imprevisíveis.
O contexto mundial, os acontecimentos políticos e econômicos influenciam as tendências de comportamento e consumo que, por sua vez, geram diferentes manifestações ao longo do tempo e ao redor do mundo.
Essas “megatrends” (John Naisbitt – Megatrends 2000), ou simplesmente, tendências, precisam ser estudadas, observadas e acompanhadas constantemente, pois elas é que nos permitirão ter algum direcionamento no planejamento de comunicação e no entendimento antecipado das formas de consumo.
A partir de agora e cada vez mais o conhecimento teórico será fundamental para que possamos relacionar as manifestações comportamentais às tendências que regem esses comportamentos e, principalmente, desenvolver um raciocínio crítico e um planejamento eficaz a partir desses inputs. Então, se você se comportar bem durante o ano, peça ao Papai Noel que desperte em alguém na sua equipe essa preocupação com o conhecimento.
* Viviane Tapia Rodriguez Migliorin é formada em Comunicação Social pela ECA/USP com especialização em planejamento de Comunicação pela Miami AdSchool. Atualmente, exerce o cargo de Líder de Planejamento e Criação na B2, agência especializada em promoções e eventos com foco no público jovem.