Saiba como a Seara se tornou líder de engajamento nas redes durante o The Town Bruno Mello 20 de setembro de 2023

Saiba como a Seara se tornou líder de engajamento nas redes durante o The Town

         

Estratégia da marca envolveu influenciadores e stand no festival. Executiva conta importância do Live Marketing para companhia

Saiba como a Seara se tornou líder de engajamento nas redes durante o The Town
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Patrocinar um evento, gerar engajamento local e ainda digital é uma das maiores conquistas de uma equipe de Marketing. E foi isso que a Seara conseguiu durante o The Town ao se tornar a marca mais mencionada nas redes sociais durante os cinco dias do festival. Com ativações de Seara e Seara Gourmet, a marca reuniu um time de peso de famosos, artistas, chefs e influenciadores, como parte de uma estratégia robusta de engajamento reconhecida pelo próprio “X” (antigo Twitter), que apontou a presença da Seara em mais de 65% dos posts com marca sobre o festival, em primeiro lugar dentre os patrocinadores.

No total, durante os cinco dias de The Town, cerca de 260 celebridades, como Sabrina Sato, Filipe Titto, Thayla Ayala, Caio Castro, Lázaro Ramos, Pedro Scooby, Cintia Diker, Nicolas Prates, Klara Castanho, Déborah Secco, Hugo Moura, Rafa Uccman, Lucas Guedes, Carla Diaz, Marina Sena, Sarah Andrade, Amanda Meirelles, os chefs Michele Crispim e Izabela Dolabela, entre outros  passaram pelas ativações e interagiram com os apresentadores e hosts das marcas: Lucas Lima e Magá.

A Seara liderou o ranking de volumetria com 43.563 menções durante os cinco dias de festival, superando outras patrocinadoras e parceiras do evento. Os dados são da STILINGUE by Blip, plataforma multicanal voltada para criar experiências digitais entre marcas e consumidores e listam, em ordem, as marcas que mais se destacaram em volume de conversas no X, Facebook, Instagram, YouTube e portais no período. A Seara também liderou o volume diário de menções nos cinco dias de evento.

A Seara também liderou o ranking geral das marcas mencionadas no contexto do festival no X. Com 65,58% das menções no ranking de share of voice, a marca superou o segundo e terceiro colocado que tiveram 10.06% e 5.02% das menções, respectivamente. A marca também liderou o ranking de posts de marca com mais likes e mais video views dentre todas as patrocinadoras.

No X, The Town mobilizou quase quatro milhões de posts, mais de 165 milhões de vídeo views e 1.4 bi de impressões durante o período do festival. De acordo com a plataforma, o festival teve o equivalente a 276% dos posts em relação ao Lollapalooza 2023, e representou 72% do volume de pessoas que postaram sobre Rock In Rio 2022 – que é um evento mencionado globalmente.

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“Temos uma relação crescente e consistente com festivais de música que se iniciou no Rock in Rio, em 2019, e desde então, viemos estruturando uma estratégia de grande visibilidade que nos gerou esse grande impacto de visibilidade. Utilizamos influenciadores, realizamos ativações variadas nas redes, produzimos conteúdos constantes durante os cinco dias do festival e alimentamos a imprensa em tempo real com fotos e informações do evento”, explica Tannia Fukuda Bruno, Diretora de Marketing da Seara.

Para ela, o grande diferencial foi olhar também para fora do evento. “Tivemos essa percepção que o entretenimento não acontecia somente para quem estava dentro da Cidade da Música, mas também para todos aqueles que acompanhavam de casa. Estamos muito felizes e animados por sermos a marca mais mencionada em todos os dias do The Town, o resultado é fruto de um trabalho em equipe robusto e muito bem estruturado, além de experiências e conhecimentos que viemos acumulando de festivais passados e grandes momentos de interação com o público, como o BBB”, completa.

Em entrevista ao Mundo do Mundo, a executiva falou sobre os resultados, importância do Live Marketing para a marca e apoio a outros festivais.

Mundo do Marketing – A Seara foi a marca mais citada nas redes sociais em todos os dias do The Town. Como foi esse trabalho no digital? Organicamente, o que mais surpreendeu a marca?

 Tannia Fukuda Bruno: Para o The Town, pensamos em uma estratégia integrada, em que geramos conversas não só com quem estava fisicamente no festival, mas também com quem não teve a oportunidade de estar lá. Essa nossa estratégia nos possibilitou liderar as conversas no digital todos os dias do festival, diariamente e na soma de todos os dias de shows, expandindo nossa participação e nossa conexão com as pessoas.

O público interagiu com as nossas ativações e publicou de forma orgânica. O sucesso dos nossos espaços que contou com degustações, ativações e muitas presenças de influenciadores e celebridades- entre os contratados, orgânicos e que já tinham relacionamento com a marca- também fez com que despertássemos a curiosidade e o interesse pelos nossos produtos e pelo que a marca estava fazendo no festival.

Mundo do Marketing – Como foi a escolha dos influenciadores que foram convidados para o evento? A geração de conteúdo deles teve impacto direto no sucesso do engajamento nas redes?

 Tannia Fukuda Bruno: Como toda escolha de influenciadores, para o The Town, nós não pensamos somente naqueles que geram engajamento, mas, principalmente, levamos em consideração o feat , a conexão com a marca e com os nossos produtos. Dois exemplos muito interessantes desta relação foi a Amanda Meirelles, ganhadora do BBB23, e da Déborah Secco. Após suas postagens em nosso stand, os próprios fãs da Amanda lembraram o quanto ela adorava os produtos dentro da casa o que iniciou uma série de comentários e engajamento com as publicações.

A mesma coisa aconteceu com a Déborah, ela já chegou e foi provar o Bacon e isso gerou interesse da imprensa em questioná-la se ela realmente gostava, realmente comia, virando headline de publicações. Nomes nativos das redes sociais como a Preta (@Pretademais) também fizeram grande diferença, ela já trabalha conosco desde BBB, engaja bastante em pautas de entretenimento e tem conexão verdadeira com o nosso público. Já o Flesch é O nome quando se trata de festivais, shows e música dentro do Twitter. Ele foi nosso maior engajador, pensando em nativos de Twitter.

Então, esta escolha de personagens que realmente se conectam com a marca é fundamental e fazem total a diferença no engajamento dos conteúdos.

Mundo do Marketing – E o engajamento no festival? Como foi o retorno do público? 

Tannia Fukuda Bruno: Durante os cinco dias, os nossos espaços não ficaram vazios. Nos destacamos ao levar ativações tecnológicas, imersivas, participativas e envolventes, além de, claro, promover a degustação dos nossos produtos que são paixão nacional como o bacon e os frangos crocantes. O público de um festival está ali para ouvir a música, o seu artista preferido, mas também para viver todas as experiências possíveis que as marcas oferecem.

Mundo do Marketing – Como a Seara vê o Live Marketing em suas estratégias? 

Tannia Fukuda Bruno: O Live Marketing vem fazendo grande diferença na dinâmica de eventos e para nós é essencial. Ele faz com que a marca esteja pronta para o improviso, para as questões que acontecem em tempo real e que a marca precisa se posicionar e aproveitar as oportunidades para que ela converse ainda mais com a audiência.

Aprendemos muito com nossas participações no BBB, que geraram insights para novos produtos desenvolvidos ainda enquanto o programa estava no ar, e em nossas últimas experiências com The Town e Rock In Rio também percebemos que esta é uma das estratégias de mais alto e rápido impacto. Como profissionais de Marketing, montar uma estratégia de Live Marketing é realizar um sonho de levar entretenimento e diversão para o público ao mesmo tempo que apresenta ou eleva o conhecimento sobre determinado produto.

Mundo do Marketing – A Seara pretende continuar apoiando o festival ou outros festivais de música? 

Tannia Fukuda Bruno: Nós somos entre as grandes, a marca de alimentos pioneira no patrocínio de festivais. Já geramos essa conexão com nosso público e essa expectativa. Levando em consideração a nossa relação anterior com o Rock in Rio e como uma das patrocinadoras do principal reality show do país, o BBB, e esta primeira edição de sucesso do The Town, a Seara se firmou dentro do pilar de entretenimento e música. E como fomos a primeira marca da indústria alimentícia a patrocinar fortemente os grandes festivais, este é um espaço que já faz parte da nossa história e pretendemos permanecer e expandir cada vez mais.

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