<p>Por Fernando Mainardi e Bernardo Tavares*<br /> <br /> Lendo este t&iacute;tulo, voc&ecirc; deve se questionar o que essas tr&ecirc;s coisas t&ecirc;m em comum. Certa vez, enquanto navegava pelo twitter, vi o seguinte post: &ldquo;Stand up comedy &eacute; igual a rod&iacute;zio de comida japonesa: voc&ecirc; encontra em qualquer bar, mas &eacute; um pior que o outro.&rdquo; Fiquei impressionado como o autor conseguiu, em apenas 140 caracteres expressar t&atilde;o bem a rela&ccedil;&atilde;o entre as duas modinhas da &eacute;poca.<br /> <br /> Al&eacute;m delas, as redes sociais v&ecirc;m se mostrando cada vez mai, uma outra modinha que veio pra ficar. Podemos dizer que, com o crescimento da internet e o aumento da gera&ccedil;&atilde;o de conte&uacute;do pelos internautas, potencializado por ferramentas como blogs, Facebook e principalmente o Twitter, as marcas perceberam a necessidade de se exporem nestas redes. Hoje, o p&uacute;blico presente nas redes sociais &eacute; bastante abrangente, n&atilde;o sendo formado apenas por jovens &ldquo;antenados&rdquo; ou pela gera&ccedil;&atilde;o &ldquo;Y&rdquo;, por exemplo. Todos se aventuram neste universo.<br /> <br /> As marcas t&ecirc;m procurado seu espa&ccedil;o, por&eacute;m, devem faz&ecirc;-lo sem serem invasivas. O ponto chave nessas situa&ccedil;&otilde;es &eacute; a produ&ccedil;&atilde;o de conte&uacute;do ou a&ccedil;&otilde;es que sejam atraentes para o consumidor. Se a marca tiver um bom posicionamento, o resto &eacute; branding. Ou seja, explorar os atributos da marca ou do produto nestas plataformas. No Facebook e no Twitter, por exemplo, o usu&aacute;rio tem certo controle sobre o recebimento de conte&uacute;do de marca.<br /> <br /> Para quem quer entrar neste mundo, &eacute; necess&aacute;rio alinhar a estrat&eacute;gia com o que os usu&aacute;rios j&aacute; fazem na rede e explorar as caracter&iacute;sticas das diferentes plataformas. Aqui entra a utiliza&ccedil;&atilde;o das redes sociais como canal para o Marketing Promocional. A&ccedil;&otilde;es promocionais neste meio permitem uma segmenta&ccedil;&atilde;o e um impacto quase cir&uacute;rgico no target, sendo poss&iacute;vel estipular qual o grupo de interesse, a faixa et&aacute;ria e que regi&atilde;o se pretende atingir.<br /> <br /> Os usu&aacute;rios do twitter, por exemplo, gostam de compartilhar links e dicas interessantes entre si. Quando dividem algum dado novo, promovem e &ldquo;retuitam&rdquo; aquilo, ou seja, passam a mensagem adiante, dando os cr&eacute;ditos para quem escreveu. Essa l&oacute;gica tamb&eacute;m &eacute; v&aacute;lida para as empresas que visam aumentar o n&uacute;mero de seguidores e sua visibilidade via Marketing Promocional em redes sociais. <br /> <br /> Para atingir este objetivo, elas podem incentivar o crescimento do n&uacute;mero de seguidores, premiando com brindes, por exemplo, aqueles que conseguirem mais seguidores para a marca. Tamb&eacute;m &eacute; poss&iacute;vel oferecer pr&ecirc;mios para quem come&ccedil;ar a seguir a marca e retuitar alguma frase. Outras possibilidades s&atilde;o premia&ccedil;&otilde;es por meio de concurso cultural, como por exemplo, a frase mais criativa sobre uma marca.<br /> <br /> Ter visibilidade fazendo com que os seguidores falem, sigam e &ldquo;retuitem&rdquo; a marca &eacute; fundamental para uma empresa que deseja entrar nas redes sociais e ampliar share of mind. Mas nem s&oacute; de promo&ccedil;&atilde;o vivem os twitters corporativos. A transmiss&atilde;o de conte&uacute;do &eacute; essencial e deve ser explorada pelo Marketing dessas empresas. Abarrotar seu timeline de promo&ccedil;&otilde;es apenas poder&aacute; fazer com que perca seguidores e ganhe a antipatia de outros.<br /> <br /> Voltando a pensar no t&iacute;tulo deste artigo, as marcas devem ter cuidado para que o &ldquo;tweet&rdquo; utilizado como exemplo n&atilde;o ganhe mais um item comparativo e, de repente, se transforme em: &ldquo;Rod&iacute;zio de comida japonesa, Stand Up Comedy e Promo&ccedil;&atilde;o no Twitter: todos oferecem, mas nem todo mundo sabe fazer direito&rdquo;.<br /> <br /> *Fernando Mainardi diretor de cria&ccedil;&atilde;o da ag&ecirc;ncia de promo&ccedil;&otilde;es e eventos Plano1 e Bernardo Tavares &eacute;&nbsp; Planner de Tend&ecirc;ncias e Inova&ccedil;&atilde;o da ag&ecirc;ncia de promo&ccedil;&otilde;es e eventos Plano1.</p>
Rodízio de comida japonesa, stand up comedy e promoção no Twitter
16 de julho de 2010